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1 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros.

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1 1 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Panorama da transferência de tecnologia - "ToT" Apresentação para os Parlamentares Brasileiros

2 2 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 O Caminho para a Independência Tecnológica (I) : uma parceria estratégica completa entre o Brasil e a França  A França é um dos poucos países, como os Estados Unidos, a dominar completamente todas as tecnologias críticas necessárias à concepção, desenvolvimento, produção e manutenção de aviões de combate, por meio da:  DASSAULT-AVIATION, para a aeronave e os sistemas de armas,  SNECMA, para os motores,  THALES, para os equipamentos eletrônicos de bordo (aviônicos), o radar e os sistemas de autodefesa,  MBDA, para os armamentos.  A totalidade dos sistemas e subsistemas que constituem o avião Rafale da Marinha e da Força Aérea da França são de concepção e produção francesas.  Todas tecnologias utilizadas para conceber, desenvolver, produzir e manter o programa Rafale são de propriedade industrial francesa.  Nenhuma autorização por parte de um Estado estrangeiro é, portanto, requerida,  nem para a exportação da aeronave, de seus equipamentos e armamentos associados,  nem para a transferência de tecnologia correspondente.

3 3 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 O Caminho para a Independência Tecnológica (II) : uma cooperação tecnológica e industrial irrestrita  Segundo a legislação francesa,  a autorização do Estado francês cabe apenas ao Poder Executivo,  esta autorização é precedente a qualquer proposta comercial.  A autorização do Estado francês já foi inteiramente concedida:  para a exportação da aeronave, dos equipamentos e armamentos associados,  para a transferência de todas as tecnologias correspondentes,  para a comercialização, pelo Brasil, do RAFALE na América Latina.  O Estado francês concedeu autorização para a exportação do RAFALE e de todas suas tecnologias sem restrições.  Não existem riscos de caráter político.

4 4 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (I): uma abordagem completa e irrestrita  A transferência favorece três áreas:  O Programa F-X2 desenvolvimento de capacidades adicionais, produção, manutenção,  O apoio aos projetos nacionais avião cargueiro KC-390,  A preparação do futuro aumento da capacidade aeronáutica do Brasil, desenvolvimento da próxima geração de aeronaves de combate, veículos aéreos não-tripulados (VANT – UAV)

5 5 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA (II): uma abordagem completa e irrestrita  A transferência das tecnologias críticas no campo aeronáutico, para indústrias brasileiras de variados tamanhos, assim como para centros de pesquisa e universidades,  67 projetos de compensação (“offsets”) formalizados com 38 entidades/empresas  Compensação superior a 160% do valor do contrato comercial  Os desdobramentos (“spin-off”) vão além do setor aeronáutico, por alcançar também indústrias estratégicas nos campos da energia, meio ambiente, ciências biológicas, tecnologia da informação; assim como da comunicação, dos transportes, da fabricação e dos materiais  3000 empregos criados ou mantidos por, pelo menos, 10 anos

6 6 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Uma transferência de tecnologia incontestável  O estado da arte das tecnologias desenvolvidas para o programa RAFALE  Uma experiência de 100 anos de trabalhos internos em Pesquisa e Desenvolvimento de Tecnologias  Uma cobertura integral da aeronave, de seus sistemas, dos materiais utilizados, dos seus motores, dos produtos e processos associados  As atividades de Pesquisa e Desenvolvimento voltadas à produção e ao apoio em serviço

7 7 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Código Fonte Formação Dados (pacote de dados) Métodos, ferramentas e processos Conhecimento (“know how”) Uma cobertura completa na transferência de tecnologias Autonomia para desenvolver ulteriormente a aeronave RAFALE Capacidade de desenvolvimento de aeronaves militares Desdobramentos industriais Ferramentas e processos (simulação, estações de desenvolvimento) Métodos de concepção e desenvolvimento Engenharia do RAFALE (aeronave e sistemas) Formação Inicial e treinamento ("hands on OJT")

8 8 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 “Tape Laying” automatizado para os painéis das asas “Co-bonding” de material composto nas superfícies de comando Ultrassom automático – testes não destrutivos Trabalho detalhado em partes e subconjuntos Montagem robotizada Instalação de equipamentos e ensaios finais Asas do RAFALE, exemplo de transferência de tecnologia de fabricação (Dassault)

9 9 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Caixão da asa (estrutura) em material composto para o KC-390 (Dassault)  A Dassault Aviation desenvolveu e possui experiência na fabricação de caixão de asa em material composto (mais de 30 anos de investimento) graças a uma abordagem progressiva nos aviões civis e militares  Cooperação proposta para essa tecnologia chave : Trabalho em equipe integrada com a EMBRAER para o KC-390 Estabilizador vertical do Falcon 7X Caixão da asa da futura versão do Falcon Caixão da asa do RAFALE em material composto

10 10 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Comandos de Voo Digitais (DFCS) para o Rafale e o KC-390 (Dassault)  Para o Rafale,  Desenvolvimento para as capacidades adicionais ao programa F-X2  Para o KC-390  Modos avançados para os comandos de vôo digitais – DFCS  Laboratório de desenvolvimento de softwares críticos  Os sistemas digitais de comandos de vôo utilizam tecnologias críticas dominadas por raros fabricantes de aeronaves, mas que são buscadas e pesquisadas por muitos

11 11 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Transferência das tecnologias críticas do Radar com antena ativa (AESA) (Thales)  Fabricação e manutenção dos módulos do Radar de última geração com Antena ativa (AESA)  Transferência completa para a concepção, desenvolvimento e integração do software necessário às futuras evoluções do Radar

12 12 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Laboratório de veículos aéreos não tripulados (UAV Battlelab) (Thales)  Transferência de um laboratório de simulação técnico-operacional capaz de avaliar e validar os conceitos de utilização e as arquiteturas de sistemas baseados no uso de VANT Parceria com o CTA para o projeto de futuros sistemas VANT brasileiros

13 13 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Fortalecimento da capacidade industrial para a fabricação de motores aeronáuticos (Snecma)  Engenharia de peças e subconjuntos  Elaboração de materiais aeronáuticos  Superligas de níquel e aços especiais com a Villares Metal  Fabricação de peças e subconjuntos  Manutenção e reparo dos motores M88 do Rafale, dando total autonomia e independência à FAB

14 14 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Desenvolvimento de um motor para VANT (para vigilância de espaços habitados e áreas de fronteira) (Snecma)  Desenvolvimento conjunto com CTA/ITA de um motor ecológico  de baixo consumo  de baixo ruído  com a capacidade para utilização de biocombustíveis  Transferência de tecnologia nas áreas de:  concepção  fabricação  ensaios  qualificação  manutenção e reparo

15 15 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 A ESCOLHA DA PERENIDADE (I) : uma aeronave e um programa sem riscos  Em serviço efetivo no porta-aviões da Marinha desde 2004 e, nas bases da Força Aérea desde 2006, o RAFALE já demonstrou plenamente suas capacidades e seu desempenho em teatros de operações ("testado em combate").  As aeronaves que serão entregues inicialmente à Força Aérea Brasileira terão a mesma configuração das aeronaves a serem fornecidas às Forças francesas à mesma época, estando, portanto, operacionais, desde a sua entrega, para todas as missões Ar-Ar, Ar-Mar, Ar-Solo e Reconhecimento.  Previsto para equipar as Forças francesas com cerca de 300 exemplares e para substituir todas as aeronaves de combate hoje existentes, o Rafale continuará sendo produzido por mais duas décadas.  A progressão do Programa RAFALE, concebido para incorporar continuamente melhorias tecnológicas às quais o Brasil será associado é inteiramente garantida pelo Governo francês, não dependendo, para a sua perenidade, de nenhum apoio proveniente do exterior.  Não há risco de ordem técnica, de prazos, ou na área financeira

16 16 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009  O Rafale M está operacional na Marinha Francesa desde junho de 2004  O Rafale C/B está operacional na Força Aérea Francesa desde junho de 2006 Aeronave em serviço, "testado em combate" O Rafale francês : Aeronave em serviço, "testado em combate"  O Rafale participa de operações no Afeganistão, no âmbito de uma coalizão internacional

17 17 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 A ESCOLHA DA PERENIDADE (II) : uma cooperação industrial e tecnológica sem riscos  Há mais de 60 anos, as indústrias francesas DASSAULT-AVIATION (aeronave e sistemas), SNECMA (motores), THALES (aviônicos) são os principais atores de uma política francesa deliberada de independência no setor estratégico da aviação de combate.  Sua atividade efetiva, tanto a serviço da Defesa como da aviação civil, constitui a melhor garantia de sua perenidade nas próximas 3 ou 4 décadas, uma duração semelhante ao do programa de aeronaves de combate F-X2.  Em associação com as empresas subcontratadas, as sociedades que fabricaram o MIRAGE e produzem o RAFALE dispõem de uma larga experiência na área de compensação (offset) e de transmissão de conhecimento (know how), obtendo completa satisfação por parte dos beneficiários.  Não há risco de ordem industrial ou tecnológica

18 18 Apresentação Transferência de Tecnologia - 13 de outubro de 2009 Conclusão  Compromisso de longo prazo do Grupo RAFALE, consistente com a parceria estratégica entre o Brasil e a França  Cobertura total e irrestrita das tecnologias críticas  Tecnologias de propriedade da indústria francesa, livres de qualquer dependência estrangeira e transferência já autorizada pelo Governo Francês,  Marcante impulso para a indústria aeroespacial e de defesa, com benefícios duradouros.


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