A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Bases da Fé Cristã Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei! Jörg Garbers Ms. de Teologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Bases da Fé Cristã Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei! Jörg Garbers Ms. de Teologia."— Transcrição da apresentação:

1 As Bases da Fé Cristã Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei! Jörg Garbers Ms. de Teologia

2 Romanos Estrutura n 7.1-6O cristão e a lei! n A lei é santa n Pecado, lei e a minha vida...

3 O cristão e a lei! nTnTodo capítulo é dedicada ao tema da lei. nSnSalvação sem lei? Que tarefa tem a lei? Funciona sem a lei? nLnLivre da lei uOuO ponto de partida: Cristo morreu. uNuNós morremos com Cristo. uEuErgo nós morremos para a lei. uAuA nossa responsabilidade diante da lei foi saldada. uOuO aspecto de que Cristo cumpriu as exigências da lei com certeza faz parte do pensar do Paulo.

4 nAnA lei no gera pecado, mas faz o pecado visível. nAnA lei pesava na consciência e condenava. nAnA lei garante que a ilusão da auto- salvação quebra. nNnNão somos mais sujeitos a lei! nSnServindo em novidade de espírito.

5 A lei é santa n O eu no texto? u Nem uma vez aparece a 1.pessoa do plural. u O “eu” dos salmos? F A pessoa em oração frente a Deus. F A linguagem não lembra dos salmos. F A linguagem tem destinatários diferentes. u O “eu” autobiográfico? F Claramente não, pois v.9 não se aplica a paulo. u O “eu” pedagógico? F Falto o cuidado pastoral de outros trechos.

6 A lei é santa n O “eu” desnudo para mostrar os efeitos da lei em níveis diferentes. Paulo cria uma situação artificial para poder explicar os mecanismos. Por isso faltam todas as relações de convívio na sociedade. u Nivel a: judeu fiel à lei u Nivel b: humano em geral u Nivel c: o cristão?

7 A lei é santa n A lei é santa (verbos no passado) u Referindo se a lei do Sinai (8-9): F A lei não é pecado e não faz surgir o pecado, mas faz o pecado conhecido. F O reconhecimento não é um conhecer teórico. F Conhecer abrange a experiência da vida toda. F Sem a lei o pecado não existe como um caso legal, jurídico. F Somente a partir da lei uma ação judicial é possível.

8 A lei é santa u Gn 3 é o fundamento dos versículos u A lei expressa a vontade de Deus pela vida. u O pecado (ocupando o lugar da serpente) abusa a lei. u Assim se vê claramente que o pecado é maligno – desmascarado. u A lei é santa, justa e boa.

9 A lei é santa n A lei é fraca (verbos no presente) u Não é um esboço psicológico sobre o ser humano. u O tema central permanece a lei: F O texto mostra que a boa, justa e santa lei não pode salvar. F Nem por força própria nem pela santa lei posso der salvo. F O resultado é o desespero. u Carnal e espiritual designam as esferas do ser humano como um todo e Deus no outro lado.

10 A lei é santa n Paulo descreve a situação com a metáfora da escravidão. n „Compreender“ tem o sentido de ter comunhão íntima, se voltar com confiança. n Querendo e não fazendo mostra a santidade da lei. n Paulo usa „habitar” no sentido de estar sob o domínio de alguém.

11 A lei é santa n Carne pode ter pelo menos dois aspectos nesse trecho, por isso cuidado na leitura: u Designando o ser humano de forma neutra u Designando uma vida em pecado u De jeito nenhum designa apenas ações do corpo: beber, comer, dormir, lazer, sexo etc. Em contraposição a orar, louvar, cultuar, etc. n Lei pode ter vários aspectos, por isso cuidado na leitura: u A lei mosáica u A palavra de Deus u Mecanismo, ordem, regra n O termo grego “em mim” é singular aqui e expressa: estar a disposição, pronto para uso ou inclinação pessoal.

12 A lei é santa n A lei da minha mente no sentido de consiencia. n O ser humano e Deus em posições contrapostas. n Por isso: Ai de mim. u Aquilo que faço leva a morte u Desespero u Sem esperança u O que começa no eu leva a nada u „eu, de mim mesmo“: o ser humano é uma coisa só n Exclamação de esperança: „Graças a Deus por Jesus Cristo.” n “com a mente” tenho conhecimento e querer, mas falta o realizar.

13 Resultado 4 n A salvação tem consequências no presente e no futuro! n Não é apenas um saber e se alegrar. n Paz com Deus n Ter esperança n Ter vida n Liberto do pecado n Liberto da lei n Reconhecendo a realidade

14 As Bases da Fé Cristã Romanos Sou salvo! Livre da lei!


Carregar ppt "As Bases da Fé Cristã Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei! Jörg Garbers Ms. de Teologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google