A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geocentrismo e Heliocentrismo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geocentrismo e Heliocentrismo"— Transcrição da apresentação:

1 Geocentrismo e Heliocentrismo
Teorias e Modelos astronômicos

2 Tópicos Geocentrismo Heliocentrismo

3 Geocentrismo Apesar da dificuldade de compreender e explicar o movimento observado dos planetas do ponto de vista geocêntrico (a Terra no centro do Universo), o geocentrismo foi uma idéia dominante na Astronomia durante toda a Antiguidade e Idade Média. O sistema geocêntrico também é conhecido como sistema ptolomaico, pois foi Cláudio Ptolomeu, o último dos grandes astrônomos gregos (150 d.C.), quem construiu o modelo geocêntrico mais completo e eficiente.

4 O modelo geocêntrico tornou-se muito popular
O modelo geocêntrico tornou-se muito popular. Foi adotado pela religião cristã e publicitado por teólogos, filósofos, escritores e muitas foram as fantasias criadas a partir dele. Apoiado pela Igreja durante toda a Idade Média, o modelo de Ptolomeu impediu o progresso da astronomia durante mais de um milênio.

5 Cláudio Ptolomeu

6 Segundo Ptolomeu, os planetas, o Sol e a Lua giravam em torno da Terra na seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno. Os planetas estariam fixados sobre esferas concêntricas de cristal, presididas pela esfera das estrelas. Todas essas esferas girariam com velocidades diferentes, o que, julgava Ptolomeu, explicava as diferentes velocidades médias com que se moviam os diversos planetas.

7 O modelo geocêntrico de Ptolomeu

8 Heliocentrismo Heliocentrismo é uma teoria astronômica que demonstra cientificamente que o Sol é o centro do Sistema Solar. Foi o astrônomo grego Aristarco de Samos que apresentou pela primeira vez, no século III a.C, esta teoria. Porém, foi o astrônomo Nicolau Copérnico (no século XVI) e, posteriormente, Galileu Galilei (no século XVII) que desenvolveram e deram sustentação científica para a teoria heliocêntrica. Este último astrônomo conseguiu provar a teoria graças as observações feitas com o uso do telescópio.

9 Johannes Kepler ( ) Astrônomo alemão, publicou sua primeira obra, "Mysterium Cosmographicum", em 1596, na qual se manifesta pela primeira vez a favor da teoria heliocêntrica de Copérnico. Durante 17 anos analisou e pesquisou os dados deixados pelo grande astrônomo dinamarquês Tycho Brahe, tendo conseguido descobrir as três leis do movimento dos planetas, que deram origem à mecânica celeste.

10 Números A Terra está a oito minutos (na velocidade da lua) do Sol;
A temperatura do Sol varia de 6000ºC na superfície a 20 milhões ºC no interior; O Sol é vezes maior que a Terra; o Sol demora 24 dias e 15 horas para completar uma rotação em torno de seu eixo; A terra gira a 30 km/seg ou seja km/h A luz do sol leva 8 minutos para chegar até a Terra.

11 Videos no Youtube: Série espaçonave Terra: detalha as mudanças no céu semana a semana durante um ano.


Carregar ppt "Geocentrismo e Heliocentrismo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google