A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!"— Transcrição da apresentação:

1 Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!
As Bases da Fé Cristã Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei! Jörg Garbers Ms. de Teologia

2 Romanos 7.1-25 Estrutura 7.1-6 O cristão e a lei! 7.7-13 A lei é santa
Pecado, lei e a minha vida...

3 O cristão e a lei! 7.1-6 Todo capítulo é dedicada ao tema da lei.
Salvação sem lei? Que tarefa tem a lei? Funciona sem a lei? Livre da lei O ponto de partida: Cristo morreu. Nós morremos com Cristo. Ergo nós morremos para a lei. A nossa responsabilidade diante da lei foi saldada. O aspecto de que Cristo cumpriu as exigências da lei com certeza faz parte do pensar do Paulo.

4 O cristão e a lei! 7.1-6 A lei no gera pecado, mas faz o pecado visível. A lei pesava na consciência e condenava. A lei garante que a ilusão da auto-salvação quebra. Não somos mais sujeitos a lei! Servindo em novidade de espírito.

5 A lei é santa 7.7-13 O eu no texto?
Nem uma vez aparece a 1.pessoa do plural. O “eu” dos salmos? A pessoa em oração frente a Deus. A linguagem não lembra dos salmos. A linguagem tem destinatários diferentes. O “eu” autobiográfico? Claramente não, pois v.9 não se aplica a paulo. O “eu” pedagógico? Falto o cuidado pastoral de outros trechos.

6 A lei é santa O “eu” desnudo para mostrar os efeitos da lei em níveis diferentes. Paulo cria uma situação artificial para poder explicar os mecanismos. Por isso faltam todas as relações de convívio na sociedade. Nivel a: judeu fiel à lei Nivel b: humano em geral Nivel c: o cristão?

7 A lei é santa 7.7-13 A lei é santa (verbos no passado) 7-13
Referindo se a lei do Sinai (8-9): A lei não é pecado e não faz surgir o pecado, mas faz o pecado conhecido. O reconhecimento não é um conhecer teórico. Conhecer abrange a experiência da vida toda. Sem a lei o pecado não existe como um caso legal, jurídico. Somente a partir da lei uma ação judicial é possível.

8 A lei é santa 7.7-13 Gn 3 é o fundamento dos versículos 9-13.
A lei expressa a vontade de Deus pela vida. O pecado (ocupando o lugar da serpente) abusa a lei. Assim se vê claramente que o pecado é maligno – desmascarado. A lei é santa, justa e boa.

9 A lei é santa 7.14-25 A lei é fraca (verbos no presente)
Não é um esboço psicológico sobre o ser humano. O tema central permanece a lei: O texto mostra que a boa, justa e santa lei não pode salvar. Nem por força própria nem pela santa lei posso der salvo. O resultado é o desespero. Carnal e espiritual designam as esferas do ser humano como um todo e Deus no outro lado.

10 A lei é santa Paulo descreve a situação com a metáfora da escravidão. „Compreender“ tem o sentido de ter comunhão íntima, se voltar com confiança. Querendo e não fazendo mostra a santidade da lei. Paulo usa „habitar” no sentido de estar sob o domínio de alguém.

11 A lei é santa Carne pode ter pelo menos dois aspectos nesse trecho, por isso cuidado na leitura: Designando o ser humano de forma neutra Designando uma vida em pecado De jeito nenhum designa apenas ações do corpo: beber, comer, dormir, lazer, sexo etc. Em contraposição a orar, louvar, cultuar, etc. Lei pode ter vários aspectos , por isso cuidado na leitura: A lei mosáica A palavra de Deus Mecanismo, ordem, regra O termo grego “em mim” é singular aqui e expressa: estar a disposição, pronto para uso ou inclinação pessoal.

12 A lei é santa 7.14-25 A lei da minha mente no sentido de consiencia.
O ser humano e Deus em posições contrapostas. Por isso: Ai de mim. Aquilo que faço leva a morte Desespero Sem esperança O que começa no eu leva a nada „eu, de mim mesmo“: o ser humano é uma coisa só Exclamação de esperança: „Graças a Deus por Jesus Cristo.” “com a mente” tenho conhecimento e querer, mas falta o realizar.

13 Resultado 4 A salvação tem consequências no presente e no futuro!
Não é apenas um saber e se alegrar. Paz com Deus Ter esperança Ter vida Liberto do pecado Liberto da lei Reconhecendo a realidade

14 Romanos 7.1 - 25 Sou salvo! Livre da lei!
As Bases da Fé Cristã Romanos Sou salvo! Livre da lei!


Carregar ppt "Romanos 7 Sou salvo! Livre da lei!"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google