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I.A. – Inteligência Artificial Kellyson Victor XNA Natal Academic’s Tecnólogia em Desenvolvimento de Software CEFET-RN.

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1 I.A. – Inteligência Artificial Kellyson Victor XNA Natal Academic’s Tecnólogia em Desenvolvimento de Software CEFET-RN

2 Sumário Introdução IA Baseada em Regras Técnicas de Busca e Aprendizado Algoritmos Genéticos Vida Artificial IA's Extensíveis Agentes Inteligentes SDKs O Futuro da IA em Jogos Referências Bibliográficas

3 Introdução Nesta apresentação demonstrarei o estado-de-arte da tecnólogia de IA em jogos comerciais, exemplos de casos reais das diversas tecnólogias sendo utilizadas pelos desenvolvedores, Agentes inteligentes, o que os fabricantes de jogos dizem sobre o futuro e o que as pesquisas apontam.

4 IA Baseado em regras Maquina de estado finita Maquina de estado fuzzy Abordagem familiar Regras geralmente previsíveis Abstrai conhecimentos prévios sobre IA HALF-LIFE e S.W.A.T. 2

5 Técnicas de Busca e Aprendizado A-Star Machine Learning Age Of Empire II Magic e Mayhen

6 Algoritmos Genéticos AG’s DNA biológico Redes Neurais CREATURES CLOAK,DAGGER and DNA Creatures

7 Vida Artificial A-LifeFlocking HALF-LIFE e UNREAL The Sims

8 IA's Extensíveis Bot’s QUAKE UNREAL

9 Agentes Inteligentes Percepção Seleção de comportamento Controle de ações AdaptaçãoComunicação

10 SDK’s MotivateSpark!DirectIA

11 O Futuro da IA em Jogos Que tecnologias estão no horizonte dos jogos? A IA continuará aumentando em importância? Consumidores realmente se preocupam com a IA do jogo ou eles estão mais interessados nos efeitos especiais em 3D? Existirá hardware dedicados (como as placas aceleradoras 3D)? Existirá hardware dedicados (como as placas aceleradoras 3D)?

12 Referências Bibliográficas Russel and Peter Norvig, Artificial Intelligence: A Modern Approach, Prentice Hall, 1995 Bryan Stout, Adding Intelligence to computer games, Morgan Kaufmann, 1999

13 Sites – Site da sociedade mundial de desenvolvedores de jogos. – Página sobre a técnica de A-Life Flocking. – Site da Nova Genética, contém grande lista de referência a técnicas de algoritmos genéticos. – The Artificial Intelligence Resources Page. – Site com referência sobre a indústria de jogos inteligentes

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