A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundação para o Desenvolvimento Sócio - Profissional e Cultural de Ribeira Grande Escola Profissional da Ribeira Grande ANO LECTIVO 2010/11 CURSO TÉCNICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundação para o Desenvolvimento Sócio - Profissional e Cultural de Ribeira Grande Escola Profissional da Ribeira Grande ANO LECTIVO 2010/11 CURSO TÉCNICO."— Transcrição da apresentação:

1 Fundação para o Desenvolvimento Sócio - Profissional e Cultural de Ribeira Grande Escola Profissional da Ribeira Grande ANO LECTIVO 2010/11 CURSO TÉCNICO DE CONTABILIDADE S3 – TIPO A UFCD_3 SAÚDE – COMPORTAMENTOS E INSTITUIÇÕES Formando: José Lopes nº9 TEMA – DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS

2 INDICE 1 - O que são doenças infecto contagiosas ? 2 - O que é o Herpes Genital ? 3 - Sinais ou Sintomas. 4 - Vias de Transmissão. 5 - Prevenção / Protecção e desinfecção relativa à transmissão dos agentes infecciosos.

3 O QUE SÃO DOENÇAS INFECTO CONTAGIOSAS ? Doenças infecto contagiosas, de forma simplificada, são doenças causadas por diferentes agentes (bactérias e vírus, na sua maioria) que podem ser transmitidas directamente de um ser humano doente para outro.

4 HERPES GENITAL O QUE É ? Herpes Genital é uma doença sexualmente transmissível por contactos sexuais e afecta a área genital e outras, dos homens e das mulheres, ou seja Pénis, Vulva, ânus, nádegas, coxas e pode atingir a parte inferior das costas. Provoca lesões características, dores, prurido e inflamação. Há dois tipos de vírus que provocam herpes VHS - 1 VHS - 2 SUB – TEMA HERPES GENITAL

5 SINAIS OU SINTOMAS Quem tem Herpes Genital costuma ter os seguintes sintomas: - Comichão - Formigueiro - Dores - Os sintomas iniciam-se entre quatro a sete dias após a infecção Seguidamente aparece uma mancha vermelha na zona genital e depois aparecem bolhas pequenas e dolorosas. Depois, aparece uma pequena placa avermelhada, seguida de um grupo de bolhas pequenas e dolorosas. Estas rompem-se e fundem-se para formar úlceras circulares, que em geral são dolorosas e se cobrem de crostas em poucos dias. O afectado pode ter dificuldade em urinar e, em certos casos, sente dor ao andar. As úlceras saram, em aproximadamente dez dias, mas podem deixar cicatrizes. Os gânglios linfáticos da virilha costumam aumentar levemente de tamanho e apresentam sensibilidade ao tacto.

6 COMO SE TRANSMITE ? O Herpes Genital transmite-se através de actos sexuais é diagnosticado e baseado pelos sintomas dos doentes. O Herpes genital pode transmitir o Herpes Labial devido ao sexo oral. Nos homens, as vesículas e as úlceras podem aparecer em qualquer parte do pénis, incluindo o prepúcio, se não houve circuncisão. Nas mulheres, aparece na vulva, dentro e fora da vagina e no colo. Quem tem relações sexuais anais pode apresentar as referidas lesões à volta do ânus e no recto. Nos imunodeficientes, como os infectados com o vírus da imunodeficiência humana (VIH), as úlceras do herpes podem propagar-se a outras áreas do corpo, persistir durante semanas ou mais e, em raras ocasiões tornar-se resistentes ao tratamento com acido vir.

7 EXISTE CURA OU NÃO ? Não existe cura para o Herpes Genital. mas existem tratamentos que reduzem a duração do ataque, assim como se pode diminuir o número de surtos periódicos através de uma terapia que é feita com poucos medicamentos de uso local, ajudam a diminuir a inflamação e a acelerar a cicatrização das lesões, assim como a evitar a contaminação secundária por bactérias. Sendo uma DST viral e incurável, o individuo terá sempre Herpes, que reaparecerá periodicamente provocando novamente lesões e dores. Herpes Simplex a afectar o escotro de uma criança

8 PREVENÇÃO O método de prevenção mais seguro para evitar para evitar qualquer doença sexualmente transmissível é o preservativo, e mesmo estando a usa- lo correctamente pode não ser 100% garantido, ou seja, o que isto quer dizer é que o preservativo pode não estar a cobrir toda a zona infectada e pode mesmo afectar o parceiro sexual do doente. Preservativos

9 WEBGRAFIA genital.html


Carregar ppt "Fundação para o Desenvolvimento Sócio - Profissional e Cultural de Ribeira Grande Escola Profissional da Ribeira Grande ANO LECTIVO 2010/11 CURSO TÉCNICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google