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1 Orientações Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Fique a vontade para utilizar a apresentação (por favor, cite a fonte ao utilizá-la); Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas na versão disponível no Buteco; Sempre compartilhe as melhorias feitas, elas serão refletidas na versão disponível no Buteco; O PPT está na versão 1.0, seus comentários são fundamentais para as próximas versões. O PPT está na versão 1.0, seus comentários são fundamentais para as próximas versões.

2 A Estratégia do Oceano Azul v1.0 Bate Papo de Buteco

3 Agenda Objetivo Objetivo O que é? O que é? Inovação de Valor Inovação de Valor Inovação Disruptiva Inovação Disruptiva Os 6 Príncipios Os 6 Príncipios Cases Cases Conclusões Conclusões

4 Objetivo Apresentar a Estratégia do Oceano Azul e como ela pode ajudar a empresa a escapar do modelo de concorrência atual. Apresentar a Estratégia do Oceano Azul e como ela pode ajudar a empresa a escapar do modelo de concorrência atual.

5 O que é? Tornar a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados; Tornar a concorrência irrelevante através da exploração de novos espaços de mercado até então inexplorados; Proporciona ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo; Proporciona ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo; Basicamente, a estratégia é uma opção entre liderança de custos e diferenciação. Basicamente, a estratégia é uma opção entre liderança de custos e diferenciação.

6 Inovação de Valor

7 É a pedra angular da estratégia do Oceano Azul; É a pedra angular da estratégia do Oceano Azul; Inovação sem valor: Pioneirismo e futurismo além do que deseja pagar; Inovação sem valor: Pioneirismo e futurismo além do que deseja pagar; Valor sem inovação: Aumenta o valor, mas não é suficiente para se sobressair no mercado. Valor sem inovação: Aumenta o valor, mas não é suficiente para se sobressair no mercado.

8 Inovação de Valor A estratégia do oceano azul busca promover ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo. A estratégia do oceano azul busca promover ao mesmo tempo diferenciação e baixo custo.

9 Inovação Disruptiva

10 Conteúdo a ser inserido... Conteúdo a ser inserido...

11 Ferramentas

12 Ferramentas Matriz da Avaliação de Valor: Matriz da Avaliação de Valor: Serve como instrumento de diagnóstico e também como modelo para desenvolvimento da estratégia. Serve como instrumento de diagnóstico e também como modelo para desenvolvimento da estratégia. Modelo das 4 Ações: Modelo das 4 Ações: Chega-se a uma nova curva de valor considerando que pode ser criado, elevado, eliminado e reduzido; Chega-se a uma nova curva de valor considerando que pode ser criado, elevado, eliminado e reduzido; Matriz eliminar-reduzir-elevar-criar Matriz eliminar-reduzir-elevar-criar Detalhamento do Modelo das 4 Ações. Detalhamento do Modelo das 4 Ações.

13 Ferramentas Três características da boa estratégia: Três características da boa estratégia: 1. Foco; Não tentar abraçar o mundo Não tentar abraçar o mundo 2. Singularidade; Deve ser pró-ativa, ao invés de procurar acompanhar o mercado Deve ser pró-ativa, ao invés de procurar acompanhar o mercado 3. Mensagem Consistente. Evitar a Maldição do Conhecimento Evitar a Maldição do Conhecimento

14 Os 6 Príncipios

15 Princípios de Formulação: Princípios de Formulação: 1. Reconstrua as fronteiras do mercado 2. Concentre-se no panorama geral, não nos números 3. Vá além da demanda existente 4. Acerte a seqüência estratégica

16 1.Reconstrua as fronteiras do mercado Reconstrua as fronteiras do mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis! Reconstrua as fronteiras do mercado para se libertar da concorrência e criar oceanos azuis! A maioria das empresas criam suas estratégias baseando-se em 6 pressupostos que as mantém na armadilha da concorrência em Oceanos Vermelhos; A maioria das empresas criam suas estratégias baseando-se em 6 pressupostos que as mantém na armadilha da concorrência em Oceanos Vermelhos; Basicamente, esses pressupostos estão concentrados em se destacar dentro de algum mercado. Basicamente, esses pressupostos estão concentrados em se destacar dentro de algum mercado. Os autores propoem ferramentas para questionar esses pressupostos. Os autores propoem ferramentas para questionar esses pressupostos.

17 2.Concentre-se no panorama geral, não nos números Utilizar os quatro passos para a visualização da estratégia: Utilizar os quatro passos para a visualização da estratégia: 1. Despertar Visual: Matriz de Avaliação de Valor; Matriz de Avaliação de Valor; Identifique onde a estratégia deve ser alterada. Identifique onde a estratégia deve ser alterada. 2. Exploração Visual: Explore as 6 fronteiras; Explore as 6 fronteiras; Verifique o que deve ser eliminado, criado ou mudado. Verifique o que deve ser eliminado, criado ou mudado. 3. Feira da Estratégia Visual: Desenhe o que deve ser a futura matriz de avalição de valor; Desenhe o que deve ser a futura matriz de avalição de valor; Colete feedback e evolua. Colete feedback e evolua. 4. Comunicação Visual: Procure divulgar a estratégia em uma única página. Procure divulgar a estratégia em uma única página.

18 3.Vá além da demanda existente Agregar a maior demanda possível para a nova oferta; Agregar a maior demanda possível para a nova oferta; A idéia é atenuar o risco de escala associado à criação de novos mercados; A idéia é atenuar o risco de escala associado à criação de novos mercados; Ultrapassar os limites da demanda existente (não-clientes). Ultrapassar os limites da demanda existente (não-clientes).

19 4.Acerte a seqüência estratégica

20 Os 6 Príncipios Princípios de Execução Princípios de Execução 5. Supere as principais barreiras organizacionais 6. Introduza a execução na estratégia

21 5.Supere as principais barreiras organizacionais 4 barreiras: 4 barreiras: 1. Cognitiva; A estratégia serviu bem até agora, pra que mudar? A estratégia serviu bem até agora, pra que mudar? 2. Limitação de recursos; Quanto maior a mudança, talvez mais recursos sejam necessários. Quanto maior a mudança, talvez mais recursos sejam necessários. 3. Motivação; Essa mudança leva anos, não temos tanto tempo. Essa mudança leva anos, não temos tanto tempo. 4. Política organizacional. Em nossa organização, as pessoas são abatidas antes de ficarem em pé. Em nossa organização, as pessoas são abatidas antes de ficarem em pé.

22 6.Introduza a execução na estratégia Criar um processo justo; Criar um processo justo; Os três Es do processo justo: Os três Es do processo justo: Envolvimento; Envolvimento; Explicação; Explicação; Clareza das Expectativas. Clareza das Expectativas. Vide texto sobre o livro Execução no Bate Papo de Buteco e apresentação realizada em agosto de Vide texto sobre o livro Execução no Bate Papo de Buteco e apresentação realizada em agosto de 2006.

23 Cases

24 Cases Embraer Embraer Desenvolveu aviões para uma parcela do mercado não atendida pelos modelos da época Desenvolveu aviões para uma parcela do mercado não atendida pelos modelos da época Playcenter Playcenter Em um período onde só existiam parques ambulantes e precários, criou um parque baseado em modelos internacionais Em um período onde só existiam parques ambulantes e precários, criou um parque baseado em modelos internacionais Dona Zica Dona Zica Com seu produto para cabelos crespos, involuntariamente criou um mercado para uma demanda não atendida (70% do público feminino do Brasil) Com seu produto para cabelos crespos, involuntariamente criou um mercado para uma demanda não atendida (70% do público feminino do Brasil)

25 Cases Ação Involuntária: Ação Involuntária: Os Oceanos Azuis apresentados nos cases não foram criados propositalmente (possivelmente, nenhuma das ferramentas propostas pelos autores foram utilizadas), eles são resultados do espírito empreendedor de seus criadores; Os Oceanos Azuis apresentados nos cases não foram criados propositalmente (possivelmente, nenhuma das ferramentas propostas pelos autores foram utilizadas), eles são resultados do espírito empreendedor de seus criadores; Pouquíssimas empresas possuem um processo de Gestão Estratégica focado na criação de Oceanos Azuis (quando possuem algum processo de Gestão Estratégica) Pouquíssimas empresas possuem um processo de Gestão Estratégica focado na criação de Oceanos Azuis (quando possuem algum processo de Gestão Estratégica)

26 Conclusões

27 Conclusões Por que a estratégia do Oceano Azul é pouco utilizada? Por que a estratégia do Oceano Azul é pouco utilizada? Existem poucas ferramentas e modelos analíticos para viabilização, diferentemente do que ocorre quando falamos no Oceano Vermelho. Existem poucas ferramentas e modelos analíticos para viabilização, diferentemente do que ocorre quando falamos no Oceano Vermelho. A empresa não pode focar somente a criação de oceanos azuis, mas deve trabalhar com as duas estratégias. A empresa não pode focar somente a criação de oceanos azuis, mas deve trabalhar com as duas estratégias.

28 Conclusões Convergência! Convergência! Balanced Scorecard (Kaplan e Norton) + Execução (Bossidy e Charam) + Learning Organization (Senge) + Oceano Azul (Kim e Mauborgne) +...; Balanced Scorecard (Kaplan e Norton) + Execução (Bossidy e Charam) + Learning Organization (Senge) + Oceano Azul (Kim e Mauborgne) +...; É necessário aproveitar com sabedoria as idéias dos diversos autores, pois elas são convergentes (em sua maioria). É necessário aproveitar com sabedoria as idéias dos diversos autores, pois elas são convergentes (em sua maioria).

29 Conclusões Por que fazer igual se é possível fazer diferente?

30 Muito Obrigado! Bate Papo de Buteco Alessandro Almeida


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