A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia"— Transcrição da apresentação:

1 O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia
Ordem: Squamata Subordem: Sauria Família: Chamaeleonidae

2 Comportamento Todos os camaleões são animais diurnos. Os camaleões são bastante agressivos contra outros membros de sua espécie. Mordem se forem provocados. O hábito solitário só é abandonado na época do acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Caso se sinta encurralado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.

3 Mudança de cor O camaleão muda de cor quando se sente ameaçado por um predador ou quando está a caçar e não para tentar imitar o meio envolvente, como se julga. A alteração é regulada por hormonas produzidos pela hipófise, uma glândula na base do cérebro, as quais chegam às células da pele por meio da circulação do sangue.

4 Alimentação Os camaleões alimentam-se, principalmente, de insectos tais como moscas, joaninhas, mariposas, pequenos besouros e gafanhotos. Comem também frutas como mamão, banana e pequenos pedaços de maçã. O camaleão prefere sentar-se, ficando horas parado, esperando que uma presa passe por ele.

5 Habitat Os camaleões vivem principalmente, na África, Madagáscar e sul do Sahara. Algumas espécies também são encontradas no continente europeu e na Índia. Os camaleões possuem um habitat muito variado (savanas, florestas tropicais, montanhas, planícies e até desertos). Gostam de viver sobre as árvores, arbustos e sob folhas secas.

6 Reprodução Como já foi referido, o hábito solitário só é abandonado na época do acasalamento, quando o macho desce das árvores à procura de fêmeas. Esta espécie chega a maturidade sexual com um ano de idade. A aproximação de outro camaleão, mesmo do sexo oposto, só é permitida no acasalamento. Os camaleões são ovíparos e põem de 30 a 40 ovos, que são depositados no solo. A incubação demora cerca de 8 a 9 meses. Os camaleões vivem de cerca de 4 a 5 anos.

7 Factores do meio O corpo do camaleão é revestido por quitina e quando cresce precisa de mudar a sua pele. Os camaleões têm até 60 centímetros de comprimento e podem estender a língua até quase um metro. O camaleão consegue mover os olhos de forma independente, em qualquer direcção.

8 Curiosidades O nome "Camaleão" significa em português "leão da terra", e vem das palavras gregas Chamai e leon . Existem catalogadas mais de setenta espécies de camaleões. Os camaleões tem dedos especiais que lhes permitem agarrar-se às superfícies. Caso se sinta encurralado, foge ou defende-se com dentadas e chicoteando com a cauda.

9 Fontes de Consulta

10 FIM E B de André de Resende 13/05/2011


Carregar ppt "O CAMALEÃO Reino: Animalia Filo: Chordata Classe: Reptilia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google