A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel."— Transcrição da apresentação:

1 A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel Paulo Vinicius T. Cursino Rafael Costa Manso Rafael Tamotsu Vitor Viu William Moribola

2 Introdução O artigo tem como principal foco exemplificar a importância de um layout em um sistema de produção, trazendo detalhes de alguns tipos de layouts e em necessidades de um processo produtivo, mostrando ao final um estudo de caso de uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos.

3 Sistemas de administração da produção
Segundo Warnecke (1993) existem alguns fatores que influenciam a dinâmica do sistema produtivo: custos; potencial de produção; investigação e desenvolvimento; eficiência da gestão; potencial de compras e distribuição; potencial financeiro; logística; localização; A idéia base da simplificação do trabalho corresponde á eliminação de tudo aquilo que não agrega valor ao produto, ou seja, tudo aquilo que não melhora ou não transforma o produto e que aumenta os seus custos.

4 Sistemas de administração da produção
Uma das maneiras de melhorar o sistema produtivo é através da mudança de layout. Os motivos mais comuns para se fazer isso são: A ineficiência das operações; Acidentes, ou risco à integridade física e à segurança; Mudança no projeto e produtos ou serviços; Introdução de novos produtos ou serviços; Mudanças no volume de produção, ou no mix; Mudança nos métodos ou no equipamento; Mudança em requisitos ambientais ou outros, de ordem legal; Problemas relacionados com o moral do pessoal

5 Sistemas de administração da produção
Portanto estudam-se os tipos de layout. Slack, Chambers Johnston (2002) classificam os layouts em quatro tipos básicos: layout posicional: é utilizado quando os materiais transformados são ou muito grandes, ou muito delicados, ou objetariam ser movidos; layout por processo :neste tipo de arranjo físico todos os recursos similares de operação são mantidos juntos. Este tipo de layout é normalmente usado quando a variedade de produtos é relativamente grande. layout por produto : neste os recursos de transformação estão configurados na seqüência específica para melhor conveniência do produto ou do tipo de produto. Este tipo de arranjo físico é também conhecido como layout em linha. layout celular :neste tipo de layout os recursos necessários para uma classe particular de produtos são agrupados de alguma forma. Nesse arranjo físico as máquinas são dedicadas a um grupo exclusivo de peças;

6 Sistemas de administração da produção
A decisão sobre qual arranjo específico escolher é influenciada por um entendimento correto das vantagens e desvantagens de cada um. Figura 01: Posição do processo no contínuo volume-variedade influencia seu arranjo físico e, conseqüentemente, o fluxo dos recursos transformados.

7 Estudo de Caso Situação Atual da Empresa Problema de Layout Estrutural
Ausência de Softwares ERP (Enterprise Resource Planning); Não monitoramento da produção, gestão de estoques; Equipamentos em locais inapropriados; Deficiência na logística de atendimento.

8 Estudo de Caso Consequências: Atrasos no atendimento;
Alto custo de atendimento; Elevado “lead time”; Perda de clientes importantes.

9 Layout Atual

10 Recomendações Alteração no layout da planta;
Organizar os depósitos para receber todo os equipamentos; Criação de atendimentos personalizados para clientes VIP; adquirir um sistema para controle de chamado;

11 Layout Novo

12 Conclusão O estudo permitiu concluir que se a empresa não iniciar uma reestruturação rápida,poderá ter sérios problemas financeiros, visto que os atendimentos estão diminuindo, as compras de produtos é mal gerenciada, a logística de atendimento está muito ruim e sem nenhum critério, não possui nenhum tipo de parâmetro sobre os atendimentos realizados, não a noção de tempo de deslocamento e atendimento.


Carregar ppt "A influência do layout da operação em uma pequena empresa prestadora de serviços técnicos em informática: Um estudo de caso Lucas Fernando Chagas Maciel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google