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2 O que é Marketing? 1. Você vê uma mulher numa festa. Você vai até ela e diz: "Eu sou FODA." Isto é Marketing Direto. 2. Você está numa festa com um grupo de amigos e vê uma mulher. Um de seus amigos vai até ela e, apontando para você, ele diz: "Ele é FODA" Isto é Publicidade. 3. Você vê uma mulher numa festa. Você vai até ela e consegue o seu telefone. Você liga no dia seguinte e diz: "Oi! Eu sou FODA !" Isto é Telemarketing. 4. Você vê uma mulher numa festa. Você se levanta,ajeita o cabelo, vai até ela e diz: "Com licença." e ajeita a alcinha do vestido dela, roçando de leve no seu braço e conclui: "A propósito, eu sou FODA." Isto é Relações Públicas. 5. Você está numa festa. Uma mulher se aproxima de você e diz; "Me disseram que você é FODA." Isto é Reconhecimento de Marca. 6. Você está numa festa e vê uma mulher. Você a convence a ir para casa com seu melhor amigo. Isto é Representação de Vendas. 7. Seu amigo não a satisfaz e ela liga para você. Isto é Suporte Técnico. 8. Você está indo a uma festa quando você se dá conta que poderia haver um monte de mulheres em cada uma das casas pelas quais você está passando. Você sai do carro e do meio da rua grita bem alto: "EU SOU FODA!" Isto é Spam...

3 Marketing O que é? Como funciona? O que ele come?

4 O que estudaremos Conceitos de Marketing: teoria e evoluçãoAdministração de MarketingComposto de Marketing 4 P’s, 4 C’s e 4 A’sAmbiente de Marketing, Micro e MacroambienteComportamento do ConsumidorDecisão de CompraSegmentação e demandaEstratégias de PosicionamentoCiclo de vida do produtoNovos produtos e serviços

5 O que estudaremos Marketing e Estratégia de PreçosMix de preço/produtoDistribuição e CanaisEstratégias de ComunicaçãoOrçamentoMarketing GlobalMarketing Socialmente Responsável

6 Eles tão “fazeno maqueti” !!!! Marketing: Conjunto de atividades empresariais Que visa à satisfação das necessidades e desejos, de um ou vários mercados, Através da oferta de produtos e serviços Por meio de um processos de troca. Kotler

7 Pirâmide de Maslow

8 Necessidades Sensação de falta de algo Conhecer e identificar as necessidades. Desenvolver produtos que satisfaçam essas necessidades.

9 Desejos

10 Mercado Mercado geográfico – espaço físico – Ex: Rio, São Paulo, zona leste Mercado demográfico – universo de pessoas – Ex: empresas, animais, blogueiros Segmentando o Mercado Fracionar o mercado – Ex: mulheres de 15 a 25 anos – Ex: homens 13 a 25, classe A e B

11 Tipos de Mercado Mercado Consumidor – Consumo de massa Procuram estabelecer um conceito de marca superior através da propaganda. Mercado Empresarial – Vendem bens de serviço para outras empresas. Procuram estabelecer um conceito de preço, confiança e qualidade Mercado sem fins lucrativos e governamental (terceiro setor) – Vendem produtos à organizações sem fins lucrativos. Procuram estabelecer o menor preço (concorrência)

12 Demanda Quando um mercado é atraente para empresa ele deve ser avaliado quantitativamente. Isso se faz verificando seu TAMANHO e POTENCIALIDADES

13 Demanda Conceito Demanda é o volume de determinado produto que será adquirido por um grupo definido de pessoas, em uma área geográfica delimitada em certo período de tempo, sob o esforço de determinado esforço de marketing.

14 Tipos de Demanda Demanda negativa parcela do significativa do público não gosta do produto –Ex: vacinas, dentista, vasectomia Demanda inexistente público não conhece ou não está interessado. –Ex: novos tipos de semente, curso de línguas. Demanda latente público tem uma necessidade não atendida pelo mercado –Ex: carros mais econômicos, emagrecer comendo Demanda em declínio desinteresse do público –Ex: igrejas católicas, locadoras Demanda irregular variações sazonais –Ex: transporte coletivo, pontos turísticos, sorvete Demanda plena a empresa está satisfeita com o volume de vendas –Ex: Mc Donalds, Rede Globo Demanda excessiva quando a empresa não consegue atender a demanda –Ex: lojas no natal, shows Demanda indesejada quando o produto faz mal aos consumidores ou há um desestímulo da sociedade. –Ex: cigarros, drogas, álcool, armas, filmes pornográficos

15 Segmentação de Mercado Nem todo mundo gosta de Coca-Cola. Por isso o marketing traça um perfil das pessoas que provavelmente comprarão o produto que eles querem vender. Ex: Automóveis Volvo (segurança) Louis Vuitton (estilo) Lancome (qualidade) + exemplos

16 Relação entre Setor e Mercado SETOR Conjunto de vendedores SETOR Conjunto de vendedores MERCADO Conjunto de compradores MERCADO Conjunto de compradores COMUNICAÇÃO INFORMAÇÃO BENS / SERVIÇOS $$$ DINHEIRO $$$

17 4 Pilares do Marketing 4P’s Produto Preço Praça (distribuição) Promoção 4C’s Cliente (solução para o cliente) Custo (para o cliente) Conveniência Comunicação


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