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Práticas de publicação no Brasil e em Portugal: estudo exploratório na área de Educação e Pesquisa Educacional entre 2003 e 2012 Isabel Pinho Isabel Pinho,

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1 Práticas de publicação no Brasil e em Portugal: estudo exploratório na área de Educação e Pesquisa Educacional entre 2003 e 2012 Isabel Pinho Isabel Pinho, Universidade de Aveiro, Portugal, Bernardo Sfredo Miorando Bernardo Sfredo Miorando, UFRGS, Brasil

2 Agenda Introdução Introdução Metodologia Metodologia Resultados Resultados Considerações Finais Considerações Finais Referências Referências

3 Introdução Estudo da produção e difusão da ciência Estudo da produção e difusão da ciência Técnicas bibliométricas e suas aplicações Técnicas bibliométricas e suas aplicações Internacionalização da produção científica Internacionalização da produção científica Idioma de publicação e comparação Idioma de publicação e comparação Língua Portuguesa: Brasil e Portugal Língua Portuguesa: Brasil e Portugal Educação e Pesquisa Educacional ( ) Educação e Pesquisa Educacional ( )

4 Metodologia

5 Metodologia

6 Resultados

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10 Considerações Finais Diferenças entre Brasil e Portugal: Diferenças entre Brasil e Portugal: Tamanho das audiências da língua nacional; Tamanho das audiências da língua nacional; Sistemas de financiamento da ciência (esp. UE). Sistemas de financiamento da ciência (esp. UE). Língua, domesticidade e impacto Língua, domesticidade e impacto Pesquisa/Interesse local x internacional Pesquisa/Interesse local x internacional Perspectivas de cooperação científica Perspectivas de cooperação científica

11 Referências  Borner, K., & Scharnhorst, A. (2009). Visual conceptualizations and models of science. Journal of Informetrics, 3(3),  Delamont, S. (2011). Academic writing in a global context: the politics and practices of publishing in English. Studies in Higher Education, 36(4),  Glänzel, W. (2001). National characteristics in international scientific co-authorship relations. Scientometrics, 51(1),  Glänzel, W., Leta, J., & Thijs, B. (2006). Science in Brazil. Part 1: A macro-level comparative study. Scientometrics, 67(1),  Glanzel, W., & Schubert, A. (2005). Domesticity and internationality in co-authorship, references and citations. Scientometrics, 65(3),  Kempner, K. (1994). Constructing knowledge in Brazilian universities: Case studies of faculty research. Studies in Higher Education, 19(3),  Knobel, M., Patricia Simões, T., & Henrique de Brito Cruz, C. (2013). International collaborations between research universities: Experiences and best practices. Studies in Higher Education, 38(3),  Lillis, T., & Curry, M. (2010). Academic writing in a global context: The politics and practices of publishing in English: London.  Maia, M. F., & Caregnato, S. E. (2008). Co-autoria como indicador de redes de colaboração científica. Perspectivas em Ciência da Informação, 13(2),  Paasi, A. (2005). Globalisation, academic capitalism, and the uneven geographies of international journal publishing spaces. Environment and Planning A, 37(5),  Smith, K. (2010). Assuring quality in transnational higher education: A matter of collaboration or control? Studies in Higher Education, 35(7),  Vanz, S., & Stumpf, I. (2010). Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade: Estudos, 20(2),  Vieira, C. E., & Sousa, S. Z. (2012). A Revista Brasileira de Educação ea difusão da pesquisa educacional ( ). Revista Brasileira de Educação, 17(50),

12 In formação extra: Visibilidade e o acesso à produção científica do Brasil e de outros países da América Latina, Caribe, África do Sul, Espanha e Portugal. Outubro 2013 C ollaboration with Scientific Electronic Library Online (SciELO) to integrate the SciELO Citation Index into the Web of KnowledgeSM The SciELO Citation Index will include approximately 650 titles and more than 4 million cited references from Open Access journals from Argentina, Brazil, Chile, Colombia, Costa Rica, Cuba, Mexico, Portugal, South Africa, Spain and Venezuela. Scientific Electronic Library Online (SciELO)SciELO Citation IndexWeb of KnowledgeSMScientific Electronic Library Online (SciELO)SciELO Citation IndexWeb of KnowledgeSM

13 Muito Obrigada!


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