A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desarrollo local y regional sustentable: Una propuesta de Educación Ambiental para dirigentes sociales y sindicales desde la ecología social y humana Dr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desarrollo local y regional sustentable: Una propuesta de Educación Ambiental para dirigentes sociales y sindicales desde la ecología social y humana Dr."— Transcrição da apresentação:

1 Desarrollo local y regional sustentable: Una propuesta de Educación Ambiental para dirigentes sociales y sindicales desde la ecología social y humana Dr. Enrique H. Sosa (coordinador) Lic. María Belén Aenlle Lic. María Augusta Steinberg

2 A situação meio ambiental no início do século Existem algumas constantes que se verificam em todos os nossos países e se estendem no tempo de forma tal que vai aumentando a gravidade das mesmas. Tala indiscriminada das nossas florestas Aumento da contaminação em todas suas formas: contaminação da água, do ar, do solo, da flora e da fauna, contaminação acústica nas nossas cidades. O lixo é um problema cada vez mais grave em todas as nossas cidades As nossas cidades têm crescido de modo irracional e em forma desordenada, impactando na qualidade de vida da nossa gente.

3 Ä reas chave Aquecimento global: Energia: Os três ofensores principais entre os gases estufa são o bióxido de carbono, o metano e os cloro-flúor-carbonos (CFC). Dos três, a maior contribuição para o aquecimento global é a do bióxido de carbono, que por si mesma é responsável de quase a metade do efeito estufa mundial. A mudança climática População: o aumento que é previsto da população global resultará em uma maior demanda de energia. 90% do aumento esperado da população se cumprirá nas regiões em desenvolvimento.

4 Ä reas chave A água: Deve ser considerada desde uma tripla perspectiva: a)como bem social, já que é um bem básico para a saúde e a qualidade de vida; b)bem ambiental, pois é necessária para a conservação dos ecossistemas associados à água c)bem econômico porque é aproveitada para a produção de bens e serviços O habitat: A América Latina é considerada como a região que contém a diversidade floral mais extensa do mundo, assim como 40% das espécies animais e vegetais do planeta. A perda de habitat é a principal ameaça à diversidade biológica da região. O desafio consiste em evitar a destruição do habitat e a conseqüente extinção de espécies.

5 Questões estratégicas 1. As cidades O processo de urbanização, que leva a que 75% da população tenha ido se concentrando nas cidades O problema da provisão de água potável para as grandes cidades tem virado um dos problemas de maior envergadura para qualquer tipo de administração desse sistema. Ao mesmo tempo, a crescente violência social nas nossas cidades vai convertendo-as de sociedades de co-habitantes a sociedades de excluídos, marginados, rejeitados e eliminados

6 Questões estratégicas 2. O Desenvolvimento sustentable O conceito de desenvolvimento sustentável gira em redor da ética e seus valores. É aquele quem deve atender as necessidades e aspirações do presente, sem comprometer a possibilidade de atender o futuro, prevendo a superação da pobreza e o respeito pelos limites econômicos, aliados ao aumento do crescimento econômico, como condições para alcançar um patrão de sustentabilidade no planeta todo.

7 O role das Organizaçoes Sociais O desafio ecológico tem a ver principalmente com o desenvolvimento humano. As organizações sociais, como instituições de desenvolvimento social, têm um role indiscutível como promotoras das transformações sociais e defensoras do desenvolvimento humano sustentável que respeite o meio ambiente É cada vez mais importante que nossos dirigentes se preparem nos conhecimentos sobre desenvolvimento humano e sustentável para aumentarem suas capacidades de influência sobre a opinião pública, desenvolver tarefas de docência e assistência técnica na comunidade e definirem seus próprios planos de ação e os pontos de partida de suas atividades desde uma perspectiva interdisciplinária.

8 O role das Organizaçoes Sociais Nós acreditamos que a formação é a ferramenta mais eficaz para conseguir o desenvolvimento sustentável através de um enfoque que tenha ênfase nos problemas locais e sensibilize a população perante os problemas do meio ambiente e o desenvolvimento humano desde uma conceição integral. Compartilhamos com a UNESCO que de fato, estar capacitado em ciências, ecologia e desenvolvimento será tão essencial para compreender o mundo no século XXI quanto às aptidões clássicas de ler e escrever no começo do século XX.

9 Uma visão ética do meio ambiente: a ecologia humana e social Um sinal dos nossos tempos é que tem crescido a consciência de que o homem destruiu muitos recursos naturais não-renováveis e põe em perigo o futuro da própria humanidade, com a contaminação do meio ambiente. A questão meio ambiental não é somente uma questão técnica, científica ou econômica, mas fundamentalmente é uma discussão política e ético-cultural com implicâncias sociais. O conceito de ecologia humana nos remete ao de qualidade de vida que é um conceito central da problemática do meio ambiente e do desenvolvimento humano sustentável. A qualidade de vida representa muito mais do que um nível de vida privado. Exige, entre outros elementos, a máxima disponibilidade da infra-estrutura social e pública para atuar em benefício do bem comum e para manter o meio ambiente sem maiores deteriorações e contaminação.

10 Uma visão ética do meio ambiente: a ecologia humana e social O alicerce de toda sociedade que fomente a coesão são uns valores compartidos, que constituem um marco ético e moral para a atividade pública e privada. O respeito pela natureza exige que a globalização seja sustentável desde o ponto de vista ecológico, respeite a diversidade natural da vida sobre a terra e a viabilidade do ecossistema do planeta e garanta a igualdade entre as gerações presentes e futuras. Uma visão ética do desenvolvimento implica o abandono de uma moral utilitarista e individualista e a aceitação do princípio do destino universal dos bens da Criação e a promoção da justiça e a solidariedade como valores essenciais da nova sociedade.

11 Perfil do dirigente formado Capacidade de análise para compreender a natureza da questão ambiental e os impactos sociais da mesma nos termos em que o presente trabalho de investigação o entende. Compreensão da perspectiva de trabalho interdisciplinar e suas implicâncias práticas. Capacidade para o desenho e formulação de projetos no marco da programação orientada a resultados.

12 Perfil do dirigente formado Conhecimentos básicos sobre gestão de projetos ambientais. Conhecimento sobre dinâmica grupal, conformação de equipes de trabalho e habilidade para a coordenação de grupos. Habilidade para desenvolver projetos com a comunidade no marco da negociação e a articulação institucional. Criatividade para realizar propostas alternativas e autogestionadas perante os novos desafios ambientais.

13 NOSSA PROPOSTA CENTROS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL Estes Centros são as unidades locais que conformam à rede ambiental e estão destinados às seguintes atividades: 1.Treinamento de líderes, animadores (formação de equipes humanas comunitárias) que conformam o capital social da comunidade no nível territorial. Role de avaliação de impactos. Tarefas: identificar problemas sanitários em mercados de alimentos, identificação de indústrias que podem causar problemas de contaminação, pré-diagnóstico ambiental nas cidades e pequenas localidades. 2.Educação da comunidade: por meio da difusão e a promoção de ferramentas conceituais e práticas para proteção do ambiente pelos próprios agentes locais (professores, estudantes, funcionários municipais, trabalhadores, dirigentes empresariais e sindicais, etc.).

14 CENTROS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL 3.Difusão Tecnológica: busca de alternativas limpas e adaptadas às necessidades e os problemas mais comuns dos respectivos territórios (energia solar, reciclagem de lixo, etc.). 4.Apoio para medidas legislativas em assuntos de meio ambiente e monitoração ambiental: através do diagnóstico, medição e seguimento de normas e Standards legais, com instrumentos e equipes básicas com treinamento de membros selecionados da comunidade. 5.Identificação, seguimento e mediação de conflitos locais do meio ambiente: que se relacionam com o uso dos recursos entre diferentes atores presentes no espaço do mesmo município. Isso permite que se apresentem oportunidades de diálogo entre os atores envolvidos a fim de achar consenso. 6.Fortalecimento da capacidade organizadora da comunidade nas questões do meio ambiente: desenvolvendo as habilidades e técnicas de gestão social.

15 CENTROS DE ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL 7.Recepção de demandas e informes locais sobre meio ambiente: constituindo espaços de diálogo e mediação dos atores da comunidade organizada envolvidos na problemática. 8.Animação de projetos de gestão local: com a finalidade de comprometer a própria comunidade na realização de seus projetos e ações tais como reciclagem comunitária, plantação de árvores, campanhas de sensibilização ambiental, etc. 9.Participação na Rede: sendo nexo entre a realidade local e regional com a realidade mundial, a fim de pensar globalmente e atuar localmente.


Carregar ppt "Desarrollo local y regional sustentable: Una propuesta de Educación Ambiental para dirigentes sociales y sindicales desde la ecología social y humana Dr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google