A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTECEDENTES:  A POLÍTICA NEOCOLONIAL.  BELLE ÉPOQUE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTECEDENTES:  A POLÍTICA NEOCOLONIAL.  BELLE ÉPOQUE."— Transcrição da apresentação:

1

2 ANTECEDENTES:  A POLÍTICA NEOCOLONIAL.  BELLE ÉPOQUE.

3 A QUESTÃO BALCÂNICA  NOS FINS DO SÉCULO XIX, A REGIÃO DOS BÁLCÃS FOI UM DOS VÁRIOS PALCOS DE DISPUTA ENTRE AS GRANDES NAÇÕES IMPERIALISTAS. NESSA ÉPOCA, O IMPÉRIO TURCO-OTOMANO PERDIA O CONTROLE SOBRE A REGIÃO E DAVA ESPAÇO PARA QUE VÁRIAS NAÇÕES INDEPENDENTES ALI SURGISSEM.

4 A QUESTÃO BALCÂNICA  POR UM LADO, A RÚSSIA APOIOU EXPRESSAMENTE OS MOVIMENTOS PAN-ESLAVISTAS QUE DEFENDIAM A FORMAÇÃO DE UMA ÚNICA NAÇÃO ENTRE OS POVOS ESLAVOS.  APOIANDO ESSES MOVIMENTOS, OS RUSSOS PRETENDIAM GARANTIR SUA VINDOURA INFLUÊNCIA POLÍTICA E ECONÔMICA. PARA TANTO, CONTAVAM COM O APOIO DA SÉRVIA.

5

6 A QUESTÃO BALCÂNICA  EM CONTRAPARTIDA, O IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO, COM O APOIO ALEMÃO, AMBICIONAVA CONSTRUIR UMA ESTRADA DE FERRO LIGANDO AS CIDADES DE BERLIM E BAGDÁ ATRAVÉS DO TERRITÓRIO BALCÂNICO.  POR VOLTA DE 1912, O IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO SE ENVOLVEU EM UMA SÉRIE DE CONFLITOS ONDE ACABOU SENDO DERROTADO POR UMA COLIGAÇÃO MILITAR COMPOSTA POR DIVERSOS POVOS ESLAVOS. APROVEITANDO DESSA SITUAÇÃO, A BÓSNIA E A HEZERGOVINA SE INCLINARAM A ROMPER COM A HEGEMONIA DOS AUSTRÍACOS.

7

8 A PAZ ARMADA  APÓS A UNIFICAÇÃO DA ALEMANHA E DA ITÁLIA, AUMENTA A CONCORÊNCIA POR COLÔNIAS.  BUSCA POR ZONAS DE EXPLORAÇÃO E POR MERCADOS CONSUMIDORES. TANTO A ALEMANHA COMO A ITÁLIA ENCONTRAVAM-SE EM AVANÇADO NÍVEL DE INDUSTRIALIZAÇÃO.  DE 1871 A 1914 (43 ANOS), PERÍODO QUE FICOU CONHECIDO COMO PAZ ARMADA (ALIANÇAS- ARMAMENTOS).

9 ALIANÇAS MILITARES  ALGUNS CONFLITOS LOCALIZADOS EM DIFERENTES PARTES DO MUNDO, FAZ AUMENTAR A TENSÃO ENTRE AS POTÊNCIAS: 1. GUERRA RUSSO – JAPONESA ( 1914 – 1915 ) 2. IMPÉRIO AUSTRO – HÚNGARO TENTANDO INCORPORAR A REGIÃO DOS BÁLCÃS.

10  ATRAVÉS DA POLÍTICA DE ALIANÇAS SURGEM A TRÍPLICE ALIANÇA E A TRÍPLICE ENTENTE.

11 TRÍPLICE ALIANÇA ALEMANHA ITÁLIA IMPÉRIO ÁUSTRO-HÚNGARO

12 TRÍPLICE ENTENTE RÚSSIA INGLATERRA FRANÇA

13 ATENTADO EM SARAJEVO  O ESTOPIM PARA DAR INÍCIO A I GUERRA MUNDIAL FOI O ASSASSINATO DO HERDEIRO DO TRONO AUSTRO-HÚNGARO, O ARQUIDUQUE FRANCISCO FERDINANDO E SUA ESPOSA EM SARAJEVO (BÓSNIA- HERZEGOVINA).  O ASSASSINO ERA MEMBRO DA “MÃO NEGRA”, GRUPO NACIONALISTA SÉRVIO.

14

15

16 INÍCIO DO CONFLITO  IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO DECLARA GUERRA A SÉRVIA (RÚSSIA).  ALEMANHA DECLARA GUERRA A RÚSSIA E A FRANÇA.  APÓS A INVASÃO ALEMÃ A FRANÇA, A INGLATERRA DECLARA GUERRA A ALEMANHA.  O CONFLITO QUE FOI INICIALMENTE CHAMADA DE GRANDE GUERRA.

17

18

19 O DESENROLAR DA GUERRA  PODE SER DIVIDIDA EM DOIS MOMENTOS: 1. GUERRA DE MOVIMENTO. 2. GUERRA DE TRINCHEIRAS.  ITÁLIA EM 1915 PASSA PARA O LADO DA TRÍPLICE ENTENTE, A VANTAGEM AUMENTA E SE CONFIRMA COM A ENTRADA DOS EUA EM 1917.

20

21 O DESENROLAR DA GUERRA  FATORES DECISIVOS PARA SEU FIM: - SAÍDA DA RÚSSIA ( 2 REVOLUÇÕES – FEV/OUT). - ENTRADA DOS ESTADOS UNIDOS.  SÃO ESTES OS DOIS FATORES QUE CONTRIBUIRAM PARA O FIM DA GUERRA EM 11 NOVEMBRO DE 1918.

22 MOTIVOS PARA OS EUA ENTRAREM NA GUERRA 1. FOI INFLUENCIADO PELA INTENÇÃO GERMÂNICA DE ATRAIR O MÉXICO, PROMETENDO-LHE AJUDA NA RECONQUISTA DE TERRITÓRIOS PERDIDOS PARA OS EUA; 2. OS EUA FINANCIARAM DIRETAMENTE A INDÚSTRIA BÉLICA FRANCO-INGLESA E ENVIARAM UM GRANDE CONTINGENTE DE SOLDADOS AO FRONTE; 3. UMA POSSÍVEL DERROTA DA FRANÇA E INGLATERRA COLOCARIA EM RISCO OS INVESTIMENTOS NORTE- AMERICANOS NA EUROPA; 4. A ADESÃO DOS EUA DESEQUILIBRARIA AS FORÇAS EM LUTA, DANDO UM NOVO ALENTO À ENTENTE.

23 ENTENTE VENCE !! EUA INGLATERRA FRANÇA

24 RESULTADOS DA GUERRA  TODOS PERDERAM: 9 MILHÕES DE MORTOS 30 MILHÕES DE FERIDOS  APÓS A GUERRA CONTINUOU A POLÍTICA IMPERIALISTA, E ESTAVA POR VIM UMA FORTE CRISE QUE ABALARIA ÀS ECONOMIAS MUNDIAIS.

25 VERSALHES E O DESTINO DO MUNDO  TODOS PERDERAM, MAS AS NAÇÕES COMO A ALEMANHA E A ÁUSTRIA - HUNGRIA FORAM AS QUE SAÍRAM MAIS PREJUDICADAS.  OS EUA SAEM DESTA GUERRA VITORIOSOS E COMO NOVA POTÊNCIAL MUNDIAL.  O ACORDO DE PAZ PÓS-GUERRA MAIS IMPORTANTE FOI O TRATADO DE VERSALHES.

26 TRATADO DE VERSALHES 1. ALEMANHA TINHA QUE CEDER A ALSÁCIA E A LORENA À FRANÇA, SUAS COLÔNIAS FORAM DIVIDIDAS ENTRE A INGLATERRA, JAPÃO, AUSTRÁLIA, FRANÇA, BÉLGICA E NOVA ZELÂNDIA. 2. ENTREGAR MATERIAL BÉLICO E DE TRANSPORTE. 3. CEDER A REGIÃO DO SARRE (CARVÃO/FRANÇA).

27 TRATADO DE VERSALHES 4. PAGAR INDENIZAÇÃO DE 15 BILHÕES. 5. DIMINUIÇÃO DA MARINHA E DO EXÉRCITO. 6. EXTINÇÃO DA FORÇA AÉREA. 7. ENTREGA DE MINERAIS, PRODUÇÃO AGRÍCULA E DE SUAS FÁBRICAS.

28  TRATADO DE SAINT-GERMAIN (1919): COLOCA FIM AO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO.  TRATADO DE SÈVRES (1920): DESMEMBRA O IMPÉRIO TURCO-OTOMANO.

29 GENOCÍDIO ARMÊNIO  GENOCÍDIO ARMÊNIO, HOLOCAUSTO ARMÊNIO OU AINDA O MASSACRE DOS ARMÊNIOS É COMO É CHAMADA A MATANÇA E DEPORTAÇÃO FORÇADA DE CENTENAS DE MILHARES OU ATÉ MAIS DE UM MILHÃO DE PESSOAS DE ORIGEM ARMÊNIA;  ESTES QUE VIVIAM NO IMPÉRIO OTOMANO, COM A INTENÇÃO DE EXTERMINAR SUA PRESENÇA CULTURAL, SUA VIDA ECONÔMICA E SEU AMBIENTE FAMILIAR, DURANTE O GOVERNO DOS CHAMADOS JOVENS TURCOS, DE 1915 A 1917.

30 UMA LIGA PARA A PAZ  A LIGA DAS NAÇÕES, CRIADA A PARTIR DA INICIATIVA DO PRESIDENTE NORTE AMERICANO WOODROW WILSON ( ), SERVIRIA PARA RESOLVER OS POSSÍVEIS CONFLITOS DIPLOMATICAMENTE.  FICARAM DE FORA PAÍSES COMO A RÚSSIA E A ALEMANHA.  SE MOSTRARIA POUCO EFICIENTE, POIS NÃO CONSEGUIU EVITAR A II GUERRA MUNDIAL EM 1939.

31

32 CONSEQUÊNCIAS 1. DESENVOLVIMENTO DE VÁRIOS ARMAMENTOS DE GUERRA COMO, POR EXEMPLO, TANQUES DE GUERRA E AVIÕES. 2. DESINTEGRAÇÃO DOS IMPÉRIOS OTOMANO E AUSTRO- HÚNGARO. 3. FORTALECIMENTO DOS ESTADOS UNIDOS NO CENÁRIO POLÍTICO E MILITAR MUNDIAL. 4. CRIAÇÃO DA LIGA DAS NAÇÕES, COM O OBJETIVO DE GARANTIR A PAZ MUNDIAL.

33 CONSEQUÊNCIAS 5. ASSINATURA DO TRATADO DE VERSALHES QUE IMPÔS UMA SÉRIE DE PENALIDADES A DERROTADA ALEMANHA. 6. GERAÇÃO DE CRISE ECONÔMICA NA EUROPA, EM FUNÇÃO DA DEVASTAÇÃO CAUSADA PELA GRANDE GUERRA E TAMBÉM DOS ELEVADÍSSIMOS GASTOS MILITARES. 7. FORTALECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA. 8. SURGIMENTO DO SENTIMENTO DE REVANCHISMO NA ALEMANHA, EM FUNÇÃO DAS DURAS PENALIDADES IMPOSTAS PELO TRATADO DE VERSALHES.

34 I GUERRA MUNDIAL (1914 – 1918) “A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL (... ) TEVE EFEITOS PROFUNDOS. AJUDOU A IMPULSIONAR A REVOLUÇÃO RUSSA E CONFIGUROU- SE COMO UMA DAS CAUSAS DA DEPRESSÃO FINANCEIRA DOS ANOS 30, O MAIOR BAQUE ECONÔMICO NA HISTÓRIA ATÉ ENTÃO. ESSE EVENTO, DIRETA OU INDIRETAMENTE, ESTIMULOU A ASCENÇÃO DE HITLER E DA ALEMANHA NAZISTA E AJUDOU A PROVOCAR A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. (... ) TAMBÉM ACELEROU A ASCENÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS E DA UNIÃO SOVIÉTICA.” (BRAINEY, Geoffrey. Uma História do século XX. São Paulo: Editora Fundamento Educacional, p. 51.)

35

36 FIM


Carregar ppt "ANTECEDENTES:  A POLÍTICA NEOCOLONIAL.  BELLE ÉPOQUE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google