A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle."— Transcrição da apresentação:

1 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle

2 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle Segundo BEAL(2005)“Normas e padrões têm por objetivo definir regras, princípios e critérios, registrar as melhores práticas e prover uniformidade e qualidade a processos, produtos ou serviços, tendo em vista sua eficiência e eficácia.” Já Sêmola (2003) diz “que uma norma tem o propósito de definir regras, padrões e instrumentos de controle que dêem uniformidade a um processo, produto ou serviço.”

3 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle As principais normas seguidas pelas empresas atualmente são a COBIT e ISO COBIT É um guia formulado como framework, dirigido para a gestão de TI, provê boas práticas para o gerenciamento dos processos de TI em uma estrutura lógica e gerenciável. ABNT NBR ISO/IEC 17799:2005 Código de Prática para a Gestão da Segurança da Informação, a norma define 127 controles que compõem o Sistema de Gestão de Segurança da Informação, agrupados em 11 seções de controles.

4 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle 1. Política de Segurança da Informação: Diretrizes, princípios e regras que irão prover orientação e apoio para implantação e manutenção da segurança 2. Organização da Segurança da Informação: Recomendações para o estabelecimento de uma estrutura de gestão para planejar e controlar a implementação da segurança.

5 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle 3. Gestão de Ativos: Realização de inventário dos ativos informacionais e atribuição de responsabilidades. 4. Segurança em Recursos Humanos: Redução dos riscos de erro humano, roubo, fraude ou uso indevido das instalações.

6 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle 5. Segurança Física e do Ambiente: Proteção dos recursos e instalações contra acesso não autorizado, dano ou interferência; 6. Gestão das Operações e Comunicações: garantir a operação correta e segura do processamento de informações e proteger a integridade.

7 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle 7. Controle de Acesso: Monitoramento e controle do acesso aos recursos computacionais, para protegê-los contra ataques internos e externos. 8. Aquisição, Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas de Informação: Uso de controles de segurança em todas as etapas do ciclo de vida para que tudo seja implementado e mantido com segurança.

8 Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle 9. Gestão de Incidentes da Segurança da Informação: Notificação de fragilidades e eventos de segurança da informação. 10. Gestão da Continuidade do Negócio: Preparação da organização para neutralizar as interrupções às atividades e proteger os processos críticos em caso de falha ou desastre; 11. Conformidade: Preservação da conformidade com requisitos legais, normas, diretrizes internas e com os requisitos técnicos de segurança

9


Carregar ppt "Intrudução Normas Mardoqueu de Lima n°05 3H15 Seções de controle."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google