A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Licenciatura Plena em Computação Camada de Enlace Professor Ivan Pires.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Licenciatura Plena em Computação Camada de Enlace Professor Ivan Pires."— Transcrição da apresentação:

1 Licenciatura Plena em Computação Camada de Enlace Professor Ivan Pires

2 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Pacote – Divide dados em blocos pequenos chamados de pacote – Redes de comutação de pacotes – Quando ocorrem erros de transmissão, os dados podem ser perdido – Recurso compartilhado Acesso justo

3 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires

4 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Pacotes e Quadro de hardware – Não existe concordância universal no formato exato de um pacote. – Para ajudar a distinguir entre a idéia geral de transmissão de pacotes e a definição específica de pacotes para uma data tecnologia de hardware, usamos o termo quadro para denotar a definição de um pacote usado com um tipo específico de rede.

5 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires SOHEOTBloco de dados no quadro

6 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Pacotes e Quadro de hardware – Vantagem do Enquadramento: Quando há atrasos ou falhas nos computadores e o transmissor falhar ao enviar um quadro completo e o eotnão chegar, o receptor imediatamente perceberá que o quadro está incompleto. E quando o remetente reinicializar e enviar um novo quadro, ele começará com um soh, permitindo o receptor descobrir o problema. – Desvantagem do Enquadramento: A Sobrecarga, quando remetente envia dois quadros sem atrasos entre eles, no fim do 1º quadro transmite eot e sem atraso, no começo de outro envia soh, é necessário só um caractere para delimitar um quadro do outro.Sem excessos de caractere.

7 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Byte Stuffing – A maioria das redes de computadores não pode reservar caracteres para seu uso próprio – Para distinguir dados enviados e informações delimitadoras de quadro, os sistemas da rede fazem com que o lado do remetente mude ligeiramente os dados antes do envio e preparam o lado do receptor para restaurar os dados originais antes de passar os mesmos para o aplicativo receptor, assim o sistema nunca confunde com informações de controle.

8 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Byte Stuffing

9 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Byte Stuffing

10 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Erros de transmissão – Raios – Surtos de energia – Interferências eletromagnéticas – Uma pequena mudança no sinal elétrico pode fazer com que o receptor interprete mal um ou mais bit de dados.

11 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Bits de Paridade e Verificação de Paridade – O remetente compute um bit adicional, chamado de bit de paridade, e anexe-o a cada caracter antes do envio. – Após todos os bits de um carater ser recebidos, o receptor remove o bit de paridade, executa a mesma computação que o remetente e verifica se o resultado está de acordo com o valor do bit de paridade. – Durante a chegada de um caractere o receptor conta o número de bits 1 para checar a paridade. (par ou impar deve ser concordado)

12 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Para alcançar paridade impar, o remetente fixa o bit de paridade para 0 ou 1 de forma que faça o número total de bits 1 (inclusive o bit de paridade) ser impar. 0100101 é 1 0101101 é 0

13 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Embora o mecanismo de paridade detecte um único bit errado, ele não pode detectar todos os erros possíveis 0100101 1 1001001 1

14 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando Erros com Checksums – O remetente trata os dados como uma seqüência de inteiros binários e computa sua soma.

15 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando Erros com Checksums – Vantagem: o tamanho e a facilidade de computação e só exigir adição. – Desvantagem: Não detecta todos os erros comuns.

16 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando Erros com Checksums

17 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica – CRC (Cyclic Redudancy Check), é um mecanismo muito eficiente, pois não utiliza bits de paridade, os quadros transportam uma seqüência conhecida de bits por FCS (Frame Check Sequence). – O hardware que calcula uma CRC usa dois componentes simples: um registrador de deslocamento (shift register) e uma unidade ou exclusivo (xor)

18 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica

19 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica – Um registrador de deslocamento contém um número fixo de bits, de forma que um bit deve sair do registro cada vez que o novo bit entrar. – Um registrador de deslocamento tem duas operações: Inicialize: deixa todos os bits em zero Desloque: move instantaneamente todos os bits à esquerda, e fixa o bit mais a direita de acordo com a entrada atual e configura a saída de acordo com o bit mais à esquerda.

20 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica

21 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica

22 Camada de Enlace Redes de Computadores- Professor Ivan Pires Detectando erros com Verificação de Redundância Cíclica


Carregar ppt "Licenciatura Plena em Computação Camada de Enlace Professor Ivan Pires."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google