A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BOLACHAS RECHEADAS PODEM SER TÃO VICIANTES QUANTO COCAÍNA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BOLACHAS RECHEADAS PODEM SER TÃO VICIANTES QUANTO COCAÍNA."— Transcrição da apresentação:

1

2 BOLACHAS RECHEADAS PODEM SER TÃO VICIANTES QUANTO COCAÍNA

3 Um estudo um pouco assustador do Connecticut College explica porque você às vezes é absolutamente incapaz de parar de comer bolacha recheada depois de dar uma mordida em uma. A culpa não é sua: cientistas comprovaram que Oreos são tão viciantes quanto cocaína, para ratos de laboratório. Comer os biscoitos, aliás, ativa mais neurônios no centro de prazer do cérebro do que usar cocaína ou morfina.

4 O estudo, cujo objetivo inicial era estudar o potencial de vício de alimentos com altos índices de gordura e açúcar, descobriu que o cérebro dos ratos cria uma associação tão poderosa entre os efeitos prazerosos de comer um Oreo e um ambiente específico quanto a associação feita ao tomar cocaína ou morfina.

5 "A pesquisa sustenta a teoria de que alimentos altos em gordura e açúcar estimulam o cérebro da mesma maneira que drogas fazem", disse o professor Josef Schroeder em uma declaração para a imprensa, "e pode explicar porque algumas pessoas simplesmente não conseguem resistir a esse tipo de comida mesmo sabendo que fazem mal", concluiu.

6 Oreos são o biscoito recheado preferido dos americanos e são altamente palatáveis para ratos. Os cientistas escolheram o biscoito porque dizem que alimentos com mais açúcar e gordura são fortemente anunciados em comunidades com status socio-econômico mais baixo. Daí, seria possível analisar o impacto destes alimentos em áreas pobres.

7 Para chegar a essas conclusões, os cientistas colocaram os ratos em um labirinto. Do lado de cá dele, colocaram Oreos. Do outro, aqueles biscoitos de arroz (meio insossos, e os ratos parecem concordar). Daí, deixaram os ratos livres para que eles passassem quanto tempo quisessem do lado que preferissem. O Oreo ganhou, obviamente.

8 Os resultados foram comparados a pesquisas que injetavam cocaína ou morfina nos ratos de um lato do labirinto, contra uma injeção de substância salina do outro lado. Ratos no labirinto de Oreo gastavam o mesmo tempo do lado do biscoito que os ratos condicionados com drogas.

9 Além disso, comer Oreos ativa muito mais neurônios na região do prazer no cérebro do que usar cocaína ou morfina. "Embora associemos vários perigos à saúde com usar drogas como cocaína e morfina, alimentos altos em gordura e açúcar podem apresentar um perigo maior ainda, porque são mais baratos e mais acessíveis", disse a neurocientista que teve a ideia do estudo, Jamie Honohan.

10 Ah! Caso você tenha se perguntado, os ratos comem o recheio primeiro.


Carregar ppt "BOLACHAS RECHEADAS PODEM SER TÃO VICIANTES QUANTO COCAÍNA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google