A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER VETERINÁRIA DO CRMV-RS Vera Lúcia Machado da Silva CRMV-RS 3108 Coordenadora.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER VETERINÁRIA DO CRMV-RS Vera Lúcia Machado da Silva CRMV-RS 3108 Coordenadora."— Transcrição da apresentação:

1 COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER VETERINÁRIA DO CRMV-RS Vera Lúcia Machado da Silva CRMV-RS 3108 Coordenadora

2 A Medicina Veterinária no Mundo A Medicina Veterinária no Mundo 1ª escola:França(Lyon)-Criada pelo hipologista e advogado francês Claude Bougerlat através do Édito real –Rei Luiz XV em 04 de Agosto de 1761 e com 8 alunos iniciou em 19 de fevereiro de ª escola:França(Lyon)-Criada pelo hipologista e advogado francês Claude Bougerlat através do Édito real –Rei Luiz XV em 04 de Agosto de 1761 e com 8 alunos iniciou em 19 de fevereiro de ª escola:França Escola de Alfort em Paris ª escola:França Escola de Alfort em Paris-1766

3 1768-Áustria (Viena) 1768-Áustria (Viena) 1769-Itália (Turim) 1769-Itália (Turim) 1773-Dinamarca (Copenhague) 1773-Dinamarca (Copenhague) 1791-Inglaterra (Londres) 1791-Inglaterra (Londres) 1792-Espanha (Madri) 1792-Espanha (Madri) 1883-Argentina (Buenos Aires) Universidade de La PLata 1883-Argentina (Buenos Aires) Universidade de La PLata (1ª escola vet. da America do Sul)

4 BRASIL: BRASIL: 1ª escola- 06 de janeiro de 1910-criada a Escola Veterinária do Exército (Dec.nº ) 1ª escola- 06 de janeiro de 1910-criada a Escola Veterinária do Exército (Dec.nº ) -aberta em 17/07/1914-(RJ) -aberta em 17/07/1914-(RJ) 2ª escola- 20 de outubro de 1910-Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Dec.nº8.919) 2ª escola- 20 de outubro de 1910-Escola Superior de Agricultura e Medicina Veterinária (Dec.nº8.919) -aberta em 04 de julho de 1913-(RJ) -aberta em 04 de julho de 1913-(RJ)

5 09 de setembro de 1933-Presidente Getúlio Vargas através do Dec.nº normatiza os campos de atuação e confere atividades privativas ao med. vet. 09 de setembro de 1933-Presidente Getúlio Vargas através do Dec.nº normatiza os campos de atuação e confere atividades privativas ao med. vet. Dia do Medico Veterinário Dia do Medico Veterinário 23 de outubro de Lei Cria os Conselhos e transfere para a própria classe a função de fiscalização do exercício profissional. 23 de outubro de Lei Cria os Conselhos e transfere para a própria classe a função de fiscalização do exercício profissional.

6 MULHERES VETERINÁRIAS NO MUNDO: INGLATERRA: INGLATERRA: Dra. Aleen Cust ( ) Dra. Aleen Cust ( ) Foi a primeira mulher inglesa a se formar em Med. Veterinária. Diplomou-se em 1897 (Veterinary Collegy – Edinburgh) porém as leis e os preconceitos da época só permitiram que seu diploma fosse reconhecido pela RCCV (Royal Collegy of Veterinary Surgeons) em dezembro de 1922 aos 54 anos de idade !!!!

7

8 FRANÇA E SUÉCIA: FRANÇA E SUÉCIA: permitem que mulheres se matriculem no curso de Medicina Humana permitem que mulheres se matriculem no curso de Medicina Humana Diploma-se a Primeira Mulher. (nacionalidade Russa) -21 anos após a fundação do curso Diploma-se a Primeira Mulher. (nacionalidade Russa) -21 anos após a fundação do curso ª Mulher a diplomar-se (primeira de nacionalidade francesa) ª Mulher a diplomar-se (primeira de nacionalidade francesa).

9 ESTADOS UNIDOS: ESTADOS UNIDOS: 1900-inscrição das primeiras mulheres no New York Veterinary College inscrição das primeiras mulheres no New York Veterinary College primeira americana a diplomar-se Dra MIGNON NICHOLSON primeira americana a diplomar-se Dra MIGNON NICHOLSON segunda americana a diplomar-se Dra.ELINOR McGRATH (Chicago Veterinary College) que foi também a primeira veterinária membro oficial da Associação Norte Americana de Med. Veterinária segunda americana a diplomar-se Dra.ELINOR McGRATH (Chicago Veterinary College) que foi também a primeira veterinária membro oficial da Associação Norte Americana de Med. Veterinária. Atualmente: 60 mil profissionais dos quais 56% são homens e 43,5% são mulheres. Atualmente: 60 mil profissionais dos quais 56% são homens e 43,5% são mulheres.

10 BRASIL BRASIL 1ª mulher a diplomar-se em Zooiatria foi a Dra NAIR EUGENIA LOBO (1929) - outorgado pela antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária hoje UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 1ª mulher a diplomar-se em Zooiatria foi a Dra NAIR EUGENIA LOBO (1929) - outorgado pela antiga Escola Superior de Agricultura e Veterinária hoje UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

11 Dra VIRGINIE BUFF DAPICE - Apresentou o primeiro projeto do Código de Ética Profissional em 1950 no V Congresso Brasileiro de Med. Vet. Dra VIRGINIE BUFF DAPICE - Apresentou o primeiro projeto do Código de Ética Profissional em 1950 no V Congresso Brasileiro de Med. Vet. Foi presidente e fundadora da IWA- Internacional Womens Auxiliary to the Veterinary Professione da Associação Brasileira das Senhoras dos Médicos Veterinários ( entidade que se multiplicou pelo país, tratava da parte social dos congressos e auxiliava alunos carentes). Foi presidente e fundadora da IWA- Internacional Womens Auxiliary to the Veterinary Professione da Associação Brasileira das Senhoras dos Médicos Veterinários ( entidade que se multiplicou pelo país, tratava da parte social dos congressos e auxiliava alunos carentes).

12 1961 – ABCAR- Associação Brasileira de Crédito Rural – Haviam 8 escolas com 97 Med. Vet. formados e apenas duas mulheres – ABCAR- Associação Brasileira de Crédito Rural – Haviam 8 escolas com 97 Med. Vet. formados e apenas duas mulheres CFMV- publica oEnsino de Graduação em Med. Vet no Brasilonde constatou que dos 1921 docentes em atuação (40 cursos pesquisados) 606 (32%) eram mulheres CFMV- publica oEnsino de Graduação em Med. Vet no Brasilonde constatou que dos 1921 docentes em atuação (40 cursos pesquisados) 606 (32%) eram mulheres.

13 09 de setembro de Fundada a Academia Brasileira de Med. Vet. com três mulheres: 09 de setembro de Fundada a Academia Brasileira de Med. Vet. com três mulheres: Dra.Wilma de Albuquerque-Bahia Dra.Wilma de Albuquerque-Bahia Dra. Mitika Hagiwara –São Paulo Dra. Mitika Hagiwara –São Paulo Dra Eliane Keidmann- Rio Grande do Sul Dra Eliane Keidmann- Rio Grande do Sul 1980-acentuada presença feminina 1980-acentuada presença feminina Fascínio pela clínica de pequenos animais Fascínio pela clínica de pequenos animais Abertura de inúmeras faculdades particulares Abertura de inúmeras faculdades particulares Grande número de mulheres no mercado de trabalho. Grande número de mulheres no mercado de trabalho.

14 RIO GRANDE DO SUL: RIO GRANDE DO SUL: Dra. Elinor Fortes Dra. Elinor Fortes Diplomou-se em 01 de dezembro de 1952 Diplomou-se em 01 de dezembro de 1952 Inscreveu-se no CRMV -1 em 15 de novembro de 1969 Inscreveu-se no CRMV -1 em 15 de novembro de 1969 Membro da Academia Rio-Grandense de Med. Vet. Membro da Academia Rio-Grandense de Med. Vet.

15 Número de mulheres Médicas Veterinárias inscritas no CRMV/RS ultrapassa o de homens Número de mulheres Médicas Veterinárias inscritas no CRMV/RS ultrapassa o de homens CRMV/RS- Comissão Especial da Mulher Veterinária cujo principal objetivo é discutir questões de gênero CRMV/RS- Comissão Especial da Mulher Veterinária cujo principal objetivo é discutir questões de gênero.

16 A FEMINIZAÇÃO DA MEDICINA VETERINÁRIA Vera Lúcia Machado da Silva CRMV-RS 3108

17 IDENTIFICAR CARACTERÍSTICAS DIFERENCIAIS E PECULIARES DE HOMENS E MULHERES NA PRÁTICA DA MEDICINA VETERINÁRIA MANIFESTAÇÕES DE DISCRIMINAÇÕES DE GÊNERO. MANIFESTAÇÕES DE DISCRIMINAÇÕES DE GÊNERO. PRECONCEITOS QUANTO AO TRABALHO DA MULHER. PRECONCEITOS QUANTO AO TRABALHO DA MULHER. INTERFACES ENTRE A VIDA DOMÉSTICA E PROFISSIONAL. INTERFACES ENTRE A VIDA DOMÉSTICA E PROFISSIONAL.

18 OS PRIMÓRDIOS DA PROFISSÃO REVELAM UM ELEVADO CONTINGENTE MASCULINO DIANTE DE UM INEXPRESSIVO NÚMERO DE MULHERES. OS PRIMÓRDIOS DA PROFISSÃO REVELAM UM ELEVADO CONTINGENTE MASCULINO DIANTE DE UM INEXPRESSIVO NÚMERO DE MULHERES. ELEVAÇÃO E EQUIDADE DA QUANTIDADE DE NOVOS PROFISSIONAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. ELEVAÇÃO E EQUIDADE DA QUANTIDADE DE NOVOS PROFISSIONAIS NAS ÚLTIMAS DÉCADAS.

19

20

21 RELAÇÃO DE HOMENS E MULHERES INSCRITOS NOS CONSELHOS REGIONAIS RSMGPAPBPRRJROSE HMHMHMHMHMHMHMHM

22

23

24 CRMV HOMENS MULHERESTOTAL RS AC AL AM AP BA CE DF GO MA 1255 MG MS MT PA PB PR RJ RN RO RR SC SE SP

25

26 Reflexões MELHORES CARGOS COM OS HOMENS? MELHORES CARGOS COM OS HOMENS? DIFERENÇAS SALARIAIS PARA A MESMA FUNÇÃO? DIFERENÇAS SALARIAIS PARA A MESMA FUNÇÃO? DIRETORIA DE ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS ? DIRETORIA DE ÓRGÃOS REPRESENTATIVOS ? DISCUSSÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE LIDERANÇA. DISCUSSÃO DA IGUALDADE ENTRE HOMENS E MULHERES NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE LIDERANÇA.

27 Unifem Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher ONU - estabelece 15 Metas para Desenvolvimento do Milênio prazo ONU - estabelece 15 Metas para Desenvolvimento do Milênio prazo 2015 Inês Ubaldi –Diretora Executiva –dados relacionados à falta de igualdade de gênero e empobrecimento das Mulheres. Inês Ubaldi –Diretora Executiva –dados relacionados à falta de igualdade de gênero e empobrecimento das Mulheres. Relatório :Progresso das Mulheres do Mundo 2008/2009 Relatório :Progresso das Mulheres do Mundo 2008/2009 Quem Responde às Mulheres? GÊNERO E RESPONSABILIZAÇÃO Quem Responde às Mulheres? GÊNERO E RESPONSABILIZAÇÃO


Carregar ppt "COMISSÃO ESPECIAL DA MULHER VETERINÁRIA DO CRMV-RS Vera Lúcia Machado da Silva CRMV-RS 3108 Coordenadora."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google