A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São Paulo: Minha cidade! ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro (Autor desconhecido) Para avançar as fotos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São Paulo: Minha cidade! ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro (Autor desconhecido) Para avançar as fotos."— Transcrição da apresentação:

1

2 São Paulo: Minha cidade! ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro (Autor desconhecido) Para avançar as fotos use as setas ou mouse

3 A Estação da Luz surgiu com a inauguração da São Paulo Railway, em 1867, sendo a estação central da linha férrea que ligava a cidade de Santos à Jundiaí, no interior do estado. Era uma construção pequena, térrea, localizada no bairro da Luz, próxima ao centro, que com o correr dos anos se mostrou insuficiente. Na década de 1880 foi reconstruída e ampliada. Só que no fim daquele século, mais uma vez já não suportava o grande movimento, e os ingleses, donos da ferrovia, planejaram uma grande estação, inaugurada em A ferragem que sustenta a cobertura central foi toda pré-moldada e trazida da Inglaterra. Seu projeto é do inglês Henry Driver. Em 1946, após um incêndio a ter danificado bastante, ela foi reformada, sendo acrescentado um pavimento superior. Nessa época, com o final da concessão dos ingleses, a ferrovia passou a ser administrada pelo governo federal, com o nome de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ). Nos idos de 1980 foi em parte restaurada, e em 2005, outra reforma, quando sua parte administrativa passou a ser ocupada pelo Museu da Língua Portuguesa. Atualmente não recebe mais linhas de longo curso, apenas servindo aos trens de subúrbio, em ligação direta com a linha norte-sul e a futura linha Luz-Morumbi do metrô.

4 No tempo das diligências...

5 A primeira construção, vista do lado interno. Foto: Militão de Azevedo

6 A segunda construção, bem maior, localizada na rua Mauá. (Quadro de Benedicto Calixto – Museu Paulista)

7 Foto: Guilherme Gaesnly

8

9

10

11 Em 1934, começaram a circular entre São Paulo e Santos, as composições Cometa (ao lado) e Planeta, as quais, por terem apenas três vagões, desciam a serra em uma única vez, tornando a viagem mais rápida (cerca de 1 hora e 50 minutos). Foto: Coleção Marcelo Tálamo Foto: coleção Alberto del Bianco

12

13

14

15 A torre e seu relógio: durante muitos anos, o padrão da hora certa para o paulistano, e um marco na região central da cidade

16

17 A entrada principal, dando para o Jardim da Luz

18

19

20

21

22

23

24

25 Detalhes da construção

26

27 Uma das quatro torretas, ornada com o monograma da São Paulo Railway (SPR)

28

29 Vista da entrada secundária, na rua Mauá

30 O projeto arquitetônico da Estação da Luz, foi baseado nos projetos da Flinders Street Station, em Melbourne, Austrália

31

32

33

34 CRÉDITOS - As fotos atuais e as de 1983, são de nossa autoria. -Fotos aérea e noturna: WEB Fotos antigas sem créditos: autores desconhecidos. - PPS: Idealizado e montado pelo fotógrafo Gilberto Calixto Rios. - Fundo musical: Trem das Onze (Adoniram Barbosa) c/ Demonios da Garoa © Gilberto Calixto Rios - SP Mais fotografias de São Paulo, em nosso site:


Carregar ppt "São Paulo: Minha cidade! ESTAÇÃO DA LUZ ESTAÇÃO DA LUZ Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro (Autor desconhecido) Para avançar as fotos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google