A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO."— Transcrição da apresentação:

1 PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO.

2 Objetivo: Identificar o número de casos de drogas lícitas e ilícitas envolvidos no contexto familiar das vítimas e agressores atendidos pela equipe interdisciplinar da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

3 Universo da pesquisa: Dos 2082 processos vigentes na Vara: 345 foram analisados, especificamente os que passaram pelo atendimento com a equipe interdisciplinar.

4 Metodologia: A pesquisa foi realizada por meio de levantamento de dados coletados na ficha socioeconômica, a qual é preenchida durante o atendimento psicossocial realizado pela equipe interdisciplinar.

5 Período: Processos que passaram pela equipe entre junho de 2010 a abril de 2011.

6

7

8 Observação: É importante esclarecer que em uma mesma família, há o consumo de 02 ou 03 drogas por parte da mesma pessoa, por exemplo, F.S.M.G. declarou há 15 anos eu fumo maconha, crack e bebo diariamente, isso acabou com a minha família e com o meu casamento, agora estou sem a minha esposa e sem os meus filhos, voltei a morar na casa do meu pai, porque não tinha para onde ir. (dependente químico atendido pela equipe interdisciplinar).

9

10

11

12

13 Conclusão: Pode-se comprovar que as drogas é o principal fator desencadeante da violência doméstica, já que 43% das agressões resultam do uso indevido das drogas lícitas e ilícitas por parte do agressor ou da própria vítima. Porém, as mulheres vítimas de violência doméstica não podem, dentro dessa ótica, desistir das denúncias, já que ela considera as drogas como a culpada e não o violentador. Pois, elas acreditam que, quando sóbrio, o ciclo de violência pode cessar.

14 Reflexão: Diga não às Drogas, diga sim a Vida, injete na sua veia Paz, Amor e Alegria (Música: Valberto Santana)

15 Obrigada! Mara Cleide O. dos Santos Assistente Social Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher


Carregar ppt "PESQUISA: A expansão das Drogas na Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher na Comarca de Palmas/TO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google