A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R"— Transcrição da apresentação:

1 PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R. Haag Turma AB-CD /I Alunos: Antonio Izael, Everaldo, Marcelo Aguiar, Marcio Ribeiro, Paulo Roberto. TEMA: Descartes: Exercitar-se no discernimento. Apresentado na aula em: 21/05/2012.

2 descartes exercitar-se no discernimento
MÁRCIO RIBEIRO PAULO ROBERTO ANTÔNIO IZAEL EVERALDO BRITO MARCELO AGUIAR

3 Eu quis procurar outras verdades, e tendo-me estabelecido o objeto dos geômetras, que eu concebia como um corpo contínuo, ou um espaço infinitamente extenso em comprimento, largura e altura ou profundidade, divisível em diversas partes que podiam ter diferentes figuras e grandezas, e ser movidas ou transpostas de todas as maneiras, pois os geômetras conjeturam tudo isto em seu objeto, examinava algumas de suas demonstrações mais simples. E, ao perceber que essa grande certeza, que todos lhes atribuem, se alicerça somente no fato de serem concebidas com evidência, segundo a regra que há pouco manifestei, notei também que nada existia nelas que me garantisse a existência de seu objeto.

4 Pois, por exemplo, eu percebia muito bem que, ao imaginar um triângulo, fazia-se necessário que seus três ângulos fossem iguais a dois retos; porém, malgrado isso, nada via que garantisse existir no mundo qualquer triângulo. Enquanto, ao voltar a examinar a ideia que eu tinha de um Ser perfeito, verificava que a existência estava aí inclusa, da mesma maneira que na de um triângulo está incluso serem seus três ângulos iguais a dois retos, ou na de uma esfera serem todas as suas partes igualmente instantes do seu centro, ou ainda mais evidentemente; e que, por conseguinte, é pelo menos tão certo que Deus, que é esse Ser perfeito, é ou existe quanto seria qualquer demonstração de geometria.

5 I. UM PROBLEMA DE LEITURA: a comparação entre deus e o triângulo.
a. Localizar a dificuldade. b. Descobrir os elementos corretores. c. Resolver a dificuldade.

6 II. PROBLEMAS DE DISCERNIMENTO: como situar e interpretar esse texto?
a. Identificar indícios. b. Lições de discussão do texto.


Carregar ppt "PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google