A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Órgãos do Sentidos SISTEMA SENSORIAL DEFINIÇÃO Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Órgãos do Sentidos SISTEMA SENSORIAL DEFINIÇÃO Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações,"— Transcrição da apresentação:

1

2 Órgãos do Sentidos SISTEMA SENSORIAL

3 DEFINIÇÃO Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações, decide o que lhe assegura a sobrevivência e a integração com o ambiente.

4 Paladar ou Gustação Olfato Tato Visão Audição

5 PALADAR OU GUSTAÇÃO A gustação é primariamente é uma função da LÍNGUA, embora regiões da faringe, palato e epiglote também tenham alguma sensibilidade. Esta região é denominada de papilas gustativas.

6

7

8 OLFATO O epitélio olfativo humano contém cerca de 20 milhões de células sensoriais, cada qual com seis pêlos sensoriais (um cachorro tem mais de 100 milhões de células sensoriais, cada qual com pelo menos 100 pêlos sensoriais).

9

10 O gosto dos alimentos é uma combinação de sabores e aromas. Quando comemos um alimento, moléculas que conferem sabor aos alimentos (moléculas sápidas) estimulam as papilas linguais e moléculas aromáticas atingem as células olfatórias.

11

12 A orelha, órgão responsável pela audição, está dividido em três partes: Orelha externa Orelha média Orelha interna.

13 A ORELHA EXTERNA É formado pela orelha ou pavilhão auditivo e pelo canal auditivo externo. Toda a orelha (exceto o lobo) é constituída por tecido cartilaginoso recoberto por pele.

14 A membrana timpânica (2) entra em vibração ao ser atingida por ondas sonoras (1) e os três ossinhos martelo, bigorna e estribo entram em movimento.

15

16 As vibrações são transmitidas para a cóclea e em seguida enviados para o cérebro pelo nervo auditivo.Para não cairmos com facilidade dois órgãos são de extrema importância: os canais semicirculares e o vestíbulo

17 orelhamartelo canais semicirculares cóclea tuba auditiva tímpano conduto auditivo externo

18

19 A perda total ou parcial de ouvir sons pode estar relacionada a orelha média ou a interna Causas da surdez: Exposição a níveis sonoros intensos; Infecções na orelha; Idade Doenças como: Caxumba meningite rubéola;

20

21 Os movimentos da cabeça fazem com que o líquido no interior do ouvido se agite e estimule as células nervosas dos canais semicirculares. Ao receber esse impulsos nervosos, o cérebro identifica a posição de nosso corpo no espaço. Então, envia ordens para que os músculos ajam, mantendo o corpo em equilíbrio. O cerebelo, órgão que controla os movimentos musculares, também participa dessa ação. Além da audição, a orelha interna também participa do controle do equilíbrio do corpo.

22

23

24 SOBRANCELHAS: impedem que o suor da testa entre nos olhos. PÁLPEBRAS: Servem para proteger os olhos, distribuir a lágrima e remover corpos estranhos nos olhos. CÍLIOS Protegem o olho de poeiras suspensas no ar.

25 Glândulas lacrimais Produzem lágrimas continuamente; Esse líquido, que é espalhado pelos movimentos das pálpebras, lava e lubrifica o olho; Quando choramos, o excesso de líquido desce pelo canal lacrimal e é despejado nas fossas nasais, em direção ao exterior do nariz.

26 O OLHO HUMANO ESCLERÓTICA: membrana mais externa do olho. CORÓIDE: bastante vascularizada. RETINA: camada mais interna, escura e sensível.

27

28 ESCLERA É a parte branca e opaca da camada externa do olho. É conhecida popularmente como "branco do olho". A esclera tem função protetora e ajuda a manter a forma do olho. CONJUNTIVA É uma camada muito fina, transparente e com muitos vasos, que recobre a esclera na parte anterior do olho e a parte interna das pálpebras.

29 CÓRNEA É a parte transparente do olho, é como se fosse um "vidro de relógio". A córnea é a superfície de maior poder de refração do olho, visando formar a imagem nítida na retina e protege a parte anterior do globo ocular.

30

31 ÍRIS É a parte colorida do olho, fica atrás da córnea (é vista porque a córnea é transparente). A íris possui em seu centro um orifício chamado pupila.

32 PUPILA A pupila também é chamada popularmente de " menina do olho ". Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo- se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro.

33 CRISTALINO É uma lente transparente situada atrás da íris. Modifica sua forma para dar maior nitidez à visão (acomodação visual), - como se faz com um binóculo- permitindo a visão precisa de objetos próximos e distantes.

34

35 VÍTREO Também chamado humor vítreo. É uma substância gelatinosa que preenche toda a cavidade posterior do olho, atrás do cristalino. O vítreo mantém a forma do olho.

36 RETINA É a camada mais interna do olho. Formada por receptores especiais sensíveis a luz. Estes transformam os estímulos luminosos em estímulos nervosos. Os estímulos são levados até o cérebro.

37 NERVO ÓPTICO É formado a partir da retina e conduz o estímulo visual ao cérebro.

38 A FORMAÇÃO DA IMAGEM

39 É um túnel em espiral? Não, são círculos independentes.

40

41 Se você acha que estas não são as cores da bandeira do Brasil, Então fixe o olho no "e" entre Ordem - Progresso, durante uns 30 segundos, depois olhe na parede branca ou numa folha de papel em branco. Pisque os olhos bastante(seqüencialmente) e tire a dúvida das cores.

42

43 Observe a figura de fundo. Segundo alguns estudiosos, se você vê a mulher girando no sentido horário, significa que trabalha mais o lado direito do cérebro. Se, no entanto, você a vê girar no sentido anti-horário, utiliza mais o lado esquerdo do cérebro. Faça a experiência...

44

45 1. Daltonismo 2. Astigmatismo 3. Miopia 4. Hipermetropia 5. Estrabismo 6. Glaucoma 7. Terçol 8. Catarata 9. Ceratocone 10. Presbiopia 11. Conjuntivite Problemas visuais e doenças da visão

46 PESQUISA! Problemas visuais e doenças da visão Realizar uma pesquisa sobre o assunto (não será entregue); Apresentar o conteúdo aos colegas (5 min); Fazer cartaz para mostrar as imagens referentes ao assunto. Caso ache necessário pode utilizar power point e vídeos ou animações. Apresentação e pesquisa será em TRIO : -Nome doença -Parte do olho afetada -Forma de adquirir -Sintomas -Cura


Carregar ppt "Órgãos do Sentidos SISTEMA SENSORIAL DEFINIÇÃO Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber tudo o que nos rodeia; e, de acordo com as sensações,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google