A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9."— Transcrição da apresentação:

1 Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG
Rodrigo Condé Alves –

2 A Sub-Bacia do Rio Baependi
A Sub-Bacia do Rio Baependi é uma das 15 Sub-Bacias que compõem a BH do Rio Verde, que faz parte da BH do Rio Grande, uma das mais importantes do estado. A Sub-Bacia do Rio Baependi é composta por 8 municípios e possui área total de 1136,7 Km2 , onde vivem 42 mil pessoas. Grande importância no abastecimento de água para os municípios de Baependi e Caxambu. Grande potencial para o desenvolvimento de turismo e ecoturismo atrelado aos recursos hídricos (Águas Carbogasosas, cachoeiras, rios, etc)

3

4 Problemas Pastagens degradadas e fragmentação dos remanescentes florestais Estradas de terra inadequadas gerando muitos sedimentos Aterro Sanitário em local inadequado Despejo de Esgoto a montante da captação de água Fotos Ilustrativas

5 Proposta Desenvolver um projeto integrado, sob a lógica de microbacias como unidade de planejamento, que promova a perenização da água na Sub-Bacia, melhore sua qualidade para os diferentes usos e mitigue os impactos sofridos, além de gerar subsídios para a tomada de decisão em outras escalas.

6 Atividades Delimitação das Micro-Bacias e seleção de unidades demonstrativas Elaboração de proposta de manejo para cada “classe” de microbacia Promover a regularização jurídica, em acordo com a Lei nº , de 25 de Maio de 2012 principalmente no que tange as APP nessas microbacias selecionadas Seleção de áreas substitutivas para implantação de um novo aterro sanitário em Baependi e elaboração de solução técnica para o esgoto da cidade. Promover a implantação de sistemas silvi-pastoris com objetivo de demonstrar a possibilidade de trabalhar o sistema na região e reverter a degradação das pastagens.

7 Atividades Realização de levantamento da situação das principais estradas de terra da sub-bacia e promoção de sua regularização Levantamento da capacidade de carga turística nos 05 principais atrativos que envolvam recursos hídricos, afim de garantir que seu uso não prejudique a qualidade da água Monitoramento da qualidade das águas na Sub-bacia Fortalecer lideranças, promover boas práticas, levar conscientização ambiental e levantar demandas junto a população

8 Produtos Esperados (Prazos e Valores)

9 Resultados Esperados Gerar informações robustas que permitam a tomada de decisão em toda a sub-bacia Mitigar os principais agentes degradantes presentes na bacia Aumentar a qualidade, quantidade e tempo de permanência da água na sub-bacia Promover a conservação das funcionalidades ecológicas aliada a geração de renda e oportunidades Fortalecer lideranças e promover conscientização ambiental nas novas gerações.

10 Obrigado!!! Rodrigo Condé Alves


Carregar ppt "Análise integrada e regularização do uso do solo e água nas microbacias do Rio Baependi – MG Rodrigo Condé Alves – 200803536-9."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google