A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Se voce ̂ é professor já deve ter ouvido comentários sobre a revoluc ̧ ão que vem sendo provocada pela Internet no ensino e na aprendizagem. A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Se voce ̂ é professor já deve ter ouvido comentários sobre a revoluc ̧ ão que vem sendo provocada pela Internet no ensino e na aprendizagem. A."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 “Se voce ̂ é professor já deve ter ouvido comentários sobre a revoluc ̧ ão que vem sendo provocada pela Internet no ensino e na aprendizagem. A despeito das promessas, a revoluc ̧ ão ainda não se materializou. Em lugar disso, um novo conjunto de ferramentas, chamado Sistema de Gerenciamento de Cursos (LMS em ingle ̂ s, e referido como SGC neste texto) pode ser usado para melhorar seus cursos, usando as vantagens da Internet sem dispensar a necessidade do professor.” Jason Cole Using Moodle Open University Inglaterra Aprendizagem na Internet

4 Quebra de Paradigmas Comunidades de aprendizagem ensino A Distância é presencial em MUITOS aspectos. Nele é possível reunir uma quantidade muito superior de pessoas, discutindo uma quantidade bem maior de temas, com muito mais disponibilidade de tempo e espaço e tudo isso com boas vantagens: Internet ( 7 x 24 horas por semana) Aprendizagem coletiva Debate permanente e aprendizagem em grupo Construcionismo social Flexibilidade de horários Possibilidade de avaliac ̧ ão e feedback

5 Requisitos Acesso (Internet) Motivac ̧ ão (!) Maturidade Método Persiste ̂ ncia Capacidade de trabalho em grupo Capacidade de estudo individual

6 Atores - sala de aula / curso EAD Professor Tutor a distância Alunos 40 a 50 Alunos 40 a 50 Tutor presencial Alunos 40 a 50

7 Equipe

8 O ambiente

9 M odular M odular O bject O bject O riented O riented D ynamic D ynamic L earning L earning E nvironment E nvironment M odular M odular O rientado O rientado O bjetos O bjetos A mbiente A mbiente D inâmico D inâmico A prendizagem A prendizagem Pedag. Inform. O que é ? Ambiente Dinâmico de Aprendizagem com modelagem Modular Orientada a Objetos

10 Principais Características: Livre, gratuito e de fonte aberta; Livre, gratuito e de fonte aberta; Pode ser acessado em um computador ligado à Internet em qualquer lugar do mundo; Pode ser acessado em um computador ligado à Internet em qualquer lugar do mundo; Controle de acesso; Controle de acesso; Hierarquia de usuários; Hierarquia de usuários; Relatórios detalhados de participação; Relatórios detalhados de participação; Organização em categorias e cursos / disciplinas; Organização em categorias e cursos / disciplinas; Realização de atividades com avaliação de resultados”; Realização de atividades com avaliação de resultados”; Rotina e rítmo - Cada um a seu tempo e todos juntos ao final de um tópico ou semana; Rotina e rítmo - Cada um a seu tempo e todos juntos ao final de um tópico ou semana;

11 Sala online x Sala presencial Aberta 24 horas para a mesma disciplina Aberta 24 horas para a mesma disciplina Alunos, professores, tutores e conteúdo sempre presentes Alunos, professores, tutores e conteúdo sempre presentes Acompanhamento sem a presença dos participantes Acompanhamento sem a presença dos participantes Usada por um período determinado e limitado Usada por um período determinado e limitado Só existe se os alunos e professor estiverem presentes Só existe se os alunos e professor estiverem presentes Exige disponibilidade fixa de horário Exige disponibilidade fixa de horário

12 Sala de aulas online

13 Recursos, Atividades e Blocos

14 Recursos Recursos: informac ̧ ões estáticas: Textos curtos para organizac ̧ ão da sala online Textos para leitura online (também curtos) Links para sitios interessantes na Internet Vídeos (cuidado!) Informac ̧ ões online não devem substituir material impresso

15 Recursos

16 Atividades Promovem a interac ̧ ão com o ambiente e com os colegas de curso Sempre convidam à participac ̧ ão (individual ou coletiva) São as ferramentas mais importantes de um ambiente de aprendizagem online (LMS)

17 Atividades

18 Blocos (Boxes) Elementos que constituem as páginas do ambiente. São importantes para promover a harmonia visual. Possibilitam a introdução de conteúdos importantes no ambiente, facilitando a navegação do mesmo.

19 Blocos (boxes)

20 Regras de ouro Um curso comec ̧ a com um projeto pedagógico Durac ̧ ão, conteúdo, público alvo, distribuic ̧ ão dos assuntos no tempo, formato (semanal ou tópicos), atividades de avaliac ̧ ão, tutores capacitados, material de estudo impresso Um curso comec ̧ a no papel Um curso nunca comec ̧ a sem estar completamente pronto e testado pelos tutores Sempre que possível, os tutores (monitores) devem fazer o curso como alunos antes de seu início

21 Regras de ouro Reuniões semanais de supervisão com professor e tutores Presenc ̧ a do professor no ambiente online Ac ̧ ões de tutoria coordenadas pelo professor Conversa permanente professor > tutores a dista ̂ ncia > tutores nos pólos Aprendizado continuado Garantir evasão e desiste ̂ ncia mínimas

22 Os 5 passos (Gilly Salmon)

23 1. Acesso e motivac ̧ ão Os participantes iniciam suas primeiras ligac ̧ ões com o curso online e com os materiais a ele associados. (Alguns podem precisar de ajuda nesta fase). É vital que neste primeiro passo os participantes sejam encorajados a agir no ambiente do curso. Esse estágio se encerra quando os participantes conseguem realizar algumas atividades simples, típicas de ambientes online, tais como: contribuir em um fórum, enviar um texto ao ambiente, etc.

24 1. Acesso e motivac ̧ ão - Sugestões Fórum social (Sala do café). Diário de bordo. Dicionário temático. Mensagens aos ausentes Semana “zero” (sem atividades relacionadas ao curso) Intenso diálogo com tutores de pólo Apoio técnico deve restringir-se a suporte para recuperação de senhas e configuração de compurtadores.

25 2. Socializac ̧ ão online – segundo passo. Os participantes comec ̧ am a interagir socialmente porque já se familiarizaram com as ferramentas de comunicac ̧ ão e adotaram a “cultura” que elas demandam. Alguns ainda permanecerão “ocultos e observando”. Isso é normal mas requer atenção e encorajamento para que venham a aderir ao grupo – são candidatos a desistirem. Outros colocam-se demasiadamente em evide ̂ ncia tentando dominar as discussões. Estes devem ser gentilmente alertados para a necessidade de que todos tenham espac ̧ o para participar. Diário de bordo para uma conversa entre tutores e alunos, devem ser usado apenas para assuntos que não tenham relac ̧ ão direta com o conteúdo do curso.

26 2. Socializac ̧ ão online – Sugestões Tutores a dista ̂ ncia em intensa conversa com os participantes (individual no Diário de bordo, coletiva no ambiente) e com os tutores de pólo. A evasão se dá nesse momento. Atividades já relacionadas com a disciplina. Atenc ̧ ão extrema com os prováveis desistentes.

27 3. Partilha da informac ̧ ão Próximo passo Os participantes passam a se envolver ativamente com o conteúdo e atividades do curso, trocando informac ̧ ões e pontos de vista com os colegas. Desenvolvem modos pessoais de interagir com as informac ̧ ões enviadas pelos colegas; tais modos de interac ̧ ão podem ter que ser estimulados pelo tutor. Pode ser necessário, também, organizar a comunicac ̧ ão entre os participantes.

28 4. Construc ̧ ão do conhecimento - passo 4 os participantes comec ̧ am a construir ativamente o conhecimento em lugar de apenas tranferir informac ̧ ão. Eles fazem isso partilhando conhecimentos e opiniões pessoais, criticando e construindo sobre o conteúdo do curso. Essa construc ̧ ão se dá, com frequ ̈ e ̂ ncia, em torno de um problema surgido ou projeto proposto. O papel do tutor passa a ser o de facilitador dessas discussões, estimulando a construc ̧ ão coletiva, fazendo um resumo do progresso do grupo e agrupando diferentes tópicos de trabalho.

29 4. Construc ̧ ão do conhecimento Sugestões A depender da capacidade de trabalho mostrada pelo grupo, propor problemas e questões conceituais. Sintetizar tópicos muito longos em fóruns. Estimular o debate. Grande atenc ̧ ão ao Diário de bordo.

30 5. Desenvolvimento Final do Processo Finalmente, os participantes se tornam responsáveis pela própria aprendizagem. Adotando comportamento construtivista, encontram motivação em seus próprios interesses e experie ̂ ncias para explorar os tópicos que estão sendo estudados; Passam, também, a examinar e refletir sobre aprendizem online em si mesma. Procuram também conexões entre a aprendizagem online e outras formas de aprendizagem. Os tutores passam a desempenhar o papel de observadores do processo.

31 Sala de Aula Online Material de estudo (textos em formato digital / impresso); Plano de curso – Detalhamento das atividades no espaço/tempo do curso; Formato – semanal, com descrição por semana dos objetivos, metas e atividades; Metas de aprendizagem Valor total do curso em pontos e Valor para aprovação; Atividades presenciais; Recursos: Páginas de texto, páginas web, links e arquivos; Certificação e Bibliografia.

32 Material de estudo (impresso / digital) Texto impresso como material básico Pequenos textos complementares em forma digital (na sala de aulas) Moodle = ”convite à leitura coletiva de um ou mais textos com avaliac ̧ ão de resultados” Atividades devem indicar que parte do material de estudo está em discussão / avaliac ̧ ão Rubrica da disciplina Descric ̧ ão por semana (ou tópico) dos objetivos, metas e atividades Valor total do curso em pontos Valor para aprovac ̧ ão Existe ̂ ncia ou não de atividades presenciais Certificac ̧ ão Sala de aulas online

33 Plano de curso Ementa / Programa Metas de aprendizagem Atividades de avaliac ̧ ão Critérios para aprovac ̧ ão Critérios para certificac ̧ ão Bibliografia básica Bibliografia complementar Formato Semanal Tópicos (com prazos determinados) Rotina e rítmo: Cada um a seu tempo e todos juntos ao final de um tópico ou semana Evitar cursos de auto­instruc ̧ ão e Garantir tutoria ativa Sala de aulas online

34 Blocos Participantes Atividades Pesquisar nos fóruns Administrac ̧ ão Últimas notícias Próximos eventos Atividade recente Usuários online (acrescentar) Calendário (acrescentar) Sala de aulas online

35 Projeto pedagógico (ementa, rubrica, material de estudo) Material impresso / material online Blocos / Recursos / Atividades Selec ̧ ão e capacitac ̧ ão de tutores Selec ̧ ão de alunos (acesso, motivac ̧ ão) Matrícula Gestão acade ̂ mica (professor / tutores) Construc ̧ ão de uma sala de aulas

36 1.Toda forma de interação pelo ambiente. 1.Nada de MSN, Skipe, , etc. 2.Inclusive nossa conversa com os tutores 2.Um curso no formato semanal, deve manter as semanas fechadas, até seu início. 1.Para evitar a dispersão dos alunos. 1.Se mostrar o curso inteiro o aluno não fará nada além do que estiver disponível mas se distrairá navegando 2.Apenas a semana 0 ficará disponível todo o tempo do curso, com o que deve estar sempre disponível 1.Plano de Curso 2.Forum de Notícias 3.Netiquetas 4.Sala do café Algumas dicas importantes:

37 2.Semana 0 – Continuação: 1.Biblioteca, Biblioteca Comuniária 2.Desempenho – publicação das notas dos alunos. 3.Informações genéricas – funcionamento dos foruns 4.Fórum dos professores e tutores 5.Glossário 3.Função do professor: 1.Método. 2.Rítimo 3.O que? Por que? Onde? Construindo a sala vario modo de visão... 1.Professor, 2.Aluno. Algumas dicas importantes:

38 1.Configuração da Página Principal 1.Acréscimo de componentes na página 2.Antes e depois do login 2.Criando Usuários no sistema 1.Criação, 2.Edição. 3.Contatos 1.Cadastrando. 2.Usando como um canal de comunicação interna. 4.Acrescentando novas caixas e recursos 1.Ativar edição, 2.Acrescentar os blocos. Sequência de configuração

39 1.Configuração da Página Principal 1.Acréscimo de componentes na página 2.Antes e depois do login 2.Criando Usuários no sistema 1.Criação, 2.Edição. 3.Contatos 1.Cadastrando. 2.Usando como um canal de comunicação interna. 4.Acrescentando novas caixas e recursos 1.Ativar edição, 2.Acrescentar os blocos. Sequência de configuração


Carregar ppt "“Se voce ̂ é professor já deve ter ouvido comentários sobre a revoluc ̧ ão que vem sendo provocada pela Internet no ensino e na aprendizagem. A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google