A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine."— Transcrição da apresentação:

1 Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine

2 Arquitetura da Informação II “Arquitetura de Informação é a arte e a ciência de estruturar e organizar ambientes de informação para ajudar as pessoas a satisfazerem suas necessidades de informação de forma efetiva.” Steve Toub apud Reis (2004)

3 Arquitetura da Informação II Segundo ROSENFELD e MORVILLE (2002) a arquitetura da informação se divide em quatro sistemas interdependentes: Navegação, organização, rotulação e busca. As variáveis a se considerar ao definir a arquitetura da informação são: Usuários, contexto e conteúdo.

4 Sistema de Organização Define o agrupamento e a classificação do conteúdo informacional.

5 Sistema de Organização - Exatidão

6 Sistema de Organização -Ambiguidade Liquidificador está em “Eletrônicos”, “Eletroportáteis” ou “Utilidades Domésticas”? Aparelho de DVD está em “Eletrônicos” ou “DVDs e Bluray”?

7 Sistema de Organização Já sabemos da importância da organização de ambientes informacionais. E como determinar a organização dos conteúdos - em conjunto com o modelo de rotulação, navegação, e busca - de forma a manter boa usabilidade e atender os requisitos e objetivos do público alvo, do projeto e do negócio??? Definindo o sistema de Organização, a partir de ferramentas como Card Sort, Paper Prototype (Wireframe) e Avaliação Heurística; Em seguida documentando, acompanhando, implementando e medindo os resultados.

8 Sistema de Organização - Heurísticas Regras gerais (específicas ou genéricas), diretrizes de boas práticas de design (Nielsen, Rosenfeld). Exemplos: Diálogos simples e naturais (responder exatamente a pergunta) Minimizar sobrecarga de memória do usuário (perguntar a idade em dias; é o site que deve calcular, não o usuário) Feedback (site deve indicar de forma perceptível que está processando \respondendo ao clik do usuário) Boas mensagens de erro (informar sim, confundir não)

9 Sistema de Navegação Navegar exige instrumentos que indiquem a localização, posição, orientação e direção através de pontos de referência. Na web, especifica os caminhos, trilhas, as maneiras de navegar, de se mover pelo espaço informacional e pelos links do site; Deve responder a 3 perguntas básicas: - Onde estou? - Onde estive? - Aonde posso ir?

10

11 Sistema de Navegação Dividido em: 1.Sistema de Navegação Embutido: elementos de navegação apresentados junto com o conteúdo; contextualiza e oferece flexibilidade de movimento. 2.Sistema de Navegação Remoto: elementos externos a hierarquia do site; fornece caminhos complementares para encontrar o conteúdo e completar tarefas.

12 Sensação – Percepção – Cognição Objeto Características: - cor - textura - tamanho - formato - profundidade Captação pelo Sistema Sensoria l Cérebro Estruturas corticais Sistema Cognitivo Processo Perceptivo Processos Cognitivos Interpretação e Integração das características do objeto aos conhecimentos do sujeito RESPOSTASRESPOSTAS Memória Categorização Atenção Resolução de Problemas: tipos de raciocínio Linguagem Fonte: ABRAHÃO (2003)

13

14

15

16 Sistema de Rotulação O termo “Rótulo” é uma metáfora; O site é um espaço para o usuário fazer uma busca de algo e as páginas simulam locais físicos. Um site também possui áreas específicas para cada objetivo. O site remete a uma estrutura real. O termo navegar no site é uma metáfora, pois só se navega no rio ou mar.

17 Sistema de Rotulação Estabelece a representação e a apresentação da informação, definindo signos para cada elemento informativo; Dificuldades Conseguir falar a linguagem do usuário. Superar a ausência de feedback. Difícil de mensurar.

18

19 Sistemas de Busca O conjunto de respostas que o usuário irá obter a partir das perguntas feitas.

20 Exemplos

21

22 Referências Senac-PlanetaWeb.pdf. Acesso em 26/06/2013 Senac-PlanetaWeb.pdf ormacao_2011.pdf. Acesso em 26/06/2013 ormacao_2011.pdf cao_DesigndaInformacao pdf Acesso em 26/06/2013 cao_DesigndaInformacao pdf


Carregar ppt "Arquitetura da Informação II Aline Moreira Bruno Correa Débora Cristine."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google