A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância."— Transcrição da apresentação:

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância

2

3 Já passaram muitos anos mas continuo a lembrar-me daquele dia como se tivesse sido ontem…

4 Naquela tarde do dia 1 de Fevereiro de 1908 havia muita gente de olhos postos no rio Tejo à espera de ver chegar o rei D. Carlos, a rainha D. Amélia e o seu filho mais velho.

5 Depois do desembarque, dos cumprimentos oficiais e honras militares, a família real subiu para a carruagem e dirigiu-se para o palácio. Lembro-me de ouvir dois senhores a comentar: É pouco prudente da parte do rei fazer esta viagem numa carruagem aberta. A população não está contente, andam exaltados…

6 De repente, ouviram-se tiros… Instalou-se a confusão, a carruagem parou. A multidão gritava e corria em todas as direcções. O meu pai puxou-me para um lugar seguro, cobriu-me com o sobretudo e só consegui ouvir: Que desgraça! Que tragédia! Mataram o rei!!! O príncipe está morto!

7 A notícia correu o país e a Europa. A partir deste dia, muitas coisas mudaram em Portugal.

8 Fiquei muito curioso, queria ver o que estava a acontecer. No dia 5, pela manhã, espreitei à janela e vi tudo…

9 Os republicanos subiram à varanda da Câmara Municipal de Lisboa e proclamaram a REPÚBLICA

10 Se me perguntarem o que mudou em Portugal a partir desse dia, digo-vos que quase tudo.

11 A bandeira Verde Símbolo da esperança Vermelho Símbolo da conquista, do sangue e da vitória Esfera armilar Símbolo dos descobrimentos portugueses Escudo com as cinco quinas Homenagem à bravura dos portugueses Faixa com os sete castelos Representa a independência nacional

12 O Hino “A Portuguesa” Heróis do mar, nobre povo, Nação valente, imortal, Levantai hoje de novo O esplendor de Portugal! Entre as brumas da memória, Ó Pátria sente-se a voz Dos teus egrégios avós, Que há-de guiar-te à vitória! Às armas, às armas! Sobre a terra, sobre o mar, Às armas, às armas! Pela Pátria lutar Contra os canhões marchar, marchar! Música: Alfredo Keil Texto: Henrique Lopes de Mendonça.

13 Esta apresentação foi adaptada e elaborada a partir das obras: Título: O dia em que mataram o rei Autor: José Jorge Letria Ilustrador: Afonso Cruz Título: O Fim da Monarquia – 5 de Outubro de 1910 Autor: Paula Cardoso Almeida Ilustrador: Carla Nazareth BIBLIOTECA ESCOLAR ACCB


Carregar ppt "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CIDADE DE CASTELO BRANCO_Jardim de Infância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google