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PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Natália Rodeguero da Silva Analista de RH Maio 2009.

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1 PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL Natália Rodeguero da Silva Analista de RH Maio 2009

2 Clima Organizacional, de acordo com Stefano e Ferraciolli (2004), é o termo referente a um conjunto de técnicas para entender, mudar e desenvolver a força de trabalho de uma organização, a fim de melhorar sua eficácia e, conseqüentemente, o clima organizacional existente na empresa. CONCEITOS

3 O estudo de clima é um excelente instrumento de feedback e de intervenção organizacional, trazendo contribuições valiosas para o conhecimento e o manejo do funcionamento das organizações.

4 Possibilita um diagnóstico organizacional que gera uma base de dados para a tomada de decisões que entrarão em um PLANO DE AÇÃO.

5 PRINCÍPIOS PRINCÍPIOS Comprometimento Transparência e Ética Participação facultativa Segurança e Confiabilidade

6 OBJETIVOS Buscar o alinhamento da cultura organizacional. Promover o crescimento e desenvolvimento profissional dos colaboradores: A ferramenta de pesquisa de clima organizacional permite a identificação dos critérios e atributos que são valorizados pelas pessoas que pertencem ao quadro de funcionários. Integrar os processos e as áreas funcionais. Otimizar a comunicação: conhecendo as particularidades dos indivíduos e grupos, a organização pode elaborar um plano de comunicação mais aberto.

7 Identificar as necessidades de treinamento, desenvolvimento de pessoal/gerencial e educação empresarial. Difundir o conceito de cliente interno e externo: a importância do foco no cliente interno, pesquisa de clima organizacional demonstra para o funcionário a importância que a empresa dá para suas necessidades. Otimizar as ações gerenciais: a partir das informações obtidas na pesquisa é que pode-se buscar resultados efetivos. Organizar e flexibilizar as atividades da organização.

8 Preparação Divulgação da Pesquisa Plano e metodologia para pesquisa Execução da Pesquisa Conclusões Relatórios PLANO DE AÇÃO Tabulação e Interpretação dos Dados

9 PassoEtapaDefinição 1Preparação e divulgação É onde se obtêm as informações mais precisas sobre o problema a ser focalizado e a instrumentação através de conceitos sobre o problema. Divulga a pesquisa 2Plano e metodologia de pesquisa Formula-se as questões de pesquisa, ou hipóteses, a serem examinadas e escolhe-se a seqüência de ações a ser seguida, dos métodos de trabalho, meios de interpretação dos resultados, inclusive procedimentos de amostragem, construção dos instrumentos de avaliação, questionários, etc.. 3Execução da pesquisaColeta-se os dados através do preenchimento do formulário que pode ser total ou parcial. 4Tabulação e Interpretação dos dados Faz-se o tabulação dos dados e a análise dos dados recolhidos e começa a partir daí a tentativa de dar respostas às questões de pesquisa. 5Conclusões/RelatóriosAvalia-se o gráfico o de forma geral, destacando os pontos críticos para apontar as melhorias e compará- los posteriormente em uma nova pesquisa. ETAPAS

10 Divulgação dos Resultados Plano de Ações Divulgação dos Resultados Divulgação através de uma devolutiva com participantes para elaboração de um Plano de Ações com o objetivo de elaborar planos de ação com medidas corretivas e cabíveis para os pontos críticos encontrados nos resultados.

11 Qual a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho. Quanto ao relacionamento interpessoal e integração entre setores Remuneração Liderança Qual a percepção e atitude das pessoas em relação ao trabalho. Exemplos: horário, quadro de pessoal suficiente, etc. Quanto ao relacionamento interpessoal e integração entre setores Qual o grau de cooperação e relacionamento existente entre os funcionários e os departamentos. Remuneração Verifica-se as diferenças salariais para o mesmo cargo se houver e possível descontentamento em relação aos salários pagos por ouras empresas. Liderança Aponta o grau de satisfação do funcionário com a liderança, verificando-se a qualidade do feedback por partes dos mesmos, o tipo de abertura para relacionamento e etc. QUESTIONÁRIO

12 Comunicação Desenvolvimento profissional Imagem da empresa Comunicação Como se dá a comunicação dentro da empresa, se é suficiente, se há distorções acentuadas, se todos tem comunicação nítida e semelhante aos receber as informações, o conhecimento que os funcionários têm sobre os fatos relevantes da empresa, seus canais de comunicação, etc. Desenvolvimento profissional Verifica quais as oportunidades de treinamento e as possibilidades de promoções e plano de carreira que a empresa oferece. Imagem da empresa Avalia qual a imagem que a sociedade possui da empresa e que sentimentos os colaboradores possuem pela mesma.

13 Decisões Benefícios Condições físicas do trabalho Orientação para resultados Decisões Relaciona-se à centralização ou descentralização de decisões que tomadas dentro da empresa, qual o nível de envolvimento ou não dos colaboradores. Benefícios Aponta o grau de satisfação com relação aos benefícios oferecidos pela empresa. Condições físicas do trabalho Verifica a qualidade das condições físicas de trabalho, as condições de conforto, instalações em geral, riscos de acidentes de trabalho e doenças profissionais, saúde do trabalhador. Orientação para resultados Aponta como a empresa estimula ou exige que seus funcionários se responsabilizem efetivamente pelos resultados propostos.

14 TABULAÇÃO DOS DADOS Como tabular através do Excel QuestãoSalárioAmbiente ruim de trabalho Falta de reconhecimento Número de respostas neste item22520 Porcentagem Fórmula: =C2/92 exemplo Célula do número da resposta de um determinado item / pela número total de respostas 22%5%15%

15

16 Indique os dois principais fatores que geram mais insatisfação no seu trabalho. Total% AFalta de reconhecimento2224 BSalário2022 CAmbiente de trabalho ruim00 DA função que eu realizo55 EFalta de treinamento67 FFalta de autonomia22 GFalta de recursos22 HRelacionamento com a chefia22 ISobrecarga de trabalho3336 JInstalações inadequadas % MODELO

17 Indique os dois principais fatores que geram mais insatisfação no seu trabalho.

18 Os geradores de insatisfação no trabalho dos entrevistados foram: 24% falta de reconhecimento, 22% salários, 5% o trabalho que realizam, 7% falta de treinamentos, 2% falta de autonomia, 2% falta de recursos, 2% relacionamento com a chefia, e o principal está em 36% com a sobrecarga de trabalho. Ponto Crítico: Esta questão ressalta a necessidade de novas contratações devido à sobrecarga de trabalho apontada por 36% dos colaboradores. A reivindicação de contratação de novos colaboradores é constantemente pauta de reivindicações sindicais, sem que seja atendido pela ____________ de forma adequada. ANÁLISE DE GRÁFICO

19 Mais do que resultados definitivos, a Pesquisa, aponta para o modo como os colaboradores vêem a organização nos dias de hoje. Não se trata de um quadro imutável ou definitivo, mas sim de opiniões e atitudes demonstradas pelos que colaboradores. Espera-se que este instrumento possa trazer as mudanças necessárias a um bom ambiente de trabalho, pois o colaborador produtivo é um colaborador feliz e isso só é possível através de um bom ambiente e condições de trabalho. CONSIDERAÇÕES FINAIS

20 Referências Bibliográficas CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas – Editora Campus. Rio de Janeiro: º. edição. 560p. CODA, R. "Como está o Clima?" In Fascículo n.15, Programa de Profissionalização do Banco do Brasil, Brasília, CODA, Roberto; BERGAMINI, Cecília W.. Psicodinâmica da Vida Organizacional: Motivação e Liderança. 2ª Edição. São Paulo: Atlas, LIMA, W. D. ; Stano, R.. A Pesquisa de Clima Organizacional como ferramenta de gestão de RH. In: XI SIMPEP, 2004, Bauru. Anais do XI SIMPEP, LUZ, Ricardo. Clima organizacional. Rio de Janeiro: Qualitmark, MACIAN, Lêda Massari Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.- Brasil : E.P.U. Ltdª, p. OLIVEIRA, M. A. Pesquisas de clima interno nas empresas: o caso dos desconfiômetros avariados. São Paulo: Nobel, STEFANO, S. R.; FERRACIOLLI, J. B. Clima organizacional do banco mercantil do Brasil S/A: Agência – Londrina, um estudo longitudinal. VII SEMEAD, TOLEDO, Flávio e MILIONI, B. Dicionário de Recursos Humanos. 3ª edição. São Paulo: Atlas, 1986.


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