A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS"— Transcrição da apresentação:

1 T. HOBBES (1588-1679) PRINCIPAIS OBRAS
Elementos de Lei Natural e Política (1640). De Cive (1642 – 1ª ed.). Leviatã (1650). TEMAS DA SUA FILOSOFIA Racionalismo como método. Materialismo moral. Ética subordinada à política.

2 MORAL HOBBESIANA Primazia do corpo (matéria);
Sua visão do homem procede de uma física rigorosamente mecanicista; Não admite distinção res cogitans e res extensa; “Eu penso, logo a matéria pensa” A semelhança das paixões (p. 6 Introd. Leviatã)

3 A MORAL Relativismo ético: inexistência de padrões éticos comuns com base nos quais o homens devessem levar uma vida moralmente correta. O bem e o mal (cf. Tuck, p. 72, Lev. Cap. XIII, p. 77, Cap. VI) A virtude: crítica a Aristóteles (Lima Vaz, p. 306) Felicidade: “a felicidade é um contínuo progresso do desejo, de um objeto para outro, não sendo a obtenção do primeiro outra coisa senão o caminho para conseguir o segundo.” (Lev. P. 60, cf. 39).

4 DA CONDIÇÃO NATURAL DA HUMANIDADE
ESTADO DE NATUREZA Igualdade: Lev. Cap. XIII, p. 75 – De Cive, Cap. p. 33 Liberdade: “homem livre é aquele que, naquelas coisas graças a sua força e engenho é capaz de fazer, não é impedido de fazer o que tem vontade de fazer.” (Lev. p. 127) - Ser livre significa não estar impedido de agir segundo seu desejo, mas com o próprio desejo. - Ausência de impedimentos. - Difere do livre arbítrio.

5 LIBERDADE Direito natural: Cap. XIV Lev.
Direito subjetivo: liberdade como direito à auto-preservação. “O direito de natureza, a que os autores geralmente chamam jus naturale, é a liberdade que cada homem possui de usar seu próprio poder, da maneira que quiser, para a preservação de sua própria natureza, ou seja, de sua vida; e conseqüentemente de fazer tudo aquilo que seu próprio julgamento e razão lhe indiquem como meios adequados a esse fim.”

6 DO ESTADO Dos ditames da razão no estado de natureza. O mais importante: procurar a paz e segui-la (p. 78), Das leis da natureza falta a força da espada do estado; (p. 103, Lev., De Cive, p. 78, 80, 82) Razões para abandonar o estado de natureza Sobre o pacto (p. 105 Lev.).

7 O ESTADO E O CIDADÃO Estado instituído para a proteção ( p. 410),
Da liberdade do súdito (p. 130, 131, 134) O estado, o medo e a propriedade (Lev. 135, Cf. Janine, p. 71,)


Carregar ppt "T. HOBBES ( ) PRINCIPAIS OBRAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google