A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobilizar por melhoria no sistema públicos de saúde.

4 ?

5 No ano de 1993, a OMS, após uma pesquisa ampla nos 5 Continentes elabora um novo conceito de saúde: Saúde é o pleno bem estar bio-sócio-psico-espiritual.

6

7

8 A arte e a ciência de prevenir a doença, prolongar a vida, promover a saúde e a eficiência física e mental mediante o esforço organizado da comunidade. Abrangendo o saneamento do meio, o controle das infecções, a educação dos indivíduos nos princípios de higiene pessoal, a organização de serviços médicos e de enfermagem para o diagnóstico precoce e pronto tratamento das doenças e o desenvolvimento de uma estrutura social que assegure a cada indivíduo na sociedade um padrão de vida adequado à manutenção da saúde

9 Constituição Federal 196 'A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação'

10 Criação do SUS – 1990 A partir da Lei orgânica da saúde (8.080/90) Art. 5º São objetivos do Sistema Único de Saúde SUS: I - a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. II - a formulação de política de saúde destinada a promover, nos campos econômico e social. III - a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 Defasagem Acumulada SUS, a Partir do Plano Real, Comparada Com Alguns Indicadores Econômicos. Varia ç ão At é Março/2008 Tabela SUS55,00% IGP-M (FGV) 509,90% Infla ç ão dos Hospitais 460,40% Gasolina ¹ 483,52% Energia El é trica ¹ 538,40% Comunica ç ões ¹ 628,46% Á gua ¹ 613,23% G á s de cozinha ¹ 698,31% Transporte urbano ¹ 725,11% Rem é dios ¹ 294,61% ¹ Fonte: UFRGS - Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas - IEPE.

24

25

26 Fixa os percentuais mínimos a serem investidos anualmente em saúde pela União, por estados e municípios. A emenda obrigou a União a investir em saúde, em 2000, 5% a mais do que havia investido no ano anterior e determinou que nos anos seguintes esse valor fosse corrigido pela variação nominal do PIB. Os estados ficaram obrigados a aplicar 12% da arrecadação de impostos, e os municípios, 15%. Trata-se de uma regra transitória, que deveria ter vigorado até 2004, mas que continua em vigor por falta de uma lei complementar que regulamente a emenda.

27

28 - Espera para demasiada no atendimento médico (consultas e exames) - Falta de leitos nos hospitais - falta de recursos

29 Humanização dos processos de gestão

30

31

32 A importância da espiritualidade na saúde é inegável. A pessoa humana, ao buscar a saúde física, deve ser considerada integralmente. Os profissionais da saúde são chamados hoje a fazer da espiritualidade uma aliada; para isto, é necessário dar atenção ao pluralismo religioso em nossa sociedade. A Igreja Católica e o Instituto Marista, como aliados da saúde, querem contribuir nesta dimensão...

33 A diferença entre humanização e espiritualidade: a humanização bem feita leva a necessidade de avançar a questão espiritual... Mas a espiritualidade é aquela que gera a humanização... João Amado

34 Como o Pe. Champagnat somos chamados a ir ao encontro ou a identificar os Montagne’s que estão em nossa volta e acolhe-los em sua vulnerabilidade, encontrar em seus rostos o rosto de Deus.

35


Carregar ppt "Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google