A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Renan De Pieri C-Micro (FGV) e FECAP Mestrado Unifae, São João da Boa Vista, 23/09/2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Renan De Pieri C-Micro (FGV) e FECAP Mestrado Unifae, São João da Boa Vista, 23/09/2011."— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Renan De Pieri C-Micro (FGV) e FECAP Mestrado Unifae, São João da Boa Vista, 23/09/2011

2 O que é Avaliação Econômica Tentativa de mensurar quantitativamente os benefícios e custos de um programa Começa antes mesmo do início do projeto na seleção dos participantes do programa Necessidade de se definir explicitamente quais os benefícios do programa, sob quem o programa deve ter impacto

3 O que é Avaliação Econômica 1) Mensuração do impacto do programa sob o grupo de interesse 2) Transformar o impacto em benefício financeiro 3) Analisar todos os custos financeiros do programa (incluindo custos não remunerados como tempo dos participantes e organização) 4) Comparar benefícios e custos.

4 Benefícios X Custos E se os benefícios forem maiores que os custos? Valeu a pena o projeto? E se os custos foram maiores que os benefícios? Deve-se abandonar o projeto?

5 Por quê avaliar? Há inúmeras possibilidades de projetos sociais para um mesmo problema. Parceiros do projeto querem saber o desempenho do projeto.

6 Exemplo Uma empresa de telefonia promove por meio do seu braço social um projeto que inclui distribuição de computadores para escolas públicas de regiões com baixo IDH, treina os professores para usar os computadores e incentiva o uso de redes sociais. O projeto iniciou em 2000 com cerca de 60 escolas e a cada ano tem incluído cerca de 80 escolas. Como avaliá- lo?

7 Impacto Foco: aprendizado de cada aluno individualmente. Objetivo: analisar o impacto do projeto sobre proficiência escolar. Problema: o mesmo indivíduo não participa e fica fora do programa ao mesmo tempo. Conclusão: é impossível mensurar o impacto do programa para um indivíduo

8 Aleatorização do tratamento Tratados X Controles Sorteio dos que serão tratados Acompanhamento de ambos os grupos Questões éticas

9 Duflo et al (2009) Problema: baixo desempenho dos alunos no Quênia. Quais os possíveis projetos para solucionar o problema? Projeto: distribuição de remédios contra verme. Comparar o desempenho de uma comunidade que recebeu o remédio com outra que não recebeu.

10 Programa Jovens Urbanos - 2007

11 Programa Jovens Urbanos - 2009

12 Distribuição de renda Qual o melhor programa, Bolsa Família ou salário mínimo?

13 Políticas de melhoria da educação básica Municipalização do ensino Fundeb Exames de proficiência IDEB

14 Benefícios econômicos Mensurar financeiramente os benefícios do programa Ex1: se impactar escolaridade, ver o ganho em salários que o acréscimo de escolaridade trará. Ex2: se for um programa de treinamento de mão de obra, ver o ganho sobre em salários que acréscimo de conhecimento trará.

15 Retorno econômico 014565anos Ganho adicional de renda... Custo

16 Quando abandonar um projeto Programa não teve impacto positivo Custos são maiores que os benefícios Dificuldade de mensurar os objetivos do programa.

17 FIM renanpieri@yahoo.com.br


Carregar ppt "Avaliação Econômica de Políticas Públicas e Projetos Sociais Renan De Pieri C-Micro (FGV) e FECAP Mestrado Unifae, São João da Boa Vista, 23/09/2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google