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Ambientes de Negócios Docente: Meiry Kamia.

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Apresentação em tema: "Ambientes de Negócios Docente: Meiry Kamia."— Transcrição da apresentação:

1 Ambientes de Negócios Docente: Meiry Kamia

2 Ambientes Externos de Negócios
São as forças externas à organização que influenciam seu modo de funcionamento: Fatores Sociológicos Fatores Políticos Fatores Econômicos Fatores Tecnológicos MONTANA; CHARNOV, 2003

3 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
A perspectiva sociológica do ambiente inclui: A situação e as tendências da população; Os valores éticos e pessoais de trabalho e Os valores culturais gerais. Cada um desses fatores influencia o modo como a administração realiza seu trabalho. MONTANA; CHARNOV, 2003

4 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Situação e tendências demográficas: Demografia: estudo da população, e tendência demográfica é uma mudança na população. É importante para o administrador compreender as tendências da população e planejar o futuro, pois essas tendências podem ter um efeito drástico nos negócios. MONTANA; CHARNOV, 2003

5 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Situação e tendências demográficas: Quatro tendências demográficas que surgiram no início do século XXI: Força de trabalho está ficando mais velha: fenômeno mundial que pode trazer as seguintes conseqüências: Escassez de trabalhadores treinados, e as empresas terão de atrair e manter pessoal qualificado. Menos trabalhadores sustentando mais aposentados em relação às contribuições da previdência social, o que pode aumentar os encargos sociais consideravelmente na folha de pagamento. Alguns países consideraram a imigração de países menos desenvolvidos para lidarem com a escassez de mão-de-obra, resultando em uma composição radicalmente diferente da força de trabalho, com uma participação muito maior de minorias e mais diversidade étnica. MONTANA; CHARNOV, 2003

6 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Situação e tendências demográficas: Segunda tendência: Mulheres ingressando na força de trabalho. Mais da metade das mulheres atualmente trabalham em período integral ou meio período. As mulheres também estão passando a freqüentar mais as universidades e atualmente são a maioria dos estudantes. Mulheres desempenhando um papel mais importante na vida das empresas em todo o mundo. MONTANA; CHARNOV, 2003

7 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Situação e tendências demográficas: Terceira tendência: população nordestina, durante muitos anos, trocou o Nordeste pelos estados do Sudeste do Brasil. Essa mudança não sinaliza somente um movimento da mão-de-obra potencial, mas também significam que os mercados de bens e serviços estão se alterando. MONTANA; CHARNOV, 2003

8 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Situação e tendências demográficas: Quarta tendência: à medida que o trabalho se torna mais técnico, há um prêmio para a educação. Trabalhadores tecnologicamente competentes produzem muito mais do que aqueles carentes de tais conhecimentos A disparidade entre os salários entre os com mais formação e os com menos formação continuará a aumentar; MONTANA; CHARNOV, 2003

9 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Ética de trabalho e Valores Pessoais Valores Pessoais: é possível verificar a mudança na hierarquia de valores pessoais. Lealdade ao trabalho x Qualidade de Vida Rotina X Desafio de crescimento Há alguns anos, o indivíduo que trabalhava até mais tarde ou nos finais de semana, ou que levava trabalho para casa, passava a ser considerado um workaholic (viciado em trabalho). Atualmente, um workaholic é considerado um funcionário dedicado. Atividades recreativas como spa, academia de ginástica, estão sendo inseridas nas empresas e consideradas workouts (treinamento fora do trabalho) MONTANA; CHARNOV, 2003

10 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Sociológicos
Valores Culturais Cultura: abrange valores, costumes, herança, códigos legais, tradições educacionais, atitudes sociais, instituições e processos políticos e sistema econômico. A administração deve considerar os valores culturais de um ambiente para tomar decisões. Ex: conflito: gerente muito dinâmico dirigindo fábrica em cidade pequena. MONTANA; CHARNOV, 2003

11 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Políticos
Toda organização precisa seguir as leis e regulamentações nos níveis municipal, estadual e federal. Todas as transações comerciais obedecem ao Código Comercial Brasileiro, conforme a lei n. 556, de 25 de junho de 1850, disposto na CLT –Consolidação das Leis do Trabalho, aprovada pelo Decreto-Lei n , de 1º. De maio de 1943, e complementada por legislação posterior. Código Civil Brasileiro: disciplina direitos e obrigações referentes às pessoas, aos bens e às suas relações – previsto na Constituição de 1824 e promulgado em 1916. Uma empresa pode associar-se a outras empresas afins em uma associação comercial e procurar influenciar ou fazer lobby para introduzir mudanças nas leis. MONTANA; CHARNOV, 2003

12 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Políticos
Comércio: ABRASEL – Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (1985): 4ª. Força do turismo brasileiro junto com a ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem), ABIH (Hotéis) e ABRATT (transportadoras). IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente: Regulamentam e fiscalizam os assuntos e as atividades que decorrem da indústria e do comércio e influenciam o meio ambiente. XUXA Water Park. Investimento de R$ 250 milhões. Foi embargado em 1999. MONTANA; CHARNOV, 2003

13 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
Gestores devem considerar a situação da Economia ao tomarem decisões, e cada vez mais, até a economia internacional precisa ser dividida entre os fatores de planejamento gerencial e tomada de decisão. Aspectos que devem ser considerados são: A economia em si; Concorrentes e Fornecedores; Clientes. MONTANA; CHARNOV, 2003

14 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
A Economia Ao tomar decisões, a administração deve considerar certos aspectos da economia, como inflação, taxas de juros e desemprego. Produto Nacional Bruto (PNB): valor total de mercados de todos os bens e serviços finais produzidos pelas empresas no país no período de um ano. Mede os recursos produzidos no país. Inclui todos os negócios internacionais realizados pelas empresas. Produto Interno Bruto (PIB): soma de todos os negócios internos. O valor do PNB é usado para computar a produtividade per capita, uma medida básica do padrão de vida de um país. Padrão de vida = PNB População MONTANA; CHARNOV, 2003

15 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
A Economia Quanto maiores forem os recursos produtivos para cada pessoa em um país, melhor o padrão de vida. Existem outras formas de medida menos precisas, porém mais informativos para medir a verdadeira qualidade de vida de um país. Número de banheiros, aparelhos de tv, rádios, computadores, m por indivíduo, taxas de mortalidade infantil, média de vida, números de médicos para cada milhão de pessoas, entre outros, são indicativos da qualidade de vida. A administração deve usar o PNB, por exemplo, para estimar a oportunidade econômica de um novo produto. PNB alto, significa que a economia está indo bem e que haverá um aumento de oportunidades. MONTANA; CHARNOV, 2003

16 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
Fornecedores A administração deve agir para assegurar que exista um fornecimento constante e confiável de matéria prima, o que implica um bom relacionamento com fornecedores e uma política de estoque eficiente que atenda às necessidades específicas da empresa. Se existirem poucos fornecedores, a empresa que a desejar terá de pagar o preço. O número de fornecedores influenciará o preço das matérias primas e também a política de preços da administração. MONTANA; CHARNOV, 2003

17 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
Concorrentes A concorrência também influencia as tomadas de decisões da administração. Se houver muita concorrência no mercado local, a empresa deve ter preços competitivos. Se ela for a empresa dominante, poderá determinar o preço padrão no mercado e ficará conhecida como uma líder de preços. MONTANA; CHARNOV, 2003

18 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
Clientes A administração deve levar em conta o cliente final ao tomar decisões com o objetivo de alcançá-lo da melhor e mais lucrativa maneira. Essas decisões se tornam cruciais, pois, mesmo oferecendo os melhores produtos e serviços, uma empresa não prosperará se não conseguir entregar esses produtos e serviços a seus consumidores. Consumidores esperam ter o produto no local certo, na hora certa e da maneira certa. Referimo-nos a esses aspectos como utilidade de local, utilidade de tempo e utilidade de forma. MONTANA; CHARNOV, 2003

19 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Econômicos
Clientes A administração procura conhecer a identidade e o máximo possível sobre o cliente (mercado-alvo). As informações sobre o cliente são obtidas por meio de pesquisa de mercado sobre, por exemplo, a estatística pessoal do cliente (perfil demográfico), hábitos de compras (comportamento do consumidor) ou estilo geral de vida (perfil psicográfico). MONTANA; CHARNOV, 2003

20 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Existem três áreas no ambiente tecnológico que a administração deve considerar ao tomar decisões: A origem de novas tecnologia (processo de inovação); Maneira como a nova tecnologia é introduzida em uma empresa (processo de transferência de tecnologia); Atual tecnologia de ponta e sua aplicação dentro da empresa. MONTANA; CHARNOV, 2003

21 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Processo de Inovação A origem de novas tecnologias geralmente se encontra nos esforços de pesquisa e desenvolvimento (P&D) da indústria privada, no governo e nos pesquisadores acadêmicos; Mesmo que a tecnologia não seja aplicável à indústria corrente, ela pode ser licenciada a outras empresas. Se a fonte da inovação estiver no passado ou mesmo na tecnologia atual, ela é chamada de Inovação Tecnológica Evolucionária; Se a inovação não estiver baseada em tecnologia anterior, mas representa uma mudança significativa em relação ao passado, ela é chamada de Inovação Tecnológica Revolucionária. MONTANA; CHARNOV, 2003

22 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Processo de Inovação A tarefa enfrentada pela administração é antecipar a fonte de tecnologia inovadora. Uma empresa pode custear sua própria área de P&D; ou comprar os direitos de uma nova tecnologia de seus investidores. MONTANA; CHARNOV, 2003

23 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Processo de Transferência de Tecnologia Uma vez descoberta ou adquirida a nova tecnologia por um contrato de licença, o principal problema passa a ser como introduzi-la efetivamente em um ambiente tecnológica consolidado. Quanto mais radical e inovadora e tecnologia, maior será a resistência. Tecnologia conhecida Resistência à mudanças Tecnologia desconhecida Resistência a mudanças como função da relação entre o conhecido e o desconhecido MONTANA; CHARNOV, 2003

24 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Processo de Transferência de Tecnologia Outra maneira é introduzir gradualmente a nova tecnologia: Inovação Progressiva ou Incremental e envolve a introdução da nova tecnologia em etapas ou incrementos menores. Tecnologia conhecida Resistência à mudanças Tecnologia desconhecida Resistência a mudanças como função da relação entre o conhecido e o desconhecido Resistência à mudanças Resistência à mudanças Resistência à mudanças MONTANA; CHARNOV, 2003

25 Ambientes Externos de Negócios: Fatores Tecnológicos
Tecnologia de Ponta Tecnologia de ponta é a expressão usada em referência à tecnologia mais recente. Algumas questões que devem ser feitas antes de decidir comprar a última maravilha tecnológica. A empresa necessita do que há de mais moderno no mercado? A empresa tem condições de comprar a nova tecnologia? Os benefícios que ela trará compensam seu custo? A nova tecnologia pagará a si mesma com a economia nos custos de produção? A nova tecnologia poderá ser introduzida com sucesso na força de trabalho atual ou essa força de trabalho precisará ser treinada novamente? A empresa dispões dos recursos necessários para esse treinamento? MONTANA; CHARNOV, 2003

26 Ambientes Internos de Negócios
Envolvem os recursos: Financeiros Físicos Humanos Tecnológicos MONTANA; CHARNOV, 2003

27 Ambientes Internos de Negócios: Recursos Financeiros
Garantem as operações correntes e custeiam o crescimento da empresa. Lucros retidos: recursos obtidos do lucro da empresa – mantidos na empresa e não distribuídos aos acionistas. Capital de Empréstimo: dinheiro emprestado à organização para ser usado em negócios. Os empréstimos bancários, as linhas de crédito e os títulos societários são formas de débito de uma empresa que empresta dinheiro de bancos e de detentores de títulos. Os juros são o dinheiro pagos ao banco ou acionista individual pelo uso do dinheiro emprestado. MONTANA; CHARNOV, 2003

28 Ambientes Internos de Negócios: Recursos Financeiros
Capital Social: venda as ações da empresa. Vendidas as ações, a empresa não tem nenhuma obrigação de comprá-las novamente. A empresa em geral não tem nenhuma obrigação de pagar dividendos, Uma vez que as ações não precisam ser readquiridas e não se pagam dividendos, o capital social é a fonte mais barata de fundos no curto prazo. Considerando que a empresa abre mão da propriedade, contudo, e uma vez que as ações se foram para sempre (a menos que sejam readquiridas), o capital social é o meio mais caro no longo prazo para uma empresa levantar capital. MONTANA; CHARNOV, 2003

29 Ambientes Internos de Negócios: Recursos Físicos
Incluem fábrica, equipamentos de fabricação e instalações de distribuição e os estoques de matérias-primas. A tarefa da administração é garantir que as fábricas estejam localizadas em áreas nas quais os valores locais sejam favoráveis ao empreendimento fabril e que exista um estoque adequado de mão-de-obra local. A administração periodicamente avalia a maneira como os recursos físicos da organização são adquiridos e utilizados. Em última análise, esses recursos são as ferramentas usadas pela administraçãoo para melhorar a produtividade e garantir lucratividade. MONTANA; CHARNOV, 2003

30 Ambientes Internos de Negócios: Recursos Humanos
Satisfazem as necessidades da organização ao adquirir habilidades necessárias para conduzir negócios eficientes e eficazes. Quatro tarefas principais da administração ao lidar com RH: Encontrar os trabalhadores necessários; Colocar o funcionário certo na função certa; Motivar um desempenho humano eficaz dos funcionários que resulte em níveis aceitáveis de produtividade; Avaliar o desempenho dos funcionários. MONTANA; CHARNOV, 2003

31 Ambientes Internos de Negócios: Recursos Tecnológicos
O nível tecnológico aplicado em uma empresa pode ser consideravelmente diferente do nível avançado disponível no ambiente externo. A administração deve decidir qual o nível apropriado para a empresa em termos de seus objetivos e o nível apropriado de habilidade dos recursos humanos da empresa necessário para operar a tecnologia aplicada. MONTANA; CHARNOV, 2003


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