A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Obsolescência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Obsolescência."— Transcrição da apresentação:

1 Obsolescência

2 O que é ? Obsolescência é a condição que ocorre a um produto ou serviço que deixa de ser útil, mesmo estando em perfeito estado de funcionamento, devido ao surgimento de um produto tecnologicamente mais avançado.

3 Tipos da Obsolescência :
A Obsolescência se divide em dois tipos : Planejada Perceptiva

4 Obsonolência programada “ A Mãe do consumismo ”

5 Onde tudo começou... Era uma vez... Produtos eram feitos para durar.Então, no início da década de 1920, um grupo de empresários constatou que um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio e desde então nasceu a “Obsolescência Planejada”

6 Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada.

7 Durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens.

8 A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixões ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se rebelar...

9 Conceito de Obsolescência planejada/ programada
Obsolescência programada é quando um produto é planejado para ter uma vida reduzida. A obsolescência programada traz prejuízos para o ambiente e para o consumidor, faz parte de uma estratégia de mercado para que os consumidores fique insatisfeito com o produto e compre um mais moderno.

10 EXEMPLOS

11 Chuveiro elétrico Desenvolvido no Brasil em meados da década de 30, o chuveiro elétrico procurou substituir nesse país a fonte principal de calor – uma vez que redes de gás eram praticamente inexistentes nas grandes cidades – ao contrário da energia elétrica. Com a rápida urbanização assistida no Brasil desde então, esta solução foi sendo a principal adotada, embora convivesse com outras formas de aquecimento da água. Tempo de vida : aproximadamente 5 anos

12 Câmera fotográfica Uma câmara ou câmera fotográfica (também chamada máquina fotográfica) é um dispositivo usado para capturar imagens (geralmente fotografias), única ou em sequência, com ou sem som, como com câmera de vídeo. O nome é derivado de câmera obscura, latim para "câmara escura. Seu formato peculiar, deriva-se das antigas observações de Aristóteles tido até hoje como o primeiro a descrever os princípios da câmara escura.Basicamente, uma câmara, qualquer que seja ela, deriva de um único princípio. Uma caixa preta com um orifício por onde é captada a imagem.Por este orifício entram os raios do Espectro visual ou outras porções de espectro eletromagnético Tempo de vida : aproxidamente 2 anos

13 Lavadora de roupas Máquina de lavar roupa ou lavadora é uma máquina projetada para limpeza de roupas. Geralmente o termo é empregado para equipamentos que usam água como meio principal de limpeza. Consiste basicamente num recipiente que se enche de água e no qual um sistema mecânico agita as peças de roupa a serem lavadas. Várias tentativas de se conseguir uma máquina de lavar roupas eficiente, a partir da revolução industrial, foram bem documentadas, como um pedido de patente protocolado em 1691, um anúncio, em janeiro de 1752 na Gentlemen's Magazine, e outro pedido de patente de uma máquina rotativa em 1782, todas na Inglaterra.Somente com a invenção e popularização do motor elétrico, no começo do século 20, é que se conseguiu uma lavadora que funcionasse mais eficientemente, atribuindo-se a produção em grande escala a partir de 1906, pela primeira vez, ao norte-americano Alva J. Fisher, que detinha a patente embora não se possa afirmar que seja ele o real inventor. Tempo de vida : aproximadamente 5 anos. Comentários adicionais : Na indústria altamente competitiva, esta estratégia costuma ser arriscada porque os consumidores podem comprar máquinas dos fabricantes concorrentes. A prática de obsolescência planejada é também considerada por muitos consumidores como um sinal de comportamento antiético.

14 Obsonolência perceptível “ O irmão da tecnologia ”

15 Obsonolência perceptiva
Obsolescência perceptiva é uma forma de reduzir a vida útil de um produto mesmo que esteja em condição de uso.Os fabricantes lançam produtos com visuais modernos dando aos produtos antigos aspectos de ultrapassados, fazendo com que consumidor adquira outro.

16 Como surgiu ? Nosso grupo chegou à conclusão de que esta surgiu através das propagandas cada vez mais frequentes, que induzem o consumidor a admirar uma marca ou produto novos no mercado, sem que perceba.

17 EXEMPLOS

18 Celulares Telefone celular ou telemóvel é um aparelho de comunicação por ondas electromagnéticas que permite a transmissão bidirecional de voz e dados utilizáveis em uma área geográfica que se encontra dividida em células (de onde provém a nomenclatura celular), cada uma delas servida por um transmissor/receptor. A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos Estados Unidos. Mesmo ainda em bom estado e funcionalidade,as pessoas tendem a trocá- los por outras mais novos...

19 Até Geladeira ?.... Sim! Frigorífico ou geladeira (também conhecido por refrigerador no Brasil, e geleira em Moçambique e Angola), é um utensílio eletrodoméstico utilizado na conservação de alimentos. O termo frigorífico é usado no Brasil para designar geladeiras de grande porte.O primeiro aparelho produzido no Brasil, foi construído no ano de 1947, em uma pequena oficina na cidade de Brusque em Santa Catarina. De 1947 a 1950, Guilherme Holderegger e Rudolf Stutzer já tinham fabricado, na oficina de Brusque, 31 aparelhos movidos a querosene. Então surge um novo personagem, Wittich Freitag, um comerciante bem sucedido da cidade de Joinville-SC, que convence os dois a montarem uma fábrica. Fechada a sociedade entre os três, em 15 de julho de 1950 entra em operação a CONSUL, primeira fábrica de refrigeradores do Brasil, na cidade de Joinville. Apesar da geladeira ser mais difícil de ser trocada do que um celular,estudos mostram que na última década a compra de geladeira nos supermercado aumentaram drasticamente,o motivo simples: mídia... e é claro as promoções...

20 Evolução das geladeiras ao longo do tempo
As antigas geladeiras não tinham nada de especial, mas com o tempo elas foram sendo modernizadas pela tecnologia, em sua aparência, e com a ajuda da ciência, na sua eficiência de refrigeração. Algumas novidades das novas geladeiras: Ice Maker in Freezer: isso é um mecanismo que faz gelo Quick Cool or Freeze: possibilita baixar a temperatura em graus suficientes para obter uma garrafa de vinho frio o suficiente para servir rapidamente ou até mesmo para congelar carne mais rápido para preservar a frescura. Freezer Burn: esta tecnologia ajuda a evitar que isso aconteça e mantém os alimentos congelados fresco Double Drawer Freezer Compartment: são duas gavetas do freezer, a gaveta superior pode ser usada para vegetais, sorvetes (para itens que você deseja congelar por poucos dias), enquanto a gaveta maior é melhor para guardar itens que você deseja congelar por mais de uma ou duas semanas (por exemplo, carnes, restos de comida, etc).

21 Evolução nos celulares ao longo do tempo...

22 THE END Turma: Muralha – GT8 Bianca Aguiar - Nº 5
Dominique Valença - Nº 12 Ingrid Moura - Nº 17 Thainá Cristina - Nº 35 Vinicius Gabriel - Nº 37 Observação : Gostamos muito de fazer esse trabalho,pois nos informou sobre algo que passava até então despercebido por nós e que hoje entrou em nossas vidas de uma maneira que nos auxiliará para sempre...


Carregar ppt "Obsolescência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google