A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Márcio Alves de Urzêda, M.D.; MSc. EQUIPAMENTO DE RAIO-X.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Márcio Alves de Urzêda, M.D.; MSc. EQUIPAMENTO DE RAIO-X."— Transcrição da apresentação:

1 Márcio Alves de Urzêda, M.D.; MSc

2 EQUIPAMENTO DE RAIO-X

3 Princípio físico (Gerador) Cátodo: Fio de tungstênio; Acelerador de elétrons; 80 KV e 800 mA. Ânodo: Placa de tungstênio rotatória; Desaceleração abrupta: Geração de Rx (1%); Geração de calor (99%) KW. A aquisição de imagem utiliza 10 vezes mais energia e radiação que a fluoroscopia

4 Intensificador de imagem

5

6 Radiolesões e indução de câncer Efeitos determinísticos (radiolesões): Efeitos que causam danos crescentes com limiares crescentes: Eritema, alopécia, catarata, esterilidade, úlceras… Efeitos estocásticos (Probabilísticos): São efeitos cuja probabilidade aumenta com a dose, porém não sua gravidade: Indução de câncer, efeitos genéticos ou teratogênicos.

7

8 Magnitudes e unidades Dose absorvida: Quociente entre a energia absorvida e a massa: Joule/Kg = Gray (Gy). Dose equivalente: Gy = Sievert (Sv) Dose efetiva: Sievert (Sv).

9

10 Princípios de proteção radiológica 1. Justificativa; 2. Limitação da dose; 3. Otimização da proteção

11 Atenuação

12

13 Altura da mesa e raios secundários

14 Otimização da proteção do paciente 1. Trabalhar com a mesa o mais alta possível; 2. Evitar projeções oblíquas ou axiais extremas: Aumentam muito a dose na pele. 3. Não trabalhar em uma só projeção; 4. Usar sempre a colimação.

15

16 Proteção profissional 1.Usar dosímetros; 2. Aventais e óculos de chumbo (0,5mm de Pb); 3. Mesa alta e colimação; 4. Não colocar as mãos no campo; 5. Evitar projeções obíquas e axiais extremas; 6. Dar um passo atrásno momento da filmagem.

17 Gestante Não é contra-indicação absoluta; Colocar avental de chumbo no abdome; Evitar grandes exposições; Evitar, se possível, o primeiro trimestre de gravidez; Colimar o máximo possível. Concepto: Distante mais que 10cm do feixe principal: 2% do total de radiação recebida pela pele da mãe; Indução de neoplasia: > 50mGy; mGy entre 8 e 15 semanas: probab. De malformação no sistema nervoso.


Carregar ppt "Márcio Alves de Urzêda, M.D.; MSc. EQUIPAMENTO DE RAIO-X."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google