A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)"— Transcrição da apresentação:

1 Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)

2 - Consistem, essencialmente, na abstinência de relações sexuais durante o período fértil do ciclo da mulher. Podendo-se determinar de 3 formas o período de abstinência da mulher, existindo um outro método natural para que não ocorra fecundação.

3 Método do Calendário - Baseia-se no tempo de sobrevivência dos gâmetas para que se determine o período fértil; -A mulher deve marcar num calendário quantos dias se passam entre uma menstruação e outra, fazendo-o durante cerca de um ano; - Se a mulher possuir um ciclo menstrual regular, de 28 dias a contagem do seu período fértil é determinado da seguinte maneira: = – 11= 17 O período fértil será entre o 10º e o 17º dia, inclusive - Para o caso de ter um ciclo irregular de 25 dias a 30 dias a contagem é feita da seguinte maneira: = 7 30 – 11= 19 O período fértil será entre o 7º e o 19º dia, inclusive

4 Vantagens: -Este método favorece o conhecimento dos períodos de menstruação e fertilidade de cada mulher; - Não apresenta efeitos secundários.

5 Desvantagens: · Este método exige disciplina da mulher nas anotações mensais de seu ciclo menstrual e necessita de abstinência ou uso de preservativo nos dias férteis; - Não deve ser utilizado no período em que a mulher estiver a amamentar, pois a menstruação desregula bem como o período fértil; -Não previne contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis; -- Não é recomendado para adolescentes, pois podem ocorrer falhas e consequente gravidez.

6 Temperatura Basal Corporal - Através da medição da Temperatura Basal Corporal da mulher (através da boca, recto ou vagina) podemos estabelecer uma fase fértil e uma fase infértil; - Para estabelecer estas fases, registam-se as temperaturas diariamente num gráfico e analisam- se as variações de temperatura.

7 Temperatura Basal Corporal -Gráfico-

8 Temperatura Basal Corporal -Vantagens e Desvantagens- A variação da temperatura corporal não se dever unicamente à ovulação; Necessidade de se conhecer bem o corpo e as suas variações de temperatura; Necessidade de registar a temperatura todos os dias.

9 Método do muco cervical ou de Billings

10 O que é o método de Billings? - É um método contraceptivo, em que a mulher identifica o seu período fértil, com base nas propriedades visco-elásticas de um muco produzido pelo útero e que escorre pela vagina.

11 História - Dr. John J. Billings, médico neurologista e membro da Universidade de Melbourne (Austrália), quis descobrir um método que pudesse com alguma fiabilidade descobrir o período fértil de uma mulher; - Após alguma pesquisa reparou que havia alguma informação sobre o muco cervical e investigou melhor sobre o assunto de modo a que, após experimentação, estabeleceu medidas padrão de elasticidade do muco cervical.

12

13

14 Coitus Interruptus - Coitus interruptus, também conhecido como coito interrompido, é um método contraceptivo, no qual o homem retira o seu pénis da vagina da mulher, durante o acto sexual, antes da ejaculação.

15 Vantagens: Pode ser utilizado por casais que não têm acesso a outros métodos contraceptivos, ou que têm alguma objecção ao seu uso; Permite evitar os efeitos adversos dos contraceptivos hormonais; Não tem custos monetários directos; Não requer dispositivos artificiais; Pode ser praticado sem prescrição ou consulta médica; Não provoca barreiras à estimulação sexual.

16 Desvantagens: Comparado com outros métodos contraceptivos, tais como DIUs, preservativos ou contraceptivos hormonais, coitus interruptus é menos eficaz a prevenir a gravidez; Também não previne quaisquer DST; O método pode provocar alguma frustração e insatisfação na relação sexual do casal; É considerado como causa de alguns problemas sexuais, tais como: ejaculação precoce e disfunção eréctil (ver blog: aegt.wordpress.com)

17 Bibliografia: do_calendario.htm do_calendario.htm us us s/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_t rab/metodcontracnatur.htm s/trab_estudantes/cienciasnaturais/ciencias_t rab/metodcontracnatur.htm


Carregar ppt "Métodos Contraceptivos Naturais (ou de abstinência periódica)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google