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TOWARDS CULTURE- CENTRED DESIGN SHEN; WOOLEY; PRIOR [2005] Mestrado em Design | UFPR 2009 HCI | Stephania Padovani Rosana Vasques.

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1 TOWARDS CULTURE- CENTRED DESIGN SHEN; WOOLEY; PRIOR [2005] Mestrado em Design | UFPR 2009 HCI | Stephania Padovani Rosana Vasques

2 1. Introdução  Influência da China  EUA – maioria dos softwares  Problemas de padronização de interface  Metáfora da área de trabalho “um-para-todos”  Perda de identidade e tradição  Usabilidade  Problemas com ícones

3 1. 1 Globalização  Efeitos da globalização  Internacionalização – projeto-base adaptável  “Localização” – Tornar local  “Glocalização” – global + local  Iconização – (Nike, Pepsi, Shell)  Culturalização – promove a identidade local e ressalta valores e tradições culturais

4  Estudos anteriores  Culturability; Interface cultural do usuário; MMA...  Incentivo de estudos empíricos e baseados na prática no campo de usabilidade e cultura 1. 2 Abordagens para questões culturais em design de interface do usuário

5 2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)  Poderosas ferramentas de comunicação  Implementação apropriada culturalmente  Boa interface  Metáfora efetiva  Reflete o modelo conceitual do usuário  Aumenta a interação homem/computador  Investigar a aplicabilidade do sistema CCD no processo de design, testando uma nova metáfora no contexto chinês

6 2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)  Critérios para seleção da metáfora

7  Escolha do Jardim Chinês 2. Necessidade de metáforas de interface efetivas (centradas na cultura)

8 2.1 Design centrado na cultura  Baseado em literatura existente  Processo de design  Centrado no usuário-alvo e em suas condições culturais específicas Abordagem holística x padronização (design centrado no usuário)  Deve ser caracterizado por análises interativas (Hix & Harton, 1993)  Filtro Cultural (Eric Fromm, 1960)

9 2.1 Design centrado na cultura Não é uma ferramenta! Mapa mental reflexivo entre a percepção do designer e do usuário.

10 2.1 Design centrado na cultura

11  Investigar a aplicabilidade do sistema CCD no processo de design de interface de sistema operacional  Área de trabalho x Jardim Chinês 2.2 Redesign de interface do computador para grupo de usuários chineses

12 2.3 Processo de Design  Definir e pesquisar o grupo-alvo: c hineses | 18 a 40 anos  Design Indicativo – dar direções ao projeto que não são óbvias  Demonstração do sistema (permite alterações)  Avaliação Heurística – resultados afetam redesign  Avaliação do Usuário – protótipo atende as necessidades e expectativas  Implementação do projeto

13 3. Interface do Sistema Operacional “Jardim”  Ponto de partida: jardim chinês é um microcosmo da sociedade – manutenção, organização, administração  Design Indicativo: demonstração em HTML permite alterações sugeridas pelos usuários  Customização: permitir reorganização | temas diversos  Funcionalidade: Divisão em áreas especializadas

14 3.1 Métodos de teste  Avaliação Heurística  Fase de Projeto - centrada em detalhes da interface  Layout, ícones, metáfora, cor, tamanho e proporção Avaliação inicial – 3 estudantes Tailandeses Análise dos resultados coletados Melhorias na interface Novo estudo com 6 estudantes  Avaliação do usuário  Interatividade da interface  Sucesso da metáfora 3 grupos culturais diferentes

15 3.1 Métodos de teste

16 3.2 Avaliação heurística – resultados e discussão  Primeira avaliação (3 estudantes)  Satisfação do usuário  Interesse nos ícones relacionados ao contexto cultural  Alguns detalhes precisavam ser melhorados  Segunda avaliação (6 estudantes)  Satisfação dos avaliadores  Reconhecimento da funcionalidade da divisão em setores  Variações do tema é positiva  Reconhecimento e compreensão dos ícones

17  última questão:  Avaliação de ícones para web browser  3 ícones possíveis – baseados no filtro cultural  Funções: voltar, página inicial, recarregar, favoritos, busca.... 3.2 Avaliação heurística – resultados e discussão

18

19 3.3 Avaliação do usuário e análise  Objetivos  Avaliar a metáfora do jardim  Avaliar a satisfação do usuário c/ interação Se a metáfora do jardim seria transferível para outros grupos culturais  Participantes  Idades variadas  3 grupos: Chinês (8); Oriental (6); Internacional (14)

20 3.3 Avaliação do usuário e análise  Procedimentos  Avaliação por email*  Estudo presencial (observação + gravação)  Ambiente de teste e ferramentas  Site  Mac

21 Questionário  Q1: Satisfação com a interface  Q2: Conceito e metáfora são claros? (ícones e layout)  Q3: Representação visual são facilmente compreensíveis e reconhecíveis?  Q4: Facilidade de encontrar o Web browser e outros?  Q5: Ícones do Web browser facilmente associados com suas funções?  Q6: Propósito da divisão em setores é facilmente identificado?  Q7: A divisão da interface é útil para organização e orientação?  Q8: Interface é simples de explorar? Tem interesse em usar futuramente?  Q9: A interface é agradável e oferece melhoria em termos de significado cultural em relação à “área de trabalho”?

22 3.3.1.3 Grupo Chinês

23 3.3.1.3 Grupo Oriental (não-chinês)

24 3.3.1.3 Grupo Internacional

25 3.3.2 Discussão  Maioria usuários de PC  Média geral do grupo chinês = internacional (3.72)  Grupo oriental (2.94) - 3/6 Indonésios  Questão 5 – médias mais negativas (2.87) / SD (1.10)  Seguido pelas questões 4, 6 e 7  Fatores de influência nos resultados  Variação regional, idade...

26 4. Conclusões  Importância e relevância do trabalho  Formulação de base teórica para adoção de fatores culturais no processo de design  Estudos empíricos x métodos apropriados  China como potência x Modelo “desktop” norte-americano  CCD – abordagem cultural no design  Processo interativo na avaliação heurística  Consideração do filtro cultural  Escolha apropriada da metáfora – fator de sucesso na interação homem-computador

27 4. Conclusões  Limitações da demonstração em HTML  Pobre para propósitos de avaliação  Influência do conhecimento prévio  Jardim Chinês  Link direto com o contexto sócio-cultural da China  Adaptável a outros contextos culturais  Passo significativo  Trabalhos futuros  Avaliação completa do usuário | população diversa


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