A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
Métodos de Estudo Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí

2 Como estudar eficientemente?
Estudar é como praticar uma atividade esportiva, quanto mais você faz, mais fácil se torna. Pode e deve se tornar um hábito! Sucesso nos estudos não é fruto apenas de trabalho árduo, é muito mais de trabalho eficiente!

3 Benefícios de uma “mente aguçada”!
Maior rapidez de raciocínio! Estabelecimento de ligações entre os assuntos e fenômenos. Capacidade para resolver problemas de modo mais eficiente.

4 Aprendizado auto-regulado
Mais importante do que estar na situação de aprender é estar disposto a aprender. Aprender é um processo ativo e exige disciplina por parte do aprendente! O interesse é uma questão pessoal, é a sua atitude!!!! Não espere pelo professor!!

5 Aprendizado auto-regulado
Para tanto é necessário: Estipular metas (diárias, semanais, mensais); Planejar estratégias para alcançá-las; Questionar silenciosamente durante o processo de aquisição de conhecimento; Monitorar seu progresso; Recompensar-se pelas metas alcançadas; Avaliar o seu progresso e as metas Tomar medidas corretivas (quando for necessário).

6 Métodos de Estudo Existem vários!! Dois deles serão apresentados:
SQW4R LISAN

7 Um método clássico SQW4R Survey – Exploração visual do texto.
Question – Questionamento Write – Escreva (anote) Read – Leia Recite – Recite o texto Relate – Relacione Review - Revise

8 Explore o texto antes de lê-lo!
O título, cabeçalhos e subtítulos Textos explicativos sob as figuras, quadros, gráficos ou mapas Revise as questões ou siga um roteiro dado pelos professores Resumo Tente ter uma visão geral do que será lido

9 Elabore questões para o texto e tente respondê-las ao longo da leitura!
Transforme os títulos, subtítulos em questões Leia as questões ao fim dos capítulos ou de cada subtítulo Pergunte a você mesmo, “O que o professor(a) disse sobre este assunto ou capítulo?” Pergunte a você mesmo, “O que eu sei sobre este assunto?"

10 Faça anotações enquanto lê!
Procure as palavras que você não conhece ou conhece pouco Sublinhe as partes do texto que são fundamentais para se entendê-lo Faça anotações no canto dos textos Seja seletivo(a) Tente resumir as idéias sempre com suas palavras Crie esquemas

11 Leia atentamente tentando extrair as idéias principais!
Procure responder as questões que você elaborou no fim de cada capítulo ou sessão Releia os textos sob gráficos, figuras e mapas Preste atenção aos itálicos, negritos, sublinhados ao longo do texto Reduza a velocidade da leitura em trechos mais complicados Pare e releia as partes que não ficaram claras Leia apenas uma seção por vez e a recite

12 Resuma, falando para si mesmo o que acabou de ler!
Recite as principais idéias em outras palavras, alto ou para si mesmo, depois de terminar de ler um tópico ou página. Cheque a compreensão e esteja certo que você obteve a informação correta. Faça o mesmo com os principais pontos depois de ter lido cada sessão ou capítulo. Ao recitar o que você leu será capaz de perceber quanta informação foi capaz de adquirir, pontos que você não entendeu e necessita revisar, e responder as questões que você fez antes de iniciar a leitura. Se você não puder responder as questões, volte ao material e releia.

13 Relacione a informação nova!
É mais fácil lembrar de idéias que sejam pessoalmente significativas. Quando você estudar um capítulo tente fazer ligações dos temas, termos e conceitos novos com as informações que você já conhece.

14 Revise todo o processo! Quando você terminar sua leitura, volte ao texto ou leia suas anotações. Então, cheque sua memória recitando e se questionando. Fazer revisões freqüentes é fundamental para tornar o estudar um hábito.

15 LISAN Lidere, não siga-antecipe o que será pedido Idéias-procure-as
Sinalize-observe-os Envolvimento Ativo, não passivo Anote (Notes)-faça, organize

16 Você deve liderar e não seguir!
Liderar envolve dois passos: Ler os conteúdos antes que você venha para a aula. Se você ler antes estará mais apto a conseguir extrair o que é mais importante durante a aula (palavras, idéias). Você pode antecipá-las. Questione para que você possa ser visto. Mas faça questões pertinentes e que contribuam com seu aprendizado.

17 Preste atenção na idéias importantes!
A maioria dos palestrantes e professores introduzem algumas poucas idéias e providenciam explicações, exemplos ou outro suporte para elas. Seu trabalho é identificar as principais idéias. O palestrante ou instrutor podem voltar às mesmas poucas idéias várias vezes. Fica alerta para elas.

18 Escute as palavras sinalizadoras!
Geralmente, um bom instrutor ou palestrante usa sinais que telegrafam o que ele vai falar. Sinais como: Ao introduzir um exemplo: “por exemplo" “Estas são as três razões pelas quais...." Ao sinalizar dados de sustentação: “Deste modo...." “De modo similar...." “Ao contrário...." “Por outro lado..." Sinalizando uma conclusão ou fechamento: “Diante disto..." “Concluindo...." "Finalmente..." “Como resultado...." Sinalizando a importância: “Agora, o mais importante...." “Lembrem que...."

19 Seja um ouvinte ativo, não passivo!
Diminua os obstáculos físicos entre você e o(a) palestrante/instrutor. Mantenha contato com os olhos! Responda ao instrutor/palestrante quando questionado. Não deixe sem resposta. Questione. Resista às distrações. Antecipe e resuma o que foi dito. Tente perceber onde o instrutor quer chegar com a palestra/aula.

20 Tome note do que é falado!
Tomar notas nos ajuda a organizar logicamente o que foi ouvido. Cuidado com as abreviações que depois não são lembradas. Organização é a chave para uma escuta e lembrança eficiente. Não anote tudo; anote o principal, a idéia ou idéias centrais. Boas anotações são o resultado de 80% de escuta e 20% de escritos.

21 Procrastinação Estabeleça prioridades e distribua suas ações/tarefas de acordo com elas. Evite o “deixar para depois”! Um bom trabalho precisa de desvelo, de dedicação, para que se possa não apenas executar a tarefa, mas aprender com ela! Evite o efeito contrário a procrastinação: o perfeccionismo!

22 Lembre-se... Você não tem que ser o melhor; tem de dar o seu melhor!


Carregar ppt "Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google