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PublicouTayná Casal Alterado mais de 10 anos atrás
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Machado de Assis ( ) Nasce no Rio de Janeiro Joaquim Maria Machado de Assis. Morre em 29 de Setembro de 1908 aos 69 anos.
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Conhecendo Dom Casmurro (1899)
Narrador: A narrativa em 1ª pessoa enfatiza a liberdade temporal. Presente Passado Futuro hipotético Cotidiano do narrador Longínquos tempos míticos = Capacidade de articular diversos tempos
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O modo narrativo Foco narrativo
Dom Casmurro = Autobiografia de Bento de Albuquerque Santiago (Advogado abastardo, viúvo solitário e cinquentão circunspecto.) Foco narrativo O ponto de vista de Bento Santiago protagonista e narrador domina tudo na narrativa. Até mesmo as demais personagens não passam de projeções de sua alma. São lembranças de seu passado, que vão ressurgindo do subsolo da memória à medida que ele procura a reconstrução de si mesmo. Bento não conta objetivamente uma tragédia, apenas apresenta sua versão da vida que levara em família. (Visão pessoal e íntima)
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O narrador problemático
Através de Bento Santiago, Machado de Assis descobriu a chave para a densidade psicológica do romance e também para seu inesgotável poder de sugestão (surpresas e incógnitas): Problematiza a noção de romance convencional, pois o narrador não é um contador de histórias e sim advogado que escreve por motivos psicológicos. Questiona a noção de verdade absoluta, visto que jamais saberemos se Capitu traiu ou não o marido. Produz um dos mais belos textos da literatura, sobretudo pela capacidade de o livro suportar sempre novas e diferentes interpretações, o que se deve ao fato de ser uma obra aberta, isto é, aquela cuja estrutura deixa o essencial do significado sob a sombra de uma dúvida.
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Cosmovisão Intriga Flashback Pessimismo e humor digressivos
Dom Casmurro começa pelo fim da história. Primeiro = a solidão trágica do viúvo. Depois = o conhecimento das causas e motivos que o levaram a semelhante estado. Cosmovisão Pessimismo e humor digressivos Capítulo 9 = “A ópera” = Capítulo doutrinal = A visão de mundo segundo a qual Bento interpreta as pessoas e a vida. Cosmovisão pessimista = Causa das ações humanas = Vontade pessoal e o interesse, nunca o amor ou o desprendimento.
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Intertextualidade Ilíada de Homero (capítulo 125)
Ex: Príamo rei de Tróia, teve que beijar a mão de Aquiles, assassino de seu filho Heitor, Bento teve que proferir um discurso elogioso à beira da cova de Escobar. Otelo - Shakespeare (capítulo 135) “A vida é uma ópera” (tenor italiano Marcolini) Constantes paralelos entre a vida passada de Bento e o andamento do teatro clássico, sobretudo da peça Otelo (ciúmes e traição) Míto de Abraão e Isaac (capítulo 80) Focaliza a tradição do sacrifício humano em favor das crenças religiosas, que pode ser observada tanto em culturas politeístas, quanto no monoteísmo do Velho Testamento e no Cristianismo atual (a promessa de Dona Glória).
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Personagens Bentinho Bento Santiago = Pseudo-autor, narrador e personagem. Trata-se de uma figura um tanto esquizóide (dividido entre o passado e o presente) Capitu Personagem densa, surpreendente e estigante (infiel ou injustiçada?) Escobar Símbolo de pessoa esperta e calculista. Bentinho conhece Escobar no seminário (sugere um mistério)
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Sancha Tornou-se amiga de Capitu na escola. Casou-se com Escobar. José Dias Personagem de costumes. Representa a caricatura de um charlatão. (apresentara-se como médico homeopata sem o ser). Dona Glória Mãe de Bentinho e viúva de Pedro de Albuquerque Santiago. (santa até a morte) Tio Cosme Advogado criminalista. Irmão de Dona Glória.
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Prima Justina Viúva e quarentona, fora morar com Dona Glória por servir e ser servida. Manduca Leproso que morava perto de Bentinho. João Pádua Marido de Dona Fortunata e pai de Capitu. Funcionário público modesto. Ezequiel Albuquerque de Santiago Filho de Bento e Capitu. Quando criança, exerce no romance a mesma função do lenço posto por Iago no quarto de Desdêmona, na tragédia de Shakespeare, Otelo: a prova do adultério. Tal é a conclusão (parcialíssima) de Bento.
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Espaço O enredo se desenrola em três áreas:
Bentinho em sua casa, antes de ir para o seminário, vivendo seus encontros com Capitu e suas estratégias para escapar da profissão de padre. Bentinho no seminário, quando conhece Escobar e o visita todo fim de semana. Bentinho casado e algum tempo depois da separação. O ápice ocorre com o casamento de Bento e de Escobar, a vinda dos filhos e o início de desconfiança sobre paternidade do filho de Capitu.
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Conclusão A solidão, o lado destrutivo do amor – a capacidade do
amor, como em Otelo, de Shakespeare, de também aniquilar vidas, tanto do ser que ama quanto dos demais – são explorados aqui sob o fogo brando de uma narrativa que corrói quase imperceptivamente, assim como a vida, a cada batida do relógio, vai se escoando e sendo sugada pela morte.
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“A um bruxo com amor” Em certa casa da Rua Cosme Velho
(que se abre no vazio) venho visitar-te; e me recebes na sala trastejada com simplicidade (...) Todos os cemitérios se parecem, e não pousas em nenhum deles, mas onde a dúvida apalpa o mármore de verdade, a descobrir a fenda necessária; onde o diabo joga dama com o destino, estás sempre aí, bruxo alusivo e zombeteiro, que resolves em mim tantos enigmas. Carlos Drummond de Andrade
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