A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Alana Mendes  Aline Batista  Jennifer Neves  Lorena Cortezão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Alana Mendes  Aline Batista  Jennifer Neves  Lorena Cortezão."— Transcrição da apresentação:

1  Alana Mendes  Aline Batista  Jennifer Neves  Lorena Cortezão

2 A palavra “Bárbaro”é de origem grega, com sentindo inicial de “gago” e “balbuciante”. Período das Migrações: século IV e V; As Migrações ocorreram na Europa, envolveram os grupos de diferentes origens,saqueando e ocupando as cidades do Império Romano

3 Os Bárbaros contribuíram para a formação étnica, cultural, linguística e religiosa do Ocidente. A relação entre romanos e bárbaros inicialmente foi pacífica. Guerreiros germânicos: guardas pessoais dos Imperadores. As estruturas Políticas Socioeconomicas do Império entraram em colapso.

4

5 Em 375, os Hunos investiram contra os ostrogodos, estabelecidos entre os rios Don e Dniester; No ano seguinte atacaram os visigodos que ocupavam a atual Romênia. Posteriormente invadiram o centro da Europa expulsando numerosos povos Germânicos.

6

7 Em 451, os Hunos tendo como comandante Átila, foram vencidos na Gália pelos Romanos tendo como apoio os guerreiros visigodos. A ruralização e a fragmentação do poder político contribuiram para a formação dos reinos bárbaros e para o desenvolvimento das instituições feudais.

8 Eram guerreiros ferozes ainda mais temivéis que os gauleseis. A vida social centrava-se na família ou clã, A base de toda estrutura social residia no “sippe”. A economia baseava-se na agricultura e pecuária, que era desepenhada pela familia.

9 A metalúrgia desempenhou um papel importante na sociedade germânica com a fabricação de armas, barcos e carros de combate. Os aspectos culturais e religiosos estavam diretamente vinculados ao espírito guerreiro da sociedade.

10 Inicia-se na segunda metade do século V até a primeira metade do IV. Surge novo modelo de organização sociopolítico. Período de retrocesso cultural a “idade das trevas”. Em 476, ocorreu a deposição do imperador Rômulo Augústulo.

11 Em 1453, ocorreu a conquista da cidade Constantinopla que marcou o fim da Idade Média.

12 As migrações das tribos dos Francos para o norte da Gália, ocorreram no século V. O rei Clóvis favoreceu o processo de ruralização da Europa Ocidental, A Dinastia merovíngia entregou seu poder efetivo a um grupo de altos funcionários, prefeitos do palácio.

13 A origem Sacro Império Germânico, Carlos Magno e o Renascimento Carolíngio, Com a morte de Carlos Magno houve da decadência socieconomica do império. Ocorreu em 843 o Tratado de Verdun. No século IX e XI houve a ocupação da Inglaterra, Irlanda e domínios carolínios pelos “vikings”.

14

15 O feudalismo é um sistema de organização econômica, social e política baseado nos vínculos de homens a homens. A partir do século IX surge o feudalismo com as seguintes características: 1.expansão do trabalho servil, 2.fortalecimento do poder dos nobres, 3.consagração das relações de dependência e fidelidade no meio aristocrático.

16 Feudo significa um bem ou um direito cedido a alguém em troca de fidelidade e várias obrigações, Aquele que cedia o bem se tornava “suserano” Aquele que recebia passava a ser “vassalo”

17 O Feudo dividia-se em três partes: 1.Manso senhorial, 2. Manso servil, 3. Manso comum.

18 O feudalismo resultou da combinação de instituições romanas e tradições germânicas:  colonato  comitatus e beneficium

19 A sociedade Feudal está dividida em três ordens:  Clero  Nobreza  Camponeses.

20 BRAICK, Patricía Ramos. A História das cavernas ao Terceiro Milênio, volume único. 3 ed. Reform. e atual. São Paulo: Moderna, 2007.

21


Carregar ppt " Alana Mendes  Aline Batista  Jennifer Neves  Lorena Cortezão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google