A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE Meteram a mão no colorado!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE Meteram a mão no colorado!"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE Meteram a mão no colorado!

2 Espaço Rural Compreende tudo que não é urbano. Atividades comuns : agricultura ( milho,soja, trigo e frutas) e Pecuária ( bovinos e suínos). No Brasil estas terras são divididas e classificadas conforme seu tamanho:

3 Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares. Quais problemas o Brasil encontra em relação a sua estrutura fundiária?

4 As desigualdades na distribuição de terras é um problema extremamente polêmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrária. Mas o que é reforma agrária? De maneira simplificada é a redistribuição mais justa da terra.

5 MST O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira.

6 A organização do MST enquanto movimento social começou nos anos 80 do século passado e hoje já se faz presente em 24 estados da federação, fato que ilustra sua representatividade em termos nacionais. Os objetivos do MST, para além da reforma agrária, estão no bojo das discussões sobre as transformações sociais importantes ao Brasil, principalmente àquelas no tocante à inclusão social.

7 Porém, se levarmos em consideração as afirmações do próprio MST e de especialistas no assunto, até 2010 havia ainda cerca de 90 mil famílias acampadas pelo país, o que representa uma demanda por terra considerável por se atender, a despeito dos avanços sugeridos anteriormente.

8 Outros movimentos : MLST (Movimento de Libertação dos Sem- Terra) MLT (Movimento de Luta pela Terra) MAST (Movimento dos Agricultores Sem- Terra)

9 Relação de trabalho no campo: Pequenos proprietários: Trabalhadores de base familiar, com pouca ou nenhuma utilização de tecnologias. Parceria: é uma espécie de sociedade onde um entra com o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro é dividido conforme acordo pré-estabelecido.

10 Arrendatários: São produtores rurais que pagam para utilizar a terra, como se fosse um aluguel da terra, nesse período ele poderá utilizá-la na agricultura ou pecuária. Assalariado Permanente: São trabalhadores rurais que recebem salários permanentes, são amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas leis brasileiras.

11 Assalariado temporário ou sazonal: São trabalhadores que recebem salários, mas o seu trabalho é realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso são os períodos de colheita.

12


Carregar ppt "ESTRUTURA FUNDIÁRIA DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE Meteram a mão no colorado!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google