A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede."— Transcrição da apresentação:

1 Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede

2 Azoto / Nitrogénio

3 Introdução Azoto ou nitrogénio, é um elemento químico de símbolo N, número atómico 7 e número de massa 14 (7 protões e 7 neutrões), que existe na natureza principalmente sob forma gasosa. O nitrogénio é o componente principal da atmosfera terrestre; constitui 78,1%, em volume, do ar.

4 Algumas informações NomeAzoto, Nitrogénio, ázoe Símbolo químicoN Nº atómico7 Raio atómico65 pm Peso atómico14.0067 u Aparência/corIncolor ClasseAmetais/não metais Ponto de ebulição/fusão-195.8ºC/-209.9ºC Configuração/distribuição electrónica [He]2s 2 2p 3 / 2-5Hesp 1ª Potencial de ionização2856 kJ/mol Densidade0.88 g/cm3 Volume molar13,54×10 -6 m 3 /mol

5 História Foi descoberto em 1772 Por Daniel Rutherford Em Edimburgo (Escócia) Do latim nitro genes (formador de salitre) É um gás tão inerte que Lavoisier lhe deu o nome de azote que significa sem vida Outros estudantes do nitrogénio: Scheele, Cavendish, Priestley, Faraday, Pictet, Cailleit… Estes dois últimos conseguiram liquefazer o nitrogénio em 1877 Alguns derivados do nitrogénio já eram conhecidos na Idade Média: os alquimistas chamavam: *aqua fortis ao ácido nítrico; *aqua regia á mistura de ácido nítrico e clorídrico.

6 Obtenção O principal meio de obtenção do azoto é a destilação fraccionada do ar líquido, e é muito usado a nível industrial. Em escala reduzida, o nitrogénio puro é obtido em laboratório por inúmeras reacções de oxidação da amónia e dos seus derivados ou por redução de compostos oxigenados do nitrogénio.

7 Usos e aplicações Produção de Amoníaco (NH 3 ) (processo Haber-Bosch)  é utilizado como fertilizante e na produção de explosivos, ácido nítrico e outras substâncias.

8 Usos e aplicações Usos de nitrogénio líquido  congelamento rápido de alimentos; os cientistas utilizam nitrogénio líquido para produção de baixas temperaturas necessárias em algumas experiências.

9 Usos e aplicações Produção de nitroglicerina (C 3 H 5 (ONO 2 ) 3 ) e trinitrotolueno/TNT (C 6 H 2 (NO 2 ) 3 CH 3 ) (ambos muito explosivos); produção de hidrazina (N 2 H 4 ) (utilizada como combustível para foguetes).

10 Interacção do N no ambiente e na Vida 1.Ciclo do Azoto 2.Perigos e Informações sobre a sua existência na vida

11 Ciclo do Azoto

12 As plantas e animais, depois de morrerem, são decompostos por certas bactérias e fungos; estes produzem Amoníaco (NH 3 - ) a partir dos compostos nitrogenados existentes na matéria orgânica morta e nos resíduos excretados pelos animais. As plantas absorvem parte do amoníaco.

13 Ciclo do Azoto O amoníaco que não é absorvido pelas plantas converte-se em nitratos (compostos de NO 3 - ). As plantas absorvem parte dos nitratos. Os animais recebem o nitrogénio ao comerem a plantas ou ao se alimentarem de animais que tenham comido plantas.

14 Ciclo do Azoto Bactérias e algas fixadoras de nitrogénio obtêm este elemento do ar e convertem-no em amoníaco. Um processo inverso, chamado desnitrificação, devolve ao ar uma quantidade aproximadamente igual de nitrogénio.

15 Perigos e Informações sobre a sua existência na vida 1) Como já devem saber, os adubos e os fertilizantes artificiais utilizados nas agriculturas, têm um grande teor em azoto. Estes por sua vez proporcionam uma poderosa fonte de contaminação dos solos e dos lençóis de água subterrâneos. Além disso são extremamente tóxicos para muitos animais (incluindo o ser humano).

16 Perigos e Informações sobre a sua existência na vida 2) Todos os organismos necessitam de nitrogénio para viver; A maioria dos vegetais tem que produzir as proteínas a partir de compostos nitrogenados simples dissolvidos no solo; O ADN é composto de uma pentose, radicais fosfatos e bases nitrogenadas. Rã deformada devido ao uso intensivo de adubos

17 Isótopos Existem, praticamente, só 3 isótopos do azoto: N-13, N-14 e N-15. O N-13 tem um tempo de vida limitado (9.97m) e é o que dura mais tempo entre outros, fabricados no laboratório. O N-14 é o mais comum; constitui cerca de 99.63 % na natureza.

18 Curiosidades… … sobre a nitroglicerina: É o principal ingrediente da explosivo da dinamite Quando explode, expande-se formando gases que ocupam cerca de 3000 vezes o espaço ocupado pelo líquido A explosão é 3 vezes mais poderosa do que provocada por uma igual quantidade de pólvora e a velocidade é cerca de 25 vezes maior que a decorrente da pólvora

19 Curiosidades… Resultado de tocarmos triiodeto de azoto (NI 3 )

20 Bibliografia Internet:  http://www.wikipedia.org/  http://www.cdcc.sc.usp.br/elementos/  http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e00700.html  http://www.ciagri.usp.br/~luagallo/NITROGE.htm  http://www.webelements.com/  http://www.airliquide.pt/en/Solucoes/ProdutosServicos/A zoto/Index.asp  http://www.aquallun.com.br/ciclo.htm  http://nautilus.fis.uc.pt/st2.5/scenes-p/elem/e00793.html

21 Bibliografia Outros:  Diciopédia 2004  Enciclopédia Delta Universal

22 FIM! Trabalho realizado por: Diogo Garcia | Nº: 13648


Carregar ppt "Adopção de um Elemento Químico Disciplina de Química Data: 04/03/2007 Escola Secundária de Cantanhede."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google