A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro Almada - Setúbal 12º (Décimo segundo) + Área de Projecto Um Lugar Ao Sol 4 + 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro Almada - Setúbal 12º (Décimo segundo) + Área de Projecto Um Lugar Ao Sol 4 + 1."— Transcrição da apresentação:

1 Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro Almada - Setúbal 12º (Décimo segundo) + Área de Projecto Um Lugar Ao Sol 4 + 1

2 Ensaio de um Forno Solar O forno a construir terá a forma de um paralelepípedo, com uma base de 40cmx30cm e com 1cm de espessura, feita à base de madeira. As placas laterais terão as seguintes medidas: duas laterais com as medidas de 25cmx30cm e com 1cm de espessura, e outras duas com medidas de 25cmx38cm, também com 1cm de espessura. O forno solar terá uma tampa de 32cmx42cm, feita também em madeira, cortada no meio, a 4 cm do bordo, local onde se irá colocar o vidro acrílico com 0,5cm de espessura (a tampa terá 1cm de espessura). Relativamente ao isolante, optámos por utilizar a cortiça com uma espessura de 2cm. O fundo da caixa vai ser constituído por uma placa de cor preta de 26cmx36cm. Presos à tampa irão estar três reflectores, feitos com folha de flandres e de forma rectangular, com as respectivas medidas: 32cmx42cm. Para ajustar os ângulos dos reflectores será utilizado um sistema com um fio que vai ligar os reflectores à tampa. Por exemplo, se for necessária uma maior amplitude, nesse caso será dado um maior comprimento de fio, enquanto que se se pretender um ângulo menor, encurtar-se-á o fio.

3 Ensaio de um Forno Solar O nosso grupo optou, relativamente ao tipo de forno, pelo forno com a forma de caixa. No entanto, esta não foi a nossa primeira escolha, já que numa primeira vez decidimos construir um forno em forma de parabólica, em que os raios solares iriam convergir numa região designada de foco. Uma vez que os materiais necessários para a construção deste tipo de forno não se encontravam ao nosso alcance, e depois de muito empenho na sua procura, decidiu-se então optar pelo formato original em caixa. Tendo já decidido o tipo de forno a construir, fizemos uma primeira tentativa de forno, utilizando como material estruturante uma caixa de cartão, como material isolante folhas de jornal amachucadas, como cobertura papel celofane e como reflectores papel de alumínio. Revestimos a caixa também com papel de alumínio e pintámos o fundo de preto (bom absorsor). Como este forno revelou alguma fragilidade ao nível de estruturação e uma eficácia pouco significativa, optámos por proceder à substituição de alguns materiais: a madeira pelo cartão (material estruturante), a cortiça pelas folhas de jornal (isolante), o vidro acrílico pelo papel celofane, e a folha de flandres pelo papel de alumínio nos reflectores.

4 Ensaio de um Forno Solar O projecto foi inteiramente desenvolvido pelos alunos, sendo que sempre que necessário, verificou-se a intervenção da professora coordenadora. Como fontes de informação, consultámos variados sites fiáveis, e contámos igualmente com a ajuda de um guia da energia solar do concurso solar Padre Himalaya. As maiores dificuldades encontradas residiram na decisão do material a escolher, uma vez que tínhamos bastante variedade mas queríamos, obviamente, optar pelas escolhas mais acertadas, para que o forno fosse/seja realmente eficaz. A maior dificuldade ou obstáculo com que nos deparámos foi o tempo, dado ter sido necessário encomendar material que não chegou no tempo previsto, o que impossibilitou que o grupo pudesse ou conseguisse entregar o relatório do concurso na data devida. Face, precisamente, aos contratempos citados, tornou- se necessário encontrarmos soluções alternativas, por forma a podermos prosseguir com o nosso projecto, e portanto, decidimos optar por substituir ou ajustar a nossa lista referente à escolha de materiais, visto alguns destes não estarem disponíveis.

5 A divulgação do projecto na comunidade escolar foi feita através de variadas apresentações orais dirigidas, essencialmente, às turmas de décimo segundo ano, sendo que ainda foi realizada uma sessão com alunos da faculdade (FCT de Lisboa), cujo público-alvo foram as várias turmas da escola, o que nos permitiu esclarecer algumas dúvidas e contribuir com algumas dicas. Outro meio utilizado na divulgação da participação neste projecto, consistiu na afixação de vários posters pelo recinto escolar. Através da investigação feita relativa à parte científica do trabalho, foi-nos possível relembrar alguns conceitos das áreas da Física e da Química, assim como adquirir novos conhecimentos de Heliotecnia. Este projecto poderá, eventualmente, integrar-se ou fazer parte do nosso currículo, o que acaba por ser vantajoso, na medida em que enriquecemos assim o nosso currículo, e portanto, a possibilidade de podermos vir a trabalhar em determinadas áreas relacionadas com o tema do projecto, acaba por ser maior. Poster de divulgação


Carregar ppt "Amélia Diaz Escola Secundária de Emídio Navarro Almada - Setúbal 12º (Décimo segundo) + Área de Projecto Um Lugar Ao Sol 4 + 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google