A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web e-Portfolio Ana Ferreira 9090011 Bruna Almeida 9090013 Márcio Monteiro 9070131.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web e-Portfolio Ana Ferreira 9090011 Bruna Almeida 9090013 Márcio Monteiro 9070131."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web e-Portfolio Ana Ferreira Bruna Almeida Márcio Monteiro

2 Sumário 1. Introdução 2. e – Portfolio 3. Tabela comparativa 4. DeviantART 5. PabblePAD 6. Elgg 7. Foliotek 8. Behance 9. Mahara 10. Possível integração do Mahara no Moodle 11. Conclusão 12. Bibliografia

3 1 Introdução Este trabalho tem como principal objectivo a criação de um e-Portfolio na Web utilizando uma ferramenta gratuita Fizemos uma breve contextualização sobre e-Portfolios, onde tentamos demonstrar a sua utilidade numa perspectiva global e também no contexto de aluno e docente, evidenciando ainda as vantagens e desvantagens. Depois de conhecer e estudar algumas das diversas ferramentas existentes, elaboramos uma comparação com base numa tabela de funcionalidades. As ferramentas seleccionadas enquadram-se em contextos diversos, nomeadamente, educação (Elgg, Mahara, Foliotek, PebblePAD); no contexto profissional (Behance) e, por fim, na arte em geral (DeviantArt). Depois de escolhida a ferramenta mais adequada, explicamos como esta pode ser integrada no Moodle. Este trabalho conta ainda com a realização de um poster ilustrativo das ferramentas utilizadas e da sua implementação. 3

4 2 e - Portfolio Abordagem Geral Abordagem Geral conjunto de registos que demonstram o percurso de aprendizagem de uma pessoa ao longo do tempo; Adobe PDF ImagensWordÁudioHiperligações 4

5 2 e – Portfolio (cont.) Suportam uma variedade de processos que ajudam a controlar e orientar melhor o trabalho e a sua finalidade; Para que um portefólio seja construído nas melhores condições deve ter: Sistema tecnológico de apoio que assegure um bom suporte para o armazenamento de ficheiros Suporte à criação e à edição dos documentos e às reflexões Condicionamento de acessos Suporte à interacção 5

6 2 e – Portfolio (cont.) Portefólio electrónico torna-se útil para quem o cria Normalmente associamos este tipo de ferramenta aos alunos mas os professores tiram partido da sua utilização para uma maior auto-confiança, uma maior intervenção dos alunos, redução de documentação em formato papel e também a reflexão de metodologias de ensino 6

7 2 e – Portfolio (cont.) Principais Vantagens e Desvantagens dos e – Portfólios 7

8 3 Tabela comparativa 8

9 4 DeviantART É uma ferramenta direccionada para a arte; Até 100 fotos é um serviço gratuito; Objectivo Objectivo Liberdade de expressão e protecção dos membros da comunidade 9

10 4 DeviantART (cont.) DesvantagensVantagens Software Open Source Segurança Comunidade DevianART com fóruns e grupos Apresentar arte de forma dinâmica Software Limitado Limite de 100 imagens (quando gratuito) 10

11 5 PebblePAD O PebblePAD pode ser utilizado em contextos de aprendizagem tão diversos como escolas, faculdades, universidades e organizações profissionais; por alunos, professores e avaliadores Foi concebido com o aluno no centro do sistema Suporta aprendizagem pessoal e assegura um vasto conjunto de ferramentas para melhorar a aprendizagem em contextos institucionais 11

12 5 PebblePAD (cont.) 12

13 6 Elgg É uma ferramenta de software livre, criada em 2004 Esta permite, por exemplo, a criação de: 13 Redes de amigos e-PortfoliosFórunsComunidades

14 6 Elgg (cont.) Pode ser utilizada em: Universidades; Empresas; Instituições governamentais; Organizações sem fins lucrativos; etc 14

15 6 Elgg (cont.) Na educação 15 Permite a definição de objectivos de aprendizagem; Possibilita gerir a aprendizagem, controlando tanto o conteúdo como o processo de aprendizagem; Comunicação com outros utilizadores durante o processo de aprendizagem

16 6 Elgg (cont.) Esta ferramenta pode funcionar como: E-Portfolio; PLE (Personal Learning Environment) 16

17 Permite-nos dispor de vários portfolios, publica-los, exporta-los e ainda compartilhá-los através de outras ferramentas Tem uma interface simples, com uma organização bastante intuitiva Permite-nos também ter uma grande variedade de temas e de páginas predefinidas Existe também um editor completo para gerirmos o conteúdo das páginas A desvantagem é que só pode ser utilizada gratuitamente por 7 dias, ainda que possa ser ampliada até três meses 17 7

18 8 Behance 18 A rede Behance é conhecida por ser principalmente uma rede de portfolios e de contactos Os utilizadores podem colocar os seus trabalhos, visualizar os dos outros e dar e receber opiniões É também uma rede de pesquisa e desenvolvimento que tem como âmbito a criatividade, de forma a tornar ideias em algo concreto Para além de já ter ganho vários prémios pela originalidade do projecto, tem também a colaboração do LinkedIn, possibilitando a visualização de portfolios nos perfis do mesmo Existe ainda o Behance Prosite, que nos permite criar um site personalizado que pode ser sincronizado com os nossos projectos ou trabalhos na rede Behance

19 8 Behance (cont.) 19

20 20 9 Mahara Financiamento do projecto: Fundo de Terciário da Nova Zelândia, em 2006, pela comissão de Educação para o desenvolvimento e-learning collaborative (eCDF); Desenvolvimento do projecto: Ministério da Educação da Nova Zelândia e da aplicação de fundos Mellon Foundation; Prémios: Colaboração tecnológica dos Open Polytechnics,entre outros

21 21 9 Mahara (cont.) 10 características que distinguem o Mahara das ferramentas existentes para criação de e- Portfolio: 1. Seleccionar quem visualiza os Artefacts; 2. Toda a informação é colocada numa View; 3. Diversas Views, com Artefacts diferentes, sendo que cada uma pode ter acessos diferentes a outros utilizadores; 4. Permite aos criadores das Views obterem comentários sobre os Artefacts; 5. Repositório de ficheiros, onde pode-se criar pastas e subpastas; 6. Rapidez e eficiência na inserção de ficheiros; 7. Cada ficheiro poderá ter um nome e uma descrição; 8. Criação de Blog; 9. Disponibilização de uma rede social; 10. Possibilidade de criar um CV

22 Possibilidade de aceder à conta pessoal do Moodle Mahara permite detectar alguma ameaça contra o sistema e permite que os acessos de autenticação estejam interligados Mahara é uma ferramenta poderosa, podendo mesmo se dizer que está entre as plataformas mais sofisticadas que o mercado nos oferece sem qualquer custo A comunicação e interacção entre Possível integração do Mahara no Moodle são simplificadas através desta plataforma

23 11 Conclusão O conceito de e-Portfolio tem vindo a ganhar cada vez mais importância No contexto da educação, o e-Portfolio acaba por ser uma apresentação multimédia realizada pelo aluno e com materiais seleccionados por este e que mostra uma visão enriquecida e estruturada do processo de desenvolvimento e aprendizagem do mesmo De um ponto de vista geral, o e-Portfolio electrónico é um conjunto de provas electrónicas, por exemplo, ficheiros electrónicos como o Word, ficheiros PDF, imagens, multimédia, blogs, etc, criado e gerido por um utilizador, usualmente online Utilizamos o Mahara visto ser um software livre, ser fácil de utilizar, existir interacção, personalização e ser possível ser integrado no Moodle Como desvantagem, salientamos o facto de não existir em português 23

24 12 Bibliografia Disponível em URL: PT&sa=N&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbnid=XISzAgv4FULwPM:&imgrefurl=http://e- language.wikispaces.com/e-portfolios&docid=6U2dWEfrTsF8PM&imgurl=http://e- language.wikispaces.com/file/view/E-portfolio_2_(Flickr).jpg/ /E- portfolio_2_(Flickr).jpg&w=499&h=329&ei=zszHToqiNIPV8QPnq5lg&zoom=1&iact=hc&vpx=375&vp y=157&dur=145&hovh=182&hovw=277&tx=175&ty=140&sig= &page=1&tbnh=129 &tbnw=195&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0>http://www.google.pt/imgres?q=e-portfolio&um=1&hl=pt- PT&sa=N&biw=1366&bih=643&tbm=isch&tbnid=XISzAgv4FULwPM:&imgrefurl=http://e- language.wikispaces.com/e-portfolios&docid=6U2dWEfrTsF8PM&imgurl=http://e- language.wikispaces.com/file/view/E-portfolio_2_(Flickr).jpg/ /E- portfolio_2_(Flickr).jpg&w=499&h=329&ei=zszHToqiNIPV8QPnq5lg&zoom=1&iact=hc&vpx=375&vp y=157&dur=145&hovh=182&hovw=277&tx=175&ty=140&sig= &page=1&tbnh=129 &tbnw=195&start=0&ndsp=18&ved=1t:429,r:1,s:0 SILVA, Miguel - Digital Portefólios [Em linha]. [Consultado em 15 de Novembro 2011]. Disponível em WWW: Disponível em URL: Disponível em URL: PT&sa=N&biw=1280&bih=805&tbm=isch&tbnid=PfS0lvj6WFUozM:&imgrefurl=http://twitter.com/p ebblepad&docid=HqW6oOM4U2EVXM&imgurl=http://a2.twimg.com/profile_images/ /P P_ICON_bigger.jpg&w=73&h=73&ei=YLHDTrG2EYTL8gP0y7TzCg&zoom=1&iact=hc&vpx=939&vpy= 583&dur=1505&hovh=70&hovw=70&tx=95&ty=47&sig= &page=1&tbnh=70&tbn w=70&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:19,s:0 >http://www.google.com/imgres?q=pebblePAD&um=1&hl=pt- PT&sa=N&biw=1280&bih=805&tbm=isch&tbnid=PfS0lvj6WFUozM:&imgrefurl=http://twitter.com/p ebblepad&docid=HqW6oOM4U2EVXM&imgurl=http://a2.twimg.com/profile_images/ /P P_ICON_bigger.jpg&w=73&h=73&ei=YLHDTrG2EYTL8gP0y7TzCg&zoom=1&iact=hc&vpx=939&vpy= 583&dur=1505&hovh=70&hovw=70&tx=95&ty=47&sig= &page=1&tbnh=70&tbn w=70&start=0&ndsp=25&ved=1t:429,r:19,s:0 PebblePAD - Welcome to PebblePad! [Em linha]. [Consultado em 14 de Novembro de 2011]. Disponível em WWW: Elgg - About [Em linha]. [Consultado em 18 de Novembro de 2011]. Disponível em WWW: SIMÕES, Jorge – A plataforma Elgg About [Em linha]. [Consultado em 18 de Novembro de 2011]. Disponível em WWW: 24

25 Disponível em URL: Fazendo ideias acontecer [Em linha]. [Consultado em 18 de Novembro de 2011]. Disponível em WWW: Disponível em URL: PT&sa=N&rls=com.microsoft:pt:IE-SearchBox&rlz=1I7ACAW_pt- PTPT449&biw=1366&bih=528&tbm=isch&tbnid=CZntqLSmr5D- BM:&imgrefurl=http://www.webmaster.pt/20-websites-webdesign-programacao- 603.html&docid=0v3eLAmFRoBC1M&imgurl=http://www.webmaster.pt/wp- content/uploads/2010/02/behance.jpg&w=600&h=300&ei=0O_ITturENPA8QPilIVu&zoom=1& iact=hc&vpx=535&vpy=210&dur=250&hovh=159&hovw=318&tx=172&ty=95&sig= &page=3&tbnh=95&tbnw=189&start=26&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:26>http://www.google.com/imgres?q=behance&um=1&hl=pt- PT&sa=N&rls=com.microsoft:pt:IE-SearchBox&rlz=1I7ACAW_pt- PTPT449&biw=1366&bih=528&tbm=isch&tbnid=CZntqLSmr5D- BM:&imgrefurl=http://www.webmaster.pt/20-websites-webdesign-programacao- 603.html&docid=0v3eLAmFRoBC1M&imgurl=http://www.webmaster.pt/wp- content/uploads/2010/02/behance.jpg&w=600&h=300&ei=0O_ITturENPA8QPilIVu&zoom=1& iact=hc&vpx=535&vpy=210&dur=250&hovh=159&hovw=318&tx=172&ty=95&sig= &page=3&tbnh=95&tbnw=189&start=26&ndsp=12&ved=1t:429,r:2,s:26 Festival do Instituto de Artes 2010 – Publicação de trabalhos na web [Em Linha]. [Consultado em 12 Nov. 2011]. Disponível em WWW: MAHARA – Features Mahara [Em Linha]. [Consultado em 12 Nov. 2011]. Disponível em WWW: Bibliografia (cont.)


Carregar ppt "Gestão de Conteúdos com Aplicações Baseadas na Web e-Portfolio Ana Ferreira 9090011 Bruna Almeida 9090013 Márcio Monteiro 9070131."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google