A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Características químicas do solo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Características químicas do solo"— Transcrição da apresentação:

1 Características químicas do solo

2 ÁREA SUPERFICIAL ESPECÍFICA
A área superficial específica (ASE) é a medida da área da superfície das partículas por unidade de peso (expressa em metros quadrados por grama). A ASE de uma massa de partículas aumenta proporcionalmente com a diminuição do diâmetro dela.

3

4 Reservatório que estoca nutrientes.
CARGAS ELÉTRICAS Fundamentais no crescimento e desenvolvimento das plantas. Reservatório que estoca nutrientes.

5 DISPERSÃO E FLOCULAÇÃO DO SOLO
Entre as partículas do solo existem dois tipos fundamentais de forças: Atração e de Repulsão. As forças de atração (Van der Waals) ocorrem quando as partículas estão muito próximas ficando umas atraídas pelo campo elétrico das outras. Quando isso ocorre, o sistema coloidal torna-se floculado. As forças de repulsão são conseqüência da repulsão entre os campos elétricos de colóides de mesmo sinal e o sistema coloidal torna-se disperso.

6 ADSORÇÃO E TROCA DE ÍONS
Adsorção o fenômeno químico de ligação ou atração entre a carga de um colóide e um íon da solução do solo e que resulta na sua retenção. O inverso desse fenômeno é a dessorção do íon, que devolve-o para a solução

7 Devido às cargas dos colóides, tanto inorgânicos como orgânicos, há a aproximação dos íons da solução, formando-se uma “nuvem de íons” ao redor dos colóides. Como as cargas dos colóides são predominantemente negativas, há um maior número de cátions atraídos (que configuram a CTC do solo) e estes acabam por atrair alguns ânions (que compõem a CTA do solo).

8

9 PODER TAMPÃO DO SOLO

10

11

12


Carregar ppt "Características químicas do solo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google