A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NATAÇÃO Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NATAÇÃO Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé."— Transcrição da apresentação:

1 NATAÇÃO Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé

2 Ficha n.º 1 Em situação de exercício ou de jogo, utilizando objetos variados flutuantes e submersos: ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO Dar carácter lúdico às atividades; Passar para águas mais profundas (sem ultrapassar a cintura) somente após confirmação de ganhos de à vontade; Para os exercícios a 2, ou mais, agrupar os alunos com confiança entre si; Delimitar zona de água baixa; Utilizar formações, em fileiras, em vagas; Deslocamentos bem orientados, a fim de evitar choques.

3 Ficha n.º 2 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO Insistir em que a inspiração é curta e pela boca e a expiração é prolongada com a cabeça dentro de água; progressivamente levar os alunos a que não esfreguem os olhos e não limpem a cara. Os exercícios estacionários de inspiração ou expiração devem ser em série (elevado número de repetições). Utilizar formações em filas e vagas. Deslocamentos bem orientados a fim de evitar choques. Coordenar a inspiração e a expiração em diversas situações simples com e sem apoios, fazendo a inspiração curta e a expiração completa ativa e prolongada só pela boca, só pelo nariz e simultaneamente pelas duas vias.

4 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO A flutuação só é possível se o aluno estiver familiarizado, descontraído e respirar sem constrangimentos; Rever, se necessário, exercícios de familiarização; Intercalar exercícios de respiração entre as séries de flutuação; Usar formação em filas e vagas para evitar choques. Flutuar em equilíbrio, em diferentes posições partindo de apoio de pés e mãos para a flutuação vertical e horizontal (facial e dorsal). Combinar as posições de flutuação em sequências (coordenando essas mudanças com os movimentos da cabeça e respiração): vertical-horizontal, horizontal-dorsal. Ficha n.º 3

5 Ficha n.º 4 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO Evitar situações que possam originar choques desagradáveis com a água, com os companheiros, com a parede ou fundo da piscina Nas situações em grupo orientar bem as formações ou deslocamentos e a colocação dos objetos Associar o mergulho às diferentes posições de flutuação abrindo os olhos durante a imersão para se deslocar com intencionalidade em tarefas simples (apanhar objetos, seguir colegas, etc.), a vários níveis de profundidade.

6 Ficha n.º 5 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO Progressivamente exigir respiração ritmada Habituar os alunos a inspirar em planos diferentes: em frente, lateralmente à esquerda e à direita Utilizar distâncias curtas e repetidas A placa deve ser agarrada pelos lados, a cerca de 30cm da extremidade com os braços estendidos e descontraídos. Deslocar-se em flutuação, coordenando as ações propulsivas das pernas e braços com a respiração em diferentes planos de água e eixos corporais, explorando a resistência da água e orientando-se com intencionalidade para transportar, receber e passar objetos, seguir colegas, etc.

7 Ficha n.º 6 ASPECTOS A CONSIDERAR NA ORGANIZAÇÃO DAS SITUAÇÕES DE EXERCÍCIO Variar o mais possível as formas de entrar na água; evitar os “chapões” Variar a posição inicial e os apoios; Garantir condições especiais de segurança; desimpedimento do local, tipo de objetos e profundidade da água; Insistir na flexão das pernas no contacto dos pés com o fundo a fim de efetuar bom amortecimento. Saltar para a piscina, partindo de posições e apoios variados (pés, pés e mãos, joelhos, frontal e lateral, mergulhando para apanhar um objeto no fundo e voltar para uma posição de flutuação.

8 FIM

9 BIBLIOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Departamento da Educação Básica (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais. Cruz, S.; Carvalho, L.; Rodrigues I.; Mira J. ; Fernandes, L.; Brás, J. (1998). Manual de Educação Física, 1º Ciclo do Ensino Básico (4ª Edição). Gabinete Coordenador do Desporto Escolar no âmbito do PRODEFDE. BIBLIOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - Departamento da Educação Básica (2001). Currículo Nacional do Ensino Básico - Competências Essenciais. Cruz, S.; Carvalho, L.; Rodrigues I.; Mira J. ; Fernandes, L.; Brás, J. (1998). Manual de Educação Física, 1º Ciclo do Ensino Básico (4ª Edição). Gabinete Coordenador do Desporto Escolar no âmbito do PRODEFDE. Fotos retiradas de [clicar na imagem e seguir a hiperligação] Imagens a preto e branco retiradas do livro supra citado


Carregar ppt "NATAÇÃO Objetivos e Exercícios Nível Introdução Piscina com pé."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google