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CONCEITUANDO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA PROGRAMAS ENSINO FUNDAMENTAL E PAIEPAR ABRIL/2013.

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1 CONCEITUANDO DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA PROGRAMAS ENSINO FUNDAMENTAL E PAIEPAR ABRIL/2013

2 “Existe uma estória que foi construída em torno da dor da diferença: a criança que se sente não bem igual às outras, por alguma marca no seu corpo, na maneira de ser... Esta, eu bem sei, é estória para ser contada também para os pais. Eles também sentem a dor dentro dos olhos. Alguns dos diálogos foram tirados da vida real. Ela lida com algo que dói muito: não é a diferença em si mesma, mas o ar de espanto que a criança percebe nos olhos dos outros [...] O medo dos olhos dos outros é sentimento universal. Todos gostaríamos de olhos mansos. A diferença não é resolvida de forma triunfante, como na estória do Patinho Feio. O que muda não é a diferença. São os olhos...” Rubem Alves, 1987

3 Conceito, características, classificação A Deficiência Intelectual refere-se a um estado de funcionamento atípico, no seio da comunidade, manifestando-se logo na infância em que as limitações do funcionamento intelectual (inteligência) coexistem com as limitações no comportamento adaptativo. (Carvalho,1997, p.27)

4 Segundo a Associação Americana de Deficiência Mental (AAMR) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV), Deficiência Intelectual ou Deficiência Mental (DM – como não é mais chamada) é o estado de redução notável do funcionamento intelectual, significativamente abaixo da média, oriundo no período de desenvolvimento (até os 18 anos), e associado à limitações de pelo menos dois aspectos do funcionamento adaptativo ou da capacidade do indivíduo em responder adequadamente às demandas da sociedade em comunicação, cuidados pessoais, competências domésticas, habilidades sociais, utilização dos recursos comunitários, autonomia, saúde e segurança, aptidões escolares, lazer e trabalho.

5 Deficiência ou retardo mental eram os termos mais utilizados antigamente; porém, devido ao fato de serem associados muitas vezes de forma errônea a outras condições médicas, como doenças psiquiátricas, o termo “ deficiência intelectual” passou a ser considerado mais apropriado. Muitas pessoas com Deficiência Intelectual não apresentam limitações em todas as áreas adaptativas do desenvolvimento e, portanto, não precisam de apoio nas áreas não afetadas. Então, um diagnóstico poderia ser expresso da seguinte forma: “uma pessoa com deficiência intelectual que necessita de apoios limitados em habilidades de comunicação ”. (id.,p.1)

6 Causas da Deficiência Intelectual Muitas vezes não é possível, ainda, estabelecer com clareza a causa da deficiência intelectual, mas alguns fatores que podem dar á mesma, podem ser apontados: Causas Pré Natais: Estes fatores incidem desde a concepção do bebê até o início do trabalho de parto: Desnutrição materna; Má assistência médica à gestante; Doenças infecciosas: sífilis, rubéola, toxoplasmose; Fatores tóxicos: alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de remédios (medicamentos teratogênitos afetam a estrutura e o desenvolvimento da anatomia), poluição ambiental e tabagismo; Fatores genéticos: alterações cromossômicas (numéricas ou estruturais), ex. : Síndrome de Down, Síndrome de Marin Bell,alterações gênicas, como erros inatos do metabolismo (fenilcetonúria, Síndrome de Willians, Esclerose Tuberos, etc.

7 Causas perinatais: Estes fatores incidem do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê: -má assistência ao parto e traumas de parto; hipóxia ou anóxia (oxigenação cerebral insuficiente); prematuridade e baixo peso (PIG - Pequeno para Idade Gestacional); icterícia grave do recém nascido - kernicterus (incompatibilidade RH/ABO).

8 Causas pós-natais: Estes fatores incidem do 30º dia de vida do bebê até o final da adolescência. desnutrição, desidratação grave, carência de estimulação global; infecções: meningoencefalites, sarampo, etc; intoxiações exógenas (envenenamento) por remédios, inseticidas, produtos químicos (chumbo, mercúrio); acidentes: trânsito, afogamento, choque elétrico, asfixia, quedas, etc; infestações: neurocisticircose (larva da taenia solium, popularmente chamada de solitária).

9 O atraso no processo de desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual, pode ser constatado no nível neuro-psicomotor, quando a criança demora para firmar a cabeça, sentar, andar, falar. Pode ainda acontecer no aprendizado, com notável dificuldade de compreensão de normas e ordens, dificuldade no aprendizado escolar. Mas, é preciso que haja vários sinais para que se suspeite de deficiência intelectual e, de modo geral, um único aspecto não pode ser considerado indicativo de qualquer deficiência. A avaliação da pessoa deve ser feita considerando sua totalidade. Numerosos fatores emocionais, alterações de certas atividades nervosas superiores, alterações específicas de linguagem ou dislexia, psicoses, baixo nível sócio econômico ou cultural, carência de estímulos e outros elementos podem estar na base da impossibilidade do ajustamento social adaptativo adequado, sem que haja necessariamente deficiência mental.

10 O desenvolvimento da pessoa com deficiência intelectual é de modo geral mais lento. Demoram mais para desenvolver a marcha, podem ter alterações quanto á coordenação motora fina, equilíbrio, locomoção.. Quanto à comunicação, podem apresentar dificuldades tanto na recepção quanto na emissão de estímulos lingüísticos.Vocabulário restrito, uso de gestos como complemento, tendência à ecolalia, etc.

11 O transtorno em nível cognitivo, traz prejuízos e alteração no desenvolvimento dos P.P.S (processos psíquicos superiores), aqueles que se relacionam com os simbolismos de segunda ordem, ou seja, com o raciocínio, com o planejamento, a memória e a linguagem, oral ou escrita. Obviamente, que “não se pode traçar um perfil típico de desenvolvimento dessas pessoas, nem características padronizadas de sua personalidade ou de seu comportamento. A forma como a criança cresce e se desenvolve depende de vários fatores individuais, sociais e ambientais Os indivíduos com déficit intelectual têm dificuldade para interagir com o meio, mas é contraditoriamente através das interações que têm possibilidades de se desenvolver. Não se reporta aqui às interações diretas, entre o “eu” e o objeto, mas às interações mediatizadas, possibilitadas pela linguagem.

12 IMPLICAÇÕES PARA O FAZER PEDAGÓGICO NO CASO DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL AS 10 (NEM TÃO) NOVAS COMPETÊNCIAS PARA SE ENSINAR A PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

13 1- CONHECER PARA ATUAR 2 - PLANEJAR PARA AGIR- Alice: _Poderia me dizer o caminho que devo pegar para ir embora daqui? Gato: _ Depende para onde você quer ir. Alice: _ Não me importa muito para onde. Gato: _ Então não importa que caminho tome. Conversa de Alice com o gato in Alice no país das maravilhas – Lewis Carroll - “ ESTABELECER METAS A PARTIR DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E DO CONHECIMENTO DAS POSSIBILIDADES DO INDIVÍDUO” 3 - USAR A CRIATIVIDADE –UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS FAVORECE A APRENDIZAGEM CONSIDERANDO-SE OS DIFERENTES ESTILOS DE APRENDIZAGEM. 4- LANÇAR MÃO DE RECURSOS VARIADOS- ESTIMULAR A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA,UTILIZAR JOGOS PEDAGÓGICOS, UTILIZAR RECURSOS DE LEITURA E ESCRITA,UTILIZAR ATIVIDADES DE PSICOMOTRICIDADE, CONTEXTUALIZAR TODAS AS ATIVIDADES

14 5- MANTER-SE MOTIVADO MESMO FRENTE À “PEQUENOS GANHOS” 6- CONSTRUIR PROPOSTAS E AÇÕES COLETIVAMENTE 7- ENVOLVER TODOS OS ELEMENTOS EDUCATIVOS NO PROCESSO 8 - ENVOLVER A COMUNIDADE EM GERAL 9 - ENVOLVER A FAMÍLIA EM TODAS AS ETAPAS DO PROCESSO 10- AVALIAR O PROCESSO CONTINUAMENTE

15 O que é deficiência múltipla? A deficiência múltipla é a ocorrência de duas ou mais deficiências simultaneamente – sejam deficiências intelectuais, físicas ou ambas combinadas. Não existem estudos que comprovem quais são as mais recorrentes. As causas podem ser pré-natais, por má-formação congênita e por infecções virais como rubéola ou doenças sexualmente transmissíveis. Segundo a Associação Brasileira de Pais e Amigos dos Surdo- cegos e dos Múltiplos Deficientes Sensoriais (Abrapacem), o modo como cada deficiência afetará o aprendizado de tarefas simples e o desenvolvimento da comunicação do indivíduo varia de acordo com o grau de comprometimento propiciado pelas deficiências, associado aos estímulos que essa pessoa vai receber ao longo da vida.

16 Tradicionalmente, os profissionais especializados e os familiares de pessoas com múltipla deficiência focalizavam sua atenção no que estas pessoas não podiam fazer, em suas desvantagens e dificuldades. Atualmente temos uma postura diferente: preocupamo- nos em descobrir quais são as possibilidades que a criança apresenta e quais são as suas necessidades, em vez de destacar suas dificuldades. Assim, temos descoberto formas e métodos para atendê- la.

17 UTOPIA A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar ” (Eduardo Galeano).


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