A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é? A palavra “islam” deriva da palavra árabe “salam”,que significa paz,amor,obediência,submissão. No Islam o homem deve se entregar a Deus e se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é? A palavra “islam” deriva da palavra árabe “salam”,que significa paz,amor,obediência,submissão. No Islam o homem deve se entregar a Deus e se."— Transcrição da apresentação:

1

2 O que é? A palavra “islam” deriva da palavra árabe “salam”,que significa paz,amor,obediência,submissão. No Islam o homem deve se entregar a Deus e se submeter à sua vontade em todas as áreas da vida.

3 Quem é o Muçulmano? Muçulmano é aquele que segue o Islam,que se submete a Deus. Uma pessoa que segue o Islam não pode se denominar “islâmico”.Este termo é usado apenas para coisas. E não pode também se denominar “maometano”,porque o muçulmano adora a Deus,e não Muhammad (Maomé).

4 Quem é Allah? Pensa-se erroneamente que Allah é uma divindade dos muçulmanos. A palavra Allah significa Deus em árabe.Portanto,um muçulmano adora a Deus,e não ao uma divindade chamada Allah

5 Cinco pilares do Islam O Islam é divido em 5 pilares,e estes são a sua base: - Shahada (testemunho) - Salat (oração) - Zakat (caridade) - Siam (jejum) - Hajj (peregrinação)

6 Shahada (testemunho) A Shahada nada mais é que o testemunho,ou seja testemunhar que:Não há outra Divindade além de Allah(Deus) e Muhammad é Seu mensageiro.Esse pequeno testemunho é a chave para o Islam.

7 Salat (oração) A salat é a oração,que deve ser realizada cinco vezes ao dia,no seguintes horários:alvorada,meio dia,tarde,crepúsculo e noite. O muçulmano deve se prostar e rezar em direção a Makkah (Meca),na Arábia Saudita.

8 Zakat (caridade) Zakat é a caridade,que deve ser paga para pessoas menos favorecidas.A caridade ocorre do muçulmano para o necessitado,não há intervenções de nenhum líder religioso ou da mesquita. Pode ser feita em qualquer época do ano e não é obrigatória. O muçulmano doa algo como 2,5% de tudo o que ele arrecadou no ano

9 Siam ( jejum) O Jejum acontece no Ramadan. O muçulmano nesse mês deve deixar de comer,beber qualquer tipo de líquido,fumar(que é proibido no Islam,mas se o muçulmano fuma,ele deve deixar de fumar pelo menos no Ramadan,assim como a bebida alcoólica) e ter relações sexuais durante o nascer ao pôr do sol.

10 Hajj (peregrinação) O quinto é último pilar é a peregrinação a Ka’abah,que fica em Makkah,na Arábia Saudita.A peregrinação deve ser feita pelo menos uma vez nada vida daquele que tiver condições financeiras,mentais e físicas.

11 Pilares da fé O Islam também é regido pelos pilares da fé,na qual todo o muçulmano deve crer,que são ele: - A crença em Deus Único - A crença nos Anjos - A crença nos Livros Sagrados - A crença nos profetas - A crença no dia do juízo final - A crença na predestinação

12 A crença em Deus único Um muçulmano deve crer em Deus acima de tudo.Crer que ele é o criador do universo e nós somos seus servos.Crer que ele é único que merece adoração,nada além dele deve ser E principalmente crer que Deus é uno.Sem parceiros,filhos,sexo...

13 A Crença nos Anjos Os anjos são, seres criados por Allah a partir da luz. Não possuem livre arbítrio, dedicando-se apenas a obedecer a Deus e a louvar o seu nome. O anjo mais famoso é Gabriel, que foi o intermediário entre Deus e o profeta.

14 A crença no Livros Sagrados Allah por intermédio de seus mensageiros e revelou livros para ser usados como Guia,como a Bíblia. O muçulmanos crêem nela,porém depois de tanto ser reescrita ela perdeu sua essência. O Alcorão é o mais completo e recente.Foi revelado em árabe e depois,nenhuma vírgula se modificou,permanecendo intacto.Os muçulmanos o memorizam e recitam.

15 A Crença nos Mensageiros O islam ensina que Deus revelou a sua vontade à humanidade através de profetas. Cada profeta veio com a mensagem de lembrar a humanidade sobre a existência de Deus.Dentre eles a Jesus,que os muçulmanos acreditam nele como um homem enviado a Deus,e não Seu filho,ou o Deu próprio. Muhammad foi o último dele,e veio com a mensagem do Islam para toda a humanidade.Os muçulmanos não adora aos profetas,apenas a Deus.

16 A Crença no Diz do Juízo Final Segundo as crenças islâmicas, o dia do Juízo Final é o momento em que cada ser humano será ressuscitado e julgado na presença de Deus pelas ações que praticou. Os seres humanos livres de pecado serão enviados diretamente para o Paraíso, enquanto que os pecadores devem permanecer algum tempo no Inferno, antes de poderem também entrar no Paraíso. De acordo com o Alcorão, o mundo não acabará verdadeiramente, mas sofrerá antes uma alteração profunda.

17 A Crença na Predestinação No Islam Deus foi o criador de tudo, incluindo os seres humanos. Ele já sabia, quando procedeu à criação, as características que cada elemento da sua obra teria. Assim sendo, cada coisa que acontece a uma pessoa foi determinada por Deus. Essa crença não implica a rejeição do livre arbítrio, pois o ser humano foi criado por Deus com a faculdade da razão, pelo que pode escolher entre praticar ações positivas ou negativas.

18 Alcorão O Alcorão é o eterno milagre. É o último livro de Deus enviado para orientação da humanidade, por intermédio do último Profeta, Muhammad. O Alcorão foi revelado aos poucos, durante um período de 23 anos. O Profeta recebeu a primeira revelação em 610 d.C., na caverna de Hira, em Makkah,Arábia Saudita.

19 Milagres do Alcorão No Alcorão contém versículos que falam sobre fatos científicos,que seriam impossíveis de alguém saber sobre esses fatos,naquela época,por isso são considerados milagres. Um dele é - a formação do feto. Deus diz no Alcorão: "Na verdade criamos o homem de uma essência extraída do barro. Logo fizemos que se torna uma gota de esperma dentro de um receptáculo seguro. Depois, criamos da gota de esperma um coágulo de sangue, do coágulo um embrião e deste criamos ossos, que revestimos de sangue. Em seguida, fizemos dele outra criatura.”

20 Importância do Alcorão O Alcorão rege a vida de um muçulmano.Tudo que um muçulmano preciso saber,contém no Alcorão. O Alcorão é tão importante em uma sociedade islâmica,que ele é usado no tribunal.

21 Mulher no Islam ffff Ao contrário do que muitos pensam,a mulher NÃO é considerada um ser inferior no Islam.O Islam honrou e honra ela,deixa bem claro que ela é igual o homem.Deus diz no Alcorão: “Harmonizai-vos entre elas,pois se as menosprezardes,podereis estar depreciando seres que Deus dotou de muitas virtudes” (Alcorão Sagrado 4:19)

22 Mulher no Islam O Alcorão da várias provas de como o Islam é com as mulheres: “Elas são vossas vestimentas e vós o sois delas” “Aos filhos varões corresponde uma parte do que tenham deixado os seus pais e parentes.Ás mulheres também corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes,que seja exígua ou vasta,uma quantia obrigatória” E o profeta Muhammad,também incentivava os bons tratos para com as mulheres: “A mulher foi feita da costela do homem, não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada.”

23 Roupa da mulher Muçulmana Deus diz no alcorão “Ó profeta,dize a tuas esposas,tuas filhas e ás mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas mantas;isso é mais conveniente para que distingam das demais e não sejam molestadas;sabei que Deus é Indulgente,Misericordiossímo” Ou seja,foi a partir desse versículo que Deus,aconselhou as mulheres a se cobrirem. A muçulmana NÃO é forçada a se cobrir,isso é uma decisão que parte dela,sabendo que o mais aconselhável é se cobrir.

24 Porque se cobrir? Hoje,o grande mal do mundo é o nudismo.É comum vermos mulheres andando semi-nuas,vendendo seus corpos por dinheiro,sem o menor respeito. A inteligência ficou de lado,o importante agora é a beleza.Mulheres que não tem o padrão de beleza,são “descartadas” e trocadas por outras mais bonitas.

25 Porque se cobrir? No islam se a mulher tem um papel na sociedade;seja como mãe,filha,esposa... O vestuário islâmico confere a liberdade,facilitando a movimentação dela,sem que ela seja observada como um pedaço de carne. É de profunda ignorância pensa que a roupa islâmica aprisiona a mulher.A roupa islâmica faz a mulher se reconhecida pelo o que ela é,e não pela sua aparência.

26 Tipos de roupas islâmicas Ao contrário do que a maioria pensa,existem várias roupas islâmicas. Chamar as roupas islâmicas de “burqa” é errado,porque cada roupa possui seu nome. E além do mais,a “burqa” não é uma roupa islâmica,e sim uma questão política do Afeganistão.

27 HIJAB NIQAB

28 JILBAB ABAYA

29 KHIMAR CHADOR

30 Mesquita na Malásia Mesquita al-Haram,em Makkah,Arábia Saudita Mesquitas

31 Mesquita al- Nabiwi,em Madina,Arábia Saudita

32 Mesquita al-Haram,em Makkah,Arábia Saudita

33


Carregar ppt "O que é? A palavra “islam” deriva da palavra árabe “salam”,que significa paz,amor,obediência,submissão. No Islam o homem deve se entregar a Deus e se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google