A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE: DA DECODIFICAÇÃO À LEITURA CRÍTICA Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE: DA DECODIFICAÇÃO À LEITURA CRÍTICA Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE: DA DECODIFICAÇÃO À LEITURA CRÍTICA Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)

2 NÍVEIS DE LEITURA DE UM TEXTO

3 Etapas de análise de texto: análise textual: uma primeira leitura através de uma visão panorâmica. O leitor busca esclarecimentos para melhor compreensão do texto: a)dados a respeito do autor do texto; b)estudo do vocabulário; c)esquematização do texto; d) resumo do texto com as ideias mais relevantes análise textual: uma primeira leitura através de uma visão panorâmica. O leitor busca esclarecimentos para melhor compreensão do texto: a)dados a respeito do autor do texto; b)estudo do vocabulário; c)esquematização do texto; d) resumo do texto com as ideias mais relevantes

4 Análise temática : é a etapa em que se procura ouvir o autor, apreender, sem intervir nele, o conteúdo da mensagem. Perguntas ao texto: de que fala o texto? como o texto está problematizado? Que ideias secundárias são apresentadas ao tema central?

5 Análise interpretativa: interpretar, em sentido restrito, é tomar uma posição própria a respeito das ideias enunciadas, é ler nas entrelinhas. Nessa etapa, que é a mais difícil e delicada, o leitor estará realizando uma leitura crítica.

6 Como garantir um bom resultado durante a leitura de um texto? 1º PASSO: Delimitar a unidade de leitura (seleção) Separa-se um capítulo, uma seção ou qualquer outra subdivisão, ou seja, o leitor se atém apenas à parte do conteúdo que lhe interessa. 1º PASSO: Delimitar a unidade de leitura (seleção) Separa-se um capítulo, uma seção ou qualquer outra subdivisão, ou seja, o leitor se atém apenas à parte do conteúdo que lhe interessa.

7 2º PASSO: Identificar o tema do texto Do que trata o texto? qual seria o seu foco principal (assunto em torno do qual as informações se organizam)? Qual o grau de conhecimento que tenho sobre esse tema: alto (que me permita avaliar o que está dito no texto a ser lido); médio (posso obter informações ainda ignoradas); baixo (em que é difícil julgar a qualidade das informações oferecidas pelo texto?). Do que trata o texto? qual seria o seu foco principal (assunto em torno do qual as informações se organizam)? Qual o grau de conhecimento que tenho sobre esse tema: alto (que me permita avaliar o que está dito no texto a ser lido); médio (posso obter informações ainda ignoradas); baixo (em que é difícil julgar a qualidade das informações oferecidas pelo texto?).

8 3º PASSO: Localizar o texto no tempo e no espaço Perguntas ao texto: quem é o seu autor? quando o escreveu? quais as condições da época em que produziu sua obra? quais as principais características de seu pensamento? quais as influências que recebeu e também exerceu? Perguntas ao texto: quem é o seu autor? quando o escreveu? quais as condições da época em que produziu sua obra? quais as principais características de seu pensamento? quais as influências que recebeu e também exerceu?

9 4º PASSO: Elaborar uma síntese do texto Fazer uma seleção e uma organização dos elementos mais importantes do texto, estabelecendo um critério de relevância ( o que é mais importante? O que é menos importante?)

10 5º PASSO: Organizar as próprias ideias com relação aos elementos relevantes O leitor assume um posicionamento em relação às ideias do texto e, com base nos conhecimentos prévios, adota uma posição em relação às novas informações: concorda com elas? discorda delas? por quê? O leitor assume um posicionamento em relação às ideias do texto e, com base nos conhecimentos prévios, adota uma posição em relação às novas informações: concorda com elas? discorda delas? por quê?

11 6º PASSO: Demonstrar capacidade para interpretar dados e fatos apresentados o leitor deverá construir uma resposta para a seguinte pergunta: que sentido faz o que eu acabei de ler?

12 7º PASSO: apropriação do texto lido Nessa fase conclusiva o texto permite que se construa um novo conhecimento acerca da questão tematizada.

13 Em síntese: 5 elementos que todo leitor dever ser capaz de identificar no texto:

14 TEMA – ideia central ou assunto tratado pelo autor, o fenômeno que se discute no decorrer do texto; PROBLEMA – aquilo que “provocou” o autor, isto é, pode ser visto como o questionamento de motivação do autor; TESE: a ideia de afirmação do autor a respeito do assunto. O que o autor fala sobre esse tema? Que posição assume, que ideia defende? O que quer demonstrar? OBJETIVO – a finalidade que o autor busca atingir. O objetivo pode estar implícito ou explícito no texto; IDEIAS CENTRAIS – ideias principais do texto. A cada parágrafo podemos selecionar ideias centrais ou secundárias.


Carregar ppt "ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS NA UNIVERSIDADE: DA DECODIFICAÇÃO À LEITURA CRÍTICA Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google