A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

2 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para as questões médicas do envelhecimento que se ocupa do estudo das doenças, dos distúrbios provocados em idosos e seu tratamento.

3 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERIATRIA Geriatria é o ramo da medicina que se dedica ao idoso, ocupando-se não só da prevenção, do diagnostico e do tratamento das suas doenças agudas e crônicas, mas também da sua recuperação funcional e reinserção na sociedade.

4 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERONTOLOGIA: Ciência que estuda o envelhecimento como processo de seus aspectos biopsicosociais, de forma a tentar manter um nível ótimo de vida e de funcionamento, levando a vida a ser mais significativa, com qualidade e novas expectativas.

5 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA ENVELHECIMENTO Fenômeno comum do processo de vida que, assim como a infância, adolescência e a maturidade, é marcada por mudanças biopsicosociais específicas, associadas a passagem do tempo.

6 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE Etapa da vida que segue a maturidade e que apresenta efeitos específicos sobre o organismo do homem, em razão do passar dos anos.

7 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE CRONOLÓGICA -60 anos para países em desenvolvimento (OMS) - 65 anos de idade em países desenvolvidos

8 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE SOCIOLÓGICA É a velhice imposta pela sociedade, varia com o quadro cultural, condições de vida e trabalho.

9 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE BIOLÓGICA É um processo contínuo durante a vida, onde há modificações morfológicas e fisiológicas

10 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA VELHICE PSICOLÓGICA É a velhice compatível com as capacidades intelectuais da pessoa

11 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA SENESCÊNCIA Processo de envelhecimento (normal) que resulta do somatório de alterações orgânicas, funcionais e psicológicas do envelhecimento.

12 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA SENILIDADE Define uma velhice patológica caracterizada por disfunções orgânicas, modificações somáticas, limitações, debilitação psíquica e enfraquecimento cerebral

13 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA EUGERIA Alterações fisiológicas associadas ao envelhecimento, ou envelhecimento primário

14 CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA PATOGERIA Alterações provocadas por doenças no idoso, ou envelhecimento secundário

15 Não importa a idade Terceira idade, idade da sabedoria e da experiência! Vida que merece ser vivida, Não importa a idade. Terceira idade, vida que merece ser bem vivida, curtida. Vida que merece respeito, carinho e atenção De todos que um dia, também lá, chegarão. Vida que exige família, renda, saúde e educação. Moradia, ocupação e diversão. Com Deus sempre presente em cada coração Para que a vida seja vivida com dignidade e satisfação. Terceira idade, por que não aceitá-la? Por que não enfrentá-la? Por que deixá-la passar se cada estação da vida Tem o seu perfume, o seu encanto E a sua luz que faz a vida brilhar? É preciso ter sempre consigo a esperança E a vontade de lutar Pelo direito à vida, que é sagrado, mas que é necessário conquistar. Terceira idade, vida que merece respeito, carinho e atenção De todos que um dia, também lá, chegarão.

16 Precisamos, pois, sensibilizar com mais fervor Família, poderes públicos e sociedade para que entendam Que não basta fazer leis, se na prática, esquecem de aplicar. Que não basta falar de amor, solidariedade e atenção Se os que estão na terceira idade, Ainda sofrem o peso da discriminação, Do desrespeito e o não reconhecimento do seu valor Como gente, cidadão. Não importa a idade, Cada estação da vida merece ser vivida com dignidade E satisfação. Terceira idade, caminhemos de mãos dadas Envolvendo crianças, jovens e adultos, Família, poderes públicos e sociedade Buscando construir coletivamente O sonho de uma realidade, Para que a pessoa idosa seja vista como gente E não como um fardo a ser carregado. Seja vista como cidadã que pensa e pode ser útil e competente Se a sua vida for com dignidade preservada. Terceira idade, vida que merece ser vivida, não importa a idade. Liduina Felipe de Mendonça Fernandes Mossoró - RN


Carregar ppt "CONCEITOS BÁSICOS DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA. CONCEITOS BÁSICOS EM GERONTOLOGIA GERO = Velho LOGIA = Estudo GERIATRIA Parte da gerontologia voltada para."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google