Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
São Paulo: Minha cidade!
ESTAÇÃO DA LUZ “Um povo sem memória, é um povo sem passado e sem futuro” (Autor desconhecido) Para avançar as fotos use as setas ou mouse
2
A Estação da Luz surgiu com a inauguração da São Paulo
Railway, em 1867, sendo a estação central da linha férrea que ligava a cidade de Santos à Jundiaí, no interior do estado. Era uma construção pequena, térrea, localizada no bairro da Luz, próxima ao centro, que com o correr dos anos se mostrou insuficiente. Na década de 1880 foi reconstruída e ampliada. Só que no fim daquele século, mais uma vez já não suportava o grande movimento, e os ingleses, donos da ferrovia, planejaram uma grande estação, inaugurada em A ferragem que sustenta a cobertura central foi toda pré-moldada e trazida da Inglaterra. Seu projeto é do inglês Henry Driver. Em 1946, após um incêndio a ter danificado bastante, ela foi reformada, sendo acrescentado um pavimento superior. Nessa época, com o final da concessão dos ingleses, a ferrovia passou a ser administrada pelo governo federal, com o nome de Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (EFSJ). Nos idos de 1980 foi em parte restaurada, e em 2005, outra reforma, quando sua parte administrativa passou a ser ocupada pelo Museu da Língua Portuguesa. Atualmente não recebe mais linhas de longo curso, apenas servindo aos trens de subúrbio, em ligação direta com a linha norte-sul e a futura linha Luz-Morumbi do metrô.
3
No tempo das diligências...
4
A primeira construção, vista do lado interno.
1867 Foto: Militão de Azevedo A primeira construção, vista do lado interno.
5
1880 A segunda construção, bem maior, localizada na rua Mauá.
(Quadro de Benedicto Calixto – Museu Paulista)
6
Foto: Guilherme Gaesnly
1900 Foto: Guilherme Gaesnly
7
Foto: Guilherme Gaesnly
1905 Foto: Guilherme Gaesnly
8
1910
9
1932
10
Em 1934, começaram a circular entre São Paulo e Santos, as composições “Cometa” (ao lado) e “Planeta”, as quais, por terem apenas três vagões, desciam a serra em uma única vez, tornando a viagem mais rápida (cerca de 1 hora e 50 minutos). Foto: Coleção Marcelo Tálamo Foto: coleção Alberto del Bianco
11
1935
12
1983
13
2007
14
A torre e seu relógio: durante muitos anos, o padrão da hora certa para o paulistano, e um marco na região central da cidade
16
A entrada principal, dando para o Jardim da Luz
24
Detalhes da construção
26
Uma das quatro torretas, ornada com o monograma da São Paulo Railway (SPR)
28
Vista da entrada secundária, na rua Mauá
29
O projeto arquitetônico da Estação da Luz, foi baseado nos projetos da “Flinders Street Station”, em Melbourne, Austrália
33
gil.fotos@ig.com.br CRÉDITOS
As fotos atuais e as de 1983, são de nossa autoria. Fotos aérea e noturna: WEB Fotos antigas sem créditos: autores desconhecidos. - PPS: Idealizado e montado pelo fotógrafo Gilberto Calixto Rios. - Fundo musical: Trem das Onze (Adoniram Barbosa) c/ Demonios da Garoa © Gilberto Calixto Rios - SP Mais fotografias de São Paulo, em nosso site:
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.