A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER."— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?

2 OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER MAIS FÉ PARA ACREDITAR NA TEORIA DA EVOLUÇÃO DO QUE NA CRIAÇÃO DIVINA; ANALISAR TEORIAS E PROBLEMAS DA ORIGEM DA VIDA FORTALECER NOSSA FÉ, QUE PODE SER POSTA À PROVA PELA VERDADEIRA CIÊNCIA;

3 POR QUÊ O ASSUNTO É IMPORTANTE NOSSA ORIGEM SENTIDO DA VIDA CRIAÇÃO: EXISTÊNCIA DE UM DEUS CRIADOR, INFINITO, SOBERANO E PESSOAL EVOLUÇÃO: PRESCINDE DE DEUS

4 POR QUÊ O ASSUNTO É IMPORTANTE NOSSA ORIGEM SENTIDO DA VIDA CRIAÇÃO: TEÍSMO, SOBRENATURALISMO EVOLUÇÃO: HUMANISMO, MATERIALISMO

5 MATERIAL DAS AULAS INTERNET: CÓPIAS EM PAPEL: Serão disponibilizadas por um pequeno valor.

6 MUITO MENOS DE AMEBA E MUITO MAIS DE GLÓRIA !! NOSSO DESAFIO É PROVAR...

7 VAMOS PERGUNTAR ! DE ONDE VIEMOS ? QUAL A ORIGEM DA TERRA E DO UNIVERSO ? DEUS REALMENTE EXISTE ? VOCÊ ESTÁ BEM AQUI

8 VAMOS PERGUNTAR ! SOMOS FEITOS DO PÓ DAS ESTRELAS, POR MERO ACASO, OU OBRA-PRIMA DE UM DEUS CRIADOR PERFEITO E AMOROSO ? COMO PODE A MATÉRIA INANIMADA ORGANIZAR-SE PARA MEDITAR EM SI MESMA?

9 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DA EVOLUÇÃO: CHARLES DARWIN: A ORIGEM DAS ESPÉCIES (1859) EVOLUÇÃO = MUDANÇA, PROGRESSO, DESENVOLVIMENTO O MUNDO E TUDO O QUE EXISTE SURGIU E SE DESENVOLVEU POR MEIO DE UM PROCESSO NATURAL SEM INTERFERÊNCIA DE ALGUMA FORMA DE INTELIGÊNCIA EXTERNA. OS ORGANISMOS VIVOS COMEÇARAM BEM SIMPLES E EVOLUIRAM, DURANTE BILHÕES DE ANOS, PARA FORMAS MAIS COMPLEXAS, COMO AS QUE VEMOS HOJE. A SELEÇÃO NATURAL TOMA O LUGAR DE DEUS

10 O CÓDIGO VOLTAIRE: Fama instantânea ao atirar lama ao Cristianismo. O agressor rouba para si a honra do agredido. R. DAWKINS A SELEÇÃO NATURAL TEM MUITOS DEFENSORES! PARA REFLETIR...

11 UMA OLHADA GERAL...

12 TEORIA DA EVOLUÇÃO: PRINCÍPIOS BÁSICOS: MUTAÇÃO + SELEÇÃO NATURAL + TEMPO NÃO HÁ NECESSIDADE DE UM DEUS CRIADOR

13 O QUE VOCÊ ACHA DISSO ? QUE CONSEQUÊNCIAS ESSA TEORIA PODE TRAZER PARA O INDIVÍDUO E PARA A SOCIEDADE ? PARA REFLETIR...

14 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DA EVOLUÇÃO TEÍSTA: TENTATIVA DE UNIR OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DA TEORIA DA EVOLUÇÃO COM O DEUS CRIADOR BÍBLICO DEUS CRIOU A VIDA MAS USOU O PROCESSO DE EVOLUÇÃO NATURAL PARA TERMOS A TERRA E O UNIVERSO QUE HOJE OBSERVAMOS O CORPO DE ADÃO FOI RESULTADO DE UM PROCESSO EVOLUTIVO DE MILHÕES DE ANOS E HÁ ALGUMAS CENTENAS DE MILHARES DE ANOS ATRÁS, DEUS COLOCOU UMA ALMA DENTRO DELE PARA DIFERENCIÁ-LO DOS DEMAIS ANIMAIS.

15 UMA OLHADA GERAL... TEORIA DO CRIACIONISMO: DEUS TODO-PODEROSO CRIOU OS CÉUS E A TERRA POR MEIO DE AÇÕES ESPECÍFICAS A CRIAÇÃO FOI ESPECIAL, FEITA DO NADA E FOI INSTANTÂNEA DEUS NÃO USOU QUALQUER PROCESSO EVOLUCIONÁRIO PARA TRAZER AS COISAS À EXISTÊNCIA EXISTEM 4 PRINCIPAIS PONTOS DE VISTA DISTINTOS SOBRE A CRIAÇÃO...

16 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 1) DIAS = ERAS OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 NÃO FORAM DE 24 HORAS, FORAM ERAS GEOLÓGICAS, LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. CONSEQUENTEMENTE, A TERRA É MUITO VELHA, MAS O SER- HUMANO, CRIADO NO SEXTO DIA, É RELATIVAMENTE JOVEM.

17 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 2) DIAS SEPARADOS POR ERAS OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM DE 24 HORAS, PORÉM FORAM SEPARADOS POR ERAS GEOLÓGICAS, LONGOS PERÍODOS DE TEMPO.

18 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 3) RE-CRIAÇÃO DEUS CRIOU OS CÉUS E A TERRA PERFEITOS E, APÓS UM PERÍODO, A TERRA PASSOU A UM ESTADO DESOLADO, FICANDO TOTALMENTE SEM VIDA (SEM FORMA E VAZIA GN.1) E A RE- CRIOU (GN. 1:3-31) A DESTRUIÇÃO DOS CÉUS E TERRA ORIGINAL DEU-SE DEVIDO À REBELIÃO E QUEDA DE SATANÁS E OS ANJOS QUE O SEGUIRAM OS DIAS DA RE-CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM LITERALMENTE DE 24 HORAS

19 UMA OLHADA GERAL... CRIACIONISMO 4) PONTO DE VISTA LITERAL OS DIAS DA CRIAÇÃO DE GÊNESIS 1 FORAM LITERALMENTE DE 24 HORAS A CRIAÇÃO FOI ORIGINAL OS CÉUS E A TERRA QUE VEMOS HOJE SÃO OS MESMOS CRIADOS POR DEUS EM GÊNESIS 1 A TERRA POSSUI MILHARES E NÃO MILHÕES OU BILHÕES DE ANOS

20 UMA OLHADA GERAL... QUAL DESSES PONTOS DE VISTA VOCÊ ACHA CORRETO ? POR QUÊ ? 1) DIAS = ERAS 2) DIAS SEPARADOS POR ERAS 3) RE-CRIAÇÃO 4) PONTO DE VISTA LITERAL CRIACIONISMO:

21 DUAS POSSIBILIDADES... EVOLUÇÃO: INÍCIO DE TUDO... EXPLOSÃO ! CRIAÇÃO: INÍCIO DE TUDO... DEUS !

22 EVOLUÇÃO... BIG BANG ESTRELAS GALÁXIAS SISTEMA SOLAR VIDA CELULAR PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS PRIMATAS HOMEM 5 BILHÕES DE ANOS 600 MIL ANOS 15 BILHÕES DE ANOS

23 BIG BANG: CAOS OU ORDEM ? PARA REFLETIR...

24 EVOLUÇÃO... BIG BANG E A 2ª LEI DA TERMODINÂMICA NAS TRANSFORMAÇÕES PERDE-SE ENERGIA. A TENDÊNCIA NATURAL É O CAOS, NÃO A ORDEM, É O ENVELHECIMENTO, NÃO A RENOVAÇÃO. (SL.102:25,26)

25 EVOLUÇÃO... BIG BANG, A LÓGICA E... O QUE EXPLODIU ? SE O UNIVERSO TEVE UM COMEÇO...QUEM COMEÇOU ? A TEORIA DA SANFONA SERVE PARA QUÊ?

26

27 Charles Darwin não quis assassinar Deus, como disse certa vez. Mas ele o fez. (Revista Time) PARA REFLETIR...

28 O FEITO DE DARWIN... Abracei o ceticismo bem jovem, quando tomei conhecimento pela primeira vez da teoria de Darwin sobre a evolução.... Assim começou uma longa odisseia de afastamento da fé sincera... ( Patrick Glynn - Ph. D., Harvard (U.S.A.) e Cambridge (Inglaterra). De ateu que era, tornou-se homem de fé, guiado pela evidência da verdade que seus estudos lhe propiciaram)

29 O FEITO DE DARWIN... o maior feito de Darwin foi mostrar como o desenvolvimento da vida é resultado de um processo natural, sem qualquer necessidade de apelar a um Criador. (Francisco Ayala – Biólogo)

30 O FEITO DE DARWIN... Darwin tornou possível ao indivíduo ser um ateu intelectualmente realizado (Richard Dawkins)

31

32 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... A teoria da evolução ainda é, como era na época de Darwin, uma hipótese altamente especulativa.... (Michael Denton, biólogo molecular)

33 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... Quanto mais investigava o assunto, mais percebia como havia subestimado certos detalhes significativos, num juízo apressado. Comecei a questionar se as radicais conclusões dos Darwinistas são realmente justificadas por fatos científicos concretos. Descobri um caso de ciênciaXreligião. ( Lee Strobel)

34 MAS, HÁ CONTROVÉRSIAS... A conclusão do desígnio inteligente flui naturalmente dos próprios dados – não de livros sagrados. A hesitação da ciência em abraçar a conclusão do desígnio inteligente não tem fundamento justificável. Muitas pessoas, inclusive cientistas importantes e respeitados, simplesmente não querem que exista algo além da natureza. ( Michael Behe- Bioquímico – Un. Lehigh)

35 CRIAÇÃO... GN.1:1 ROM. 1:19-22 HB. 11:3 SL. 19:1

36 PARA CASA... ASSISTIR AO VÍDEO: "Evolution vs God" [Evolução versus Deus] - Legendado em Português PENSAR: DO QUE SE TRATA? QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS ARGUMENTOS DO ENTREVISTADOR?


Carregar ppt "EVOLUÇÃO OU GLÓRIA ?. OBJETIVOS CAPACITAR A CONFRONTAR E QUESTIONAR A TEORIA DA EVOLUÇÃO COMO FATO CIENTÍFICO COMPROVADO; DEMONSTRAR QUE É PRECISO TER."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google