A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIO NATURAL MEIO ARTIFICIAL MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL Mauro Vranjac.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIO NATURAL MEIO ARTIFICIAL MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL Mauro Vranjac."— Transcrição da apresentação:

1 MEIO NATURAL MEIO ARTIFICIAL MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL Mauro Vranjac

2 A paisagem Bonito, no Mato Grosso do Sul.

3 A paisagem Vila Velha, no Espírito Santo.

4 A paisagem Itapira, em São Paulo (2001).

5 A paisagem Imagem D -pg 12 Catalão, em Goiás (2003).

6 As mudanças nas paisagens

7 O que são paisagens? Paisagens são todos os trechos do espaço terrestre, habitados ou não, e modificados ou não pela ação humana. Da paisagem fazem parte os elementos observados no caminho entre a sua casa e a escola -- construções, pessoas, veículos, plantas, rochas --, assim como os cheiros que você sente e os barulhos que ouve.

8 A paisagem geográfica A paisagem modificada pela ação humana é chamada de paisagem humanizada, cultural ou geográfica. Ela é resultado das transformações que as pessoas realizam na natureza.

9 Meio Geográfico  O ambiente onde a sociedade humana desenvolve as suas relações. Pode ser dividido em três:  Meio Natural  Meio Técnico  Meio técnico-científico-informacional

10 Meio Natural  Maior parte da existência humana, ainda que o homem tenha transformado a natureza, com o uso de ferramentas simples.  Revolução agrícola  Domesticação de animais  Vida em sociedade

11 Meio Técnico  Iniciou a cerca de 250 anos, com a criação de máquinas e técnicas no hemisfério norte, mas espalhou-se por todo o globo.  Processos industriais  Fabricação de mercadorias  Produção de energia  Início da sociedade industrial

12 Meio Técnico-Científico- Informacional  Atualidade  Utilização de tecnologias da informação e comunicação.  Uso da microeletrônica  Velocidade nas comunicações (fibra óptica)  Uso de satélites de comunicação  Velocidade no fluxo de informações

13 Mudanças tecnológicas ao longo do tempo PeríodoComunicaçãoEnergiaMeios Pré-agrícola Linguagem oral e pictórica Fogo Instrumentos primitivos Agrícola Escrita Imprensa Tração animal Charrua (arado grande, de ferro) Industrial Telégrafo Telefone Fonógrafo Rádio Cinema Máquina a vapor Eletricidade Máquinas avançadas Estradas de ferro Veículos motorizados Atual Televisão Satélite Computador Sistema multimídia Fissão atômica Baterias elétricas Laser Transporte supersônico e interplanetário Material sintético Robótica Microeletrônica Biotecnologia

14 Mudanças do Meio Técnico- Científico-Informacional  Infraestrutura  Telecomunicação  Agroindústria  Biotecnologia  Robótica  Espaços Inteligentes

15 Mundo – usuários de internet (2010) RegiãoUsuários % da população % da população em relação ao total mundial África ,8 %3,9 % Ásia ,4 %42,6 % Europa ,0 %24,1 % Oriente Médio ,3 %3,3 % América do Norte ,2 %14,6 % América Latina ,5 %10,3 % Oceania ,4 %1,2 % TOTAL MUNDIAL ,6 %100,0%

16 Perguntas  Quais são as principais diferenças entre ciberespaço e espaço físico?  A internet democratizou o acesso às informações?  O fim do mundo bipolarizado e da Guerra Fria não significou a eliminação dos conflitos e tensões internacionais. Na denominada "Nova Ordem Mundial", três grandes polos controlam a riqueza e o desenvolvimento técnico-científico deste final de século. Quais as consequências deste controle para os interesses nacionais?

17 Mudanças na paisagem Urbana

18 (caudal, volumoso em Tupi) é o nome dado a uma via expressa formada por conjunto de avenidas que se transformam fisicamente em apenas uma e que margeiam o rio Tietê na cidade de São Paulo, Brasil. A degradação tem origem no processo de industrialização e de expansão urbana desordenada das décadas de 1940 a 1970, acompanhado pelo aumento populacional hab hab hab Marginal do Tietê

19 Viaduto do Chá Fabricado na Bélgica, inaugurado em começou a urbanização com a idealização do Viaduto do Chá remodelação da região com a criação de uma grande laje sobre as avenidas existentes no local em altura suficiente para ligar os dois lados do Vale. Viaduto do Chá

20 A avenida foi criada no final do século XIX (1891) a partir do desejo de paulistas em expandir na cidade novas áreas residenciais que não estivessem localizadas imediatamente próxima às mais movimentadas centralidades do período Avenida Paulista

21 Com uma população de 120 mil habitantes e destes 91% são de origem nordestina e 52% estão na faixa etária entre 0 a 25 anos, é a maior favela de São Paulo e a segunda maior do Brasil e da América Latina. Começou como um conjunto de terrenos baldios, lotes e poucas casa de operários de chão de fábrica, mas a partir das décadas de 1960 e 1970 ocorreu uma grande invasão de terras. A favela foi construída ilegalmente, mas acabou consolidando sua estrutura e virando bairro. Vila Heliópolis

22 Morro do careca, Natal, RN, 2008

23 Vista da favela Real Parque, com prédios do bairro do Morumbi ao fundo, em São Paulo, SP (2005). Colocar foto - favela x prédios de luxo

24 Veja um exemplo de mudança na forma e na utilização da paisagem Prédio do pátio da Alfândega, em segundo plano, em fotografia de álbum datado de 1870, adquirido pelo Estado de Pernambuco do colecionador Comendador Baltar. Pátio da Alfândega em Recife, PE (2006) Fotos de Pernambuco, p. 19 Museu do estado de Pernambuco

25 Isolamento social

26

27

28 Espaço de Lazer Espaço de Consumo

29 Segurança ?

30

31

32 Características das necessidades:  multiplicidade  substituibilidade  saciabilidade Necessidades: Características

33 Necessidades: Classificação Quanto à sua importância primárias secundárias terciárias Quanto ao seu custo econômicas não econômicas Quanto ao fato de vivermos em coletividade individuais coletivas

34 Consumo é o acto económico que nos permite concretizar a satisfação de uma necessidade, através da destruição ou uso de um bem ou serviço. Consumo: Noção

35 Consumo: Tipos quanto à natureza das necessidades essencial supérfluo quanto ao autor do consumo privado público quanto ao beneficiário do consumo individual coletivo quanto à finalidade do consumo final intermédio

36 A sociedade de consumo é uma sociedade:  em que a oferta excede a procura, o que implica o recurso a estratégias de marketing;  de oferta de bens normalizados, produzidos a baixos custos, atractivos e de duração efémera;  com padrões de consumo massificados A sociedade de consumo

37 Perguntas  Qual é o significado do “encolhimento” da Terra?  De acordo com o que você estudou, três fases do desenvolvimento tecnológico marcaram o “encolhimento da Terra” a partir de Quais são essas fases?

38 Perguntas  Quais equipamentos aparecem na fotografia? Como eles contribuem para o contato com outros países?  Que nome você daria à atual fase da economia capitalista? Banco de investimentos, na Inglaterra, em Londres.

39 Globalização é um outro nome para a teledistribuição mundial de um determinado padrão de pessoas, coisas e, principalmente, informações. Muniz Sodré

40 A globalização Globalização: caracterizada pela interligação entre pessoas, empresas e países. A economia atual é globalizada: Atividades produtivas Fluxos de informações, capitais e mercadorias Consumo de mercadorias e serviços Escala global Consumimos produtos provenientes de vários países Notícias de outros países são veiculadas quase instantaneamente Muitos problemas econômicos de outros países podem influenciar a economia do nosso país e até mesmo nossa vida cotidiana.

41 Aumento dos FLUXOS GLOBAIS: informações, mercadorias, serviços, pessoas e capitais.... graças ao desenvolvimento e barateamento dos meios de transporte e telecomunicações.

42 Propaganda da TIM, empresa de telefonia, evoca a noção de diminuição do espaço- tempo “O mundo gira em sua direção”. Propaganda da GTL Group, empresa de transporte internacional

43 Propaganda da empresa UPS, que realiza entregas no mundo inteiro. Mãe e filho realizando compras pela internet.

44 A modernização dos transportes permitiu diminuir a distância-tempo.

45 Antes mundo era pequeno Porque Terra era grande Hoje mundo é muito grande Porque Terra é pequena Do tamanho da antena Parabolicamará Ê volta do mundo, camará Ê, ê, mundo dá volta, camará Antes longe era distante Perto só quando dava Quando muito ali defronte E o horizonte acabava Hoje lá trás dos montes dendê em casa camará Parabolicamará Gilberto Gil Para Gilberto Gil, qual é o significado de “Terra” e “mundo”? O que isso tem a ver com a globalização? Para Gilberto Gil, qual é o significado de “Terra” e “mundo”? O que isso tem a ver com a globalização?

46 Globalização: Alguns benefícios: - disseminação de informações em escala mundial; - maior difusão cultural entre os países; - grande avanço tecnológico; - aumento na produção de bens e na geração de serviços; - a formação de ONGs que atuam globalmente. Alguns benefícios: - disseminação de informações em escala mundial; - maior difusão cultural entre os países; - grande avanço tecnológico; - aumento na produção de bens e na geração de serviços; - a formação de ONGs que atuam globalmente. Aspectos negativos: - intensificação das desigualdades, tanto entre os Estados-nação como no interior deles; - maior dependência econômica e financeira dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos. Aspectos negativos: - intensificação das desigualdades, tanto entre os Estados-nação como no interior deles; - maior dependência econômica e financeira dos países subdesenvolvidos em relação aos desenvolvidos.

47 ECONÔMICA CULTURAL POLÍTICA SOCIAL GLOBALIZAÇÃOCULTURALGLOBALIZAÇÃOCULTURAL

48 GLOBALIZAÇÃO CULTURAL

49 homogeneização sociedade de consumo massificação cultural aldeia global MÍDIA

50 Efeitos culturais da GLOBALIZAÇÃO: assistimos aos mesmos filmes (hollywoodianos); comemos as mesmas comidas (fast foods); vestimos as mesmas roupas (jeans); falamos a mesma língua (inglês); ouvimos as mesmas músicas (pop/rock).

51 Jeans, o uniforme do século XXI Estudantes brasileiras usando jeans, Cuiabá - Mato Grosso, Brasil, 2008.

52 Para entender melhor: Cultura: são práticas e ações sociais que seguem um padrão determinado no espaço. Refere-se a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e identificam uma sociedade. Edward Burnett Tylor

53 Para entender melhor: Cultura de massa: é toda manifestação cultural produzida e veiculada através do meios de comunicação de massa (TV, rádio, jornal e etc.) para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.

54 Para entender melhor: Cultura popular: qualquer manifestação cultural (dança, música, festas, literatura, folclore, arte, etc.) em que o povo produz e participa de forma ativa. A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral.

55 Para entender melhor: Contracultura: movimento de contestação de caráter social e cultural. Contestam alguns parâmetros estabelecidos pelo mercado cultural, governos e movimentos tradicionalistas. Nasceu e ganhou força, principalmente entre os jovens das décadas de 1960 e 1970.

56 As redes Terceira Revolução Industrial (técnico - científica) Base tecnológica da globalização Representada pela transmissão de imagens e informação em tempo real e pela maior facilidade de deslocamento concreto de pessoas e mercadorias. Isso foi possível com a criação de uma rede mundial de telecomunicações e com o desenvolvimento de meios de transporte cada vez mais eficientes.

57 Observe a charge: Qual é a principal mensagem que a imagem transmite? Images.com/ Corbis/ LatinStock

58 Redes Interligam e estruturam relações entre diversos pontos do mundo Circulação de mercadorias, capitais e pessoas Informações e capitais são transmitidos por um fluxo virtual > não vemos a informação e o capital circulando de um lugar para outro. Em cada etapa do desenvolvimento industrial estruturam-se diferentes redes: Redes viárias ou de transporte Redes elétricas Redes de comunicação por satélite Redes de cabo de fibra ótica Redes de produção de empresas multinacionais Redes de circulação de capitais entre bolsas de valores

59 Redes de cabos de fibra ótica submarinos (2003) Em qual hemisfério estão concentrados os cabos de fibra ótica?

60 Se considerarmos a situação de compra via internet apresentada na fotografia e os serviços prestados pela empresa de transportes do anúncio, quais são as redes utilizadas? Quais são os três tipos de fluxos que passam a existir quando uma pessoa realiza uma compra via internet?

61 Exemplo: Bola de futebol Marca de uma empresa alemã Fabricada no Paquistão Importada para o Brasil por empresa dos Estados Unidos Ao implantar sistemas de produção que interligam países, as multinacionais buscam ampliar seus lucros. Por isso a bola é fabricada no Paquistão, onde a mão de obra é barata. Se o custo da mão de obra no Paquistão tornar-se mais caro, a empresa procurará outro lugar para se instalar, onde a mão de obra seja mais barata.

62 As transnacionais Papel importante no comando da economia mundial Responsáveis por grande parte do comércio internacional Importantes no desenvolvimento de novas tecnologias Muitas possuem filiais em praticamente todos os países Compram empresas menores em muitos países, principalmente subdesenvolvidos Principal força da globalização A capacidade financeira dessas empresas é muito grande e seus investimentos podem afetar a economia e a sociedade em diferentes lugares do mundo. Anúncio de empresa transnacional que produz refrigerante na China, 2004.

63 A maioria das sedes dessas empresas está situada nos países desenvolvidos  Destino de boa parte dos lucros transferidos pelas filiais  Onde ocorrem as grandes decisões sobre os investimentos  Onde estão situados os centros de pesquisa para desenvolvimento de tecnologia

64 Observe as imagens a seguir. Péssima infraestrutura de transporte público em São Paulo, SP (2006). Boa infraestrutura de transporte público no Texas, nos Estados Unidos (2007). Caio Guatelli/ Folha Imagem Luciana Whitaker/ Olhar Imagem


Carregar ppt "MEIO NATURAL MEIO ARTIFICIAL MEIO NATURAL VS MEIO ARTIFICIAL Mauro Vranjac."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google