A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Impactos Positivos e Negativos do Uso do Petróleo FELIPE CUNHA JAQUELINE VIGOLO LARISSA LUCENA DISCIPLINA: ENERGIA E MEIO AMBIENTE DOCENTE: ELISÂNGELA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Impactos Positivos e Negativos do Uso do Petróleo FELIPE CUNHA JAQUELINE VIGOLO LARISSA LUCENA DISCIPLINA: ENERGIA E MEIO AMBIENTE DOCENTE: ELISÂNGELA."— Transcrição da apresentação:

1 Os Impactos Positivos e Negativos do Uso do Petróleo FELIPE CUNHA JAQUELINE VIGOLO LARISSA LUCENA DISCIPLINA: ENERGIA E MEIO AMBIENTE DOCENTE: ELISÂNGELA ROCHA JOÃO PESSOA,

2 SUMÁRIO  OS IMPACTOS POSITIVOS  OS IMPACTOS NEGATIVOS  ESTUDO DE CASO

3 Impactos Positivos O uso do petróleo trás consigo alguns aspectos positivos, sobretudo na esfera econômica mundial. A sua disponibilidade, como um energético barato, abundante e de largo espectro de utilizações, permitiu o desenvolvimento de vários fatores socioeconômicos em todo o planeta.

4 Impactos Positivos O petróleo tem posição fundamental na cadeia produtiva de inúmeras nações. No Brasil a descoberta da viabilidade das reservas do PRÉ-SAL, aumentou a importância desse recurso na economia local, onde o país passou de importador, para no futuro ser um dos maiores exportadores desse produto.

5 Impactos Positivos O incremento no PIB dos países produtores O crescimento da mobilidade de carga e de pessoas Parte da expansão urbana Contribui com a dinâmica industrial de setores transformadores de produtos, como os da petroquímica, os fertilizantes, os plásticos, as tintas e os solventes.

6 Impactos Negativos – Aspectos Políticos e Econômicos Os preços do petróleo alcançaram níveis extremamente elevados em meados de 2008, tornando o petróleo relativamente mais caro do que outros produtos. Os movimentos sociais e os governos aumentaram a consciência dos problemas e das causas do aquecimento global, chamando atenção para os limites da expansão do uso de combustíveis fósseis, e as crises geopolíticas ameaçaram a segurança do fornecimento para os países consumidores, gerando alguns episódios de conflito militar; As decisões de investimento necessariamente são realizadas em condições de incerteza e com horizontes temporais longos; Esta enorme fonte de geração de riqueza tem uma história de concentração de poder e inibição do desenvolvimento de outros setores da economia;

7 Impactos Negativos- Âmbito Social A atividade petrolífera atrai outras indústrias, e, juntamente com elas, demanda uma abundante mão-de-obra. Em atendimento a esta demanda, há um fluxo de trabalhadores para estas cidades, muitas vezes, não- especializados e com renda insuficiente para suportar um mercado imobiliário supervalorizado. Como tendência ocorre a ocupação de áreas irregulares acarretando em um crescimento desordenado dessas cidades. Ademais, além da significativa demanda por serviços públicos e obras de infraestrutura, há um aumento nos índices de desemprego local, acarretando o surgimento de bolsões de pobreza e aumento da criminalidade local (COLNAGO et al, 2010, p. 27).

8 Impactos Negativos- Aspectos Ambientais A cerca da instalação e exploração da atividade petrolífera, a potencialidade de danos ambientais envolve desde os testes de viabilidade para a perfuração até a distribuição final de seus produtos em terra. (Colnago et al., 2010); A oferta crescente é predominantemente de petróleo pesado e ácido; Queima de combustíveis fósseis e aquecimento global; Queima de combustíveis fósseis e chuva ácida; Derramamento de petróleo. Figura 1. Vazamento de óleo de duto da Petrobras na Baía de Guanabara. (Fonte: Michel Filho/ )

9 Estudo de Caso I Seminário Espaços Costeiros. Dinâmicas e conflitos no litoral baiano. Instituto de Geociências da Universidade Federal da Bahia. 2011

10 Estudo de Caso Introdução  Exploração de jazidas de minerais = Transformação espacial  Objetivo:  Tratar da produção do espaço litorâneo de Sergipe pela atividade industrial petrolífera buscando o entendimento de como se manifestam determinados usos e como se dão as formas de ocupação e apropriação do território no cenário geográfico litorâneo, com vistas aos recursos auferidos com os royalties do petróleo.

11 Estudo de Caso O espaço litorâneo e os royalties do petróleo  Elucidação dos impactos  Royalties + Democracia participativa  Demanda pública + Conservação ambiental Ampliação e diversificação do mercado de trabalho Atração de novas indústrias Aumento no número de empregos Dinamização econômica da área de extração do mineral + Recursos de vulto Passivos ambientais de difícil mitigação Acentuação dos níveis de vulnerabilidade de sistemas naturais Risco ambiental propício em toda cadeia produtiva Ocupações irregulares Desemprego local Disparidade acentuada entre cidade e campo Disputa entre administrações públicas (consórcios) Transformação do padrão cultural regional -

12 Estudo de Caso Considerações Finais  Define-se como fatores importantes para a eficácia de políticas públicas:  Organização das comunidades locais  Presença de espaços democráticos  A gestão dos royalties do petróleo com vistas à sustentabilidade passa necessariamente pelo envolvimento da população diretamente interessada, como um incentivo a democracia participativa. A informação aliada ao atendimento das reais necessidades da população pode fazer um binômio de maior eficiência na busca da aplicação correta e sustentável dos recursos advindos da extração do petróleo.

13 Referências COLNAGO, C. de O. S.; FABRIZ, D. C.; CORTELETTI, G. P. Relatório da Comissão Especial de Análise do Projeto de Lei do Marco Regulatório do Pré-Sal. Vitória, ES, Disponível em TOLEDO, Maria Cristina Motta de, Thomas Rich FAIRCHILD, and Wilson TEIXEIRA. "Decifrando a Terra." São Paulo: IBEP (2009) GABRIELLI-DE-AZEVEDO, José Sergio. Esboço de um marco conceitual para a análise da indústria do petróleo, pré-sal e desenvolvimento. In: GIAMBIAGI, F.; BARROS, O. (Org.). Brasil pós-crise: agenda para a próxima década. Rio de Janeiro: Elsevier, p


Carregar ppt "Os Impactos Positivos e Negativos do Uso do Petróleo FELIPE CUNHA JAQUELINE VIGOLO LARISSA LUCENA DISCIPLINA: ENERGIA E MEIO AMBIENTE DOCENTE: ELISÂNGELA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google