A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os profetas anunciam um Salvador

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os profetas anunciam um Salvador"— Transcrição da apresentação:

1 Os profetas anunciam um Salvador

2 A actualidade da mensagem dos profetas
Moisés morreu antes de entrar na Terra Prometida Sucedeu-lhe Josué, abençoado por Moisés, para continuar a condução do Povo de Deus. Deus promete-lhe também assistência e entrega-lhe a tarefa de introduzir o povo na terra de Canaan.

3 A actualidade da mensagem dos profetas
A entrada neste país é entendida como o cumprimento das promessas de Deus feitas a Abrãao. Canaan é a terra “onde corre leite e mel” e a “Terra da Promessa”. Deus continua a intervir na história deste povo.

4 A actualidade da mensagem dos profetas
Em Canaan há uma mudança de estilo de vida: as tribos nómadas de deserto adquirem uma vida sedentária, tornam-se agricultores e pastores com residência estável. Entram também em contacto com outros povos e há o perigo de contágio pelas suas várias divindades. Mas Israel manteve-se fiel ao Deus da sua história.

5 A actualidade da mensagem dos profetas
Houve, porém, algumas tentações. Então, Deus envia-lhe os Profetas. Orientam o povo de Israel na vida religiosa, transmitindo a Palavra de Deus, lembrando a fidelidade à Aliança e despertando a esperança na vinda de um Salvador.

6 Os profetas chamam à fidelidade e à esperança
São os porta-vozes de Deus, os que falam em nome de Deus. Há um chamamento que os marca profundamente; Apoia-se numa intimidade privilegiada com Deus; São iluminados pelo Espírito de Deus que lhes concede um conhecimento mais profundo do Seu desígnio de Salvação; Interpretam a Aliança de uma maneira sempre nova.

7 Os profetas chamam à fidelidade e à esperança
Realçam a importância da Palavra de Deus na vida de Israel. Assistido pela Palavra de Deus e guiado pelos profetas, o povo de Israel mantém a sua fé num Deus único e universal.

8 Os profetas chamam à fidelidade e à esperança
Purificam a verdadeira fé das deformações provenientes da mesquinhez dos homens; defendem a pureza da Aliança impedindo que seja submetida aos interesses pessoais; condenam sem tréguas a hipocrisia, a mentira, a injustiça, a opressão, a infidelidade, denunciam ao abusos dos poderosos em relação aos mais desprotegidos; Condenam o culto quando desligado da caridade para com o próximo. Mas não como revolucionário, mas como testemunha de Deus.

9 Os profetas chamam à fidelidade e à esperança
A história de Israel está orientada pelas Promessas de Deus. Deus prometera a Abrãao uma terra, bênção e posteridade. Terra Prometida é o Reino de Deus, um mundo onde haja paz, onde Deus esteja presente e os homens sejam irmãos; A Bênção orienta-se sobretudo a uma nova presença de Deus no meio do povo, a uma Aliança mais interior (gravada no coração) A Geração formada pelos crentes entre todos os povos.

10 Os profetas chamam à fidelidade e à esperança
As promessas de Deus começam a concretizar-se na espera de um personagem misterioso que virá trazer a Salvação – o Messias Terá a plenitude da «unção» ou «consagração», que lhe confere a plenitude do Espírito e inaugurará uma nova relação entre Deus e os homens e dos homens entre si. Is 11, 1-9

11 Participamos da missão profética
Depois dos profetas do Antigo Testamento veio o «profeta por excelência» em que a profecia alcançou a plenitude. Jesus é entendido como continuação e realização perfeita dos profetas. Tem uma profunda intimidade com Deus; Apoia-se e comenta o antigo Testamento mas dá-lhe uma interpretação nova; Fala com autoridade e liberdade maiores que os profetas.

12 Participamos da missão profética
Jesus confia à Igreja a tarefa de continuar a Sua missão profética. Todos são chamados a testemunhar a fé tanto pela exemplaridade de vida cristã como pela proclamação da Palavra de Deus.

13 Participamos da missão profética
A Palavra de Deus apresenta uma novidade constante em resposta às circunstâncias de cada época. Daí a importância de escutar assiduamente a Palavra de Deus, de a meditar no coração para atingir o seu sentido profundo e sempre novo, de a traduzir em obras. Depois de escutar, meditar e praticar a Palavra de Deus, podem os cristãos testemunhar o Evangelho no mundo.

14 Oração “Um dia, o monge Demétrio recebeu a seguinte ordem:
Põe-te a caminho, porque Deus espera por ti do outro lado da montanha. O frade pôs-se imediatamente a caminho. Mas, a meio da viagem, encontrou-se com um ferido que lhe pedia socorro. E o monge, quase sem parar explicou-lhe que não se podia demorar, porque Deus estava à espera dele do outro lado da montanha, antes do anoitecer. Prometeu-lhe voltar quando tivesse atendido a Deus. E continuou apressadamente o seu caminho… Horas depois, quando o sol ainda ia alto, Demétrio chegou ao cimo da montanha e os seus olhos começaram a procurar Deus. Encontrou apenas um aviso onde estava escrito: - Vou ajudar o ferido que tu deixaste abandonado e volto já! – Deus.”

15 Pensemos na nossa missão…
Oração Pensemos na nossa missão…


Carregar ppt "Os profetas anunciam um Salvador"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google